Gênero, currículo e cultura escolar em uma escola na periferia da zona leste da cidade de São Paulo

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Data
2019-05-27
Autores
Almeida, Marina Oliveira De [UNIFESP]
Orientadores
Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
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Resumo
Gender relations are constituted as relations of power that permeate inumerous spheres of society, including Education and History teaching. This dissertation intends to analyze how these relations are established in curricular proposals of History in the post redemocratization period in Brazil. We also investigate how these are labeled in a school in the east side of São Paulo, through an ethnographic study of it school culture, to understand theory and practice. Finally, we present a didactic proposal that deals with the idea of diversity, arising from the context of this school.
As relações de gênero se constituem como relações de poder que perpassam diversas esferas da sociedade, incluindo a educação e o ensino de história. Essa dissertação pretende analisar como essas relações estão estabelecidas em propostas curriculares de história no período pós redemocratização no Brasil. Investigamos também como essas estão marcadas em uma escola estadual localizada na periferia da zona leste de São Paulo, através de um estudo etnográfico de sua cultura escolar, para compreender teoria e prática. Por fim, apresentamos uma proposta didática que lida com a ideia de diversidade, surgida a partir do contexto desta escola.
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