Políticas culturais em arte e educação na cidade de São Paulo: a secretaria de cultura e os programas de iniciação artística

Imagem de Miniatura
Data
2019-05-09
Autores
Freitas, Fabiana Regina De [UNIFESP]
Orientadores
Spricigo, Vinicius Pontes [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This study aims to present a historical panorama of the main initiatives that approach art and education in multidisciplinary actions realised by the municipal government of São Paulo. The research starts from the actions developed by the Departamento de Cultura, in 1930’s decade, when were created the Parques Infantis, it pass trough to the creation of Secretaria Municipal de Cultura and the Escola Municipal de Iniciação Artística in 1880’s decade, arriving until recent periods, in years 2000, when the Centros de Educação Unificados were inaugurated and the Programa of Iniciação Artística was created. We emphasize the study of methodologies and approaches of Escola de Iniciação Artística - Emia and the Programa de Iniciação Artística - PIA, in reason of the innovative nature of both initiatives. We deepen the study of PIA, that is the mostly recent of them to understand its approximations and convergences in comparison to other experiences and their contributions to formation of publics and citizens involved in art and culture.
Este estudo objetiva apresentar um panorama histórico das principais iniciativas que aproximam arte e educação, em ações multidiciplinares, realizadas pela Prefeitura Municipal de São Paulo. A pesquisa parte das ações desenvolvidas pelo Departamento de Cultura, com a criação dos Parques Infantis, na década de 1930, passa pela criação da Secretaria Municipal de Cultura, com o desenvolvimento de novas políticas culturais e a criação da escola de Iniciação Artística, na década de 1980, e chega até períodos mais recentes, com a inauguração dos Centros de Educação Unificados e a criação do Programa de Iniciação Artística, nos anos 2000. Enfatizamos o estudo das metodologias e abordagens pedagógicas da Escola de Iniciação Artística – Emia e do Programa de Iniciação Artística – PIÁ, tendo em vista o caráter inovador de ambas as iniciativas. Buscamos aprofundar a análise do PIÁ, que é o mais recente desses programas, com o objetivo de compreender suas aproximações e convergências com outras experiências e suas contribuições para a formação de públicos e de cidadãos envolvidos com arte e cultura.
Descrição
Citação