Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 69
  • Item
    Restrito
    Ensino de história, relações étnico-raciais e identidade: estudo de caso no Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo/SP.
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-13) Santos, Geovanna Ribeiro; de Almeida Mello, Marina Pereira; http://lattes.cnpq.br/2995849049404966; http://lattes.cnpq.br/3270083328705855
    Esta dissertação investiga a relação entre o ensino de História e o conceito de Identidade e de Relações Étnico-Raciais, com foco na experiência educacional no Instituto de Educação José de Paiva Netto, escola filantrópica da rede de ensino da Legião da Boa Vontade, em São Paulo/SP. A pesquisa explora desde o contexto educacional brasileiro, discutindo conceitos como identidade, diversidade e relações étnico-raciais até os caminhos que levaram a promulgação da lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira no ensino fundamental e médio. Analisa-se a abordagem da escola pesquisada em relação ao ensino de História, destacando sua proposta pedagógica e inclusão da história africana e afro-brasileira. Propõe-se o uso da ferramenta pedagógica MAPREI para o planejamento de aulas de História, visando promover a reflexão sobre Identidade e relações étnico-raciais, além de promover uma Educação antirracista, a partir de uma Cultura de Paz. A dissertação visa contribuir para o debate sobre a importância do ensino de História na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, incluindo-se no debate da educação antirracista e plural.
  • Item
    Restrito
    Quando o munícipe encontra o cidadão: uma experiência com o ensino de história local e a formação para a cidadania na EJA de São Bernardo do Campo.
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-07) Ferreira, Priscila Matsushita; Lourenço, Elaine; http://lattes.cnpq.br/2146990309385425; http://lattes.cnpq.br/3623723815194806
    Uma das principais características da Educação de Jovens e Adultos está no caráter reparador de direitos negados. Pensando na educação como formação para o exercício da cidadania, a presente pesquisa busca compreender como o ensino de História local pode contribuir para a formação para a cidadania de jovens e adultos que já estão nela inseridos. Escolheu-se utilizar a História local de São Bernardo do Campo, uma vez que a contextualização das práticas pedagógicas à realidade dos educandos é essencial, especialmente nesta modalidade. A utilização da localidade também se relaciona à proposta curricular da rede municipal, de caráter crítico-libertador, que pressupõe partir da realidade opressora dos educandos. Deste modo, a presente dissertação, fruto do desenvolvimento de uma prática pedagógica realizada nas aulas de História na rede municipal de São Bernardo do Campo, no Bairro dos Alvarengas, com uma turma do 8º termo (9º ano) do ensino fundamental II buscou compreender as possibilidades da História local, por meio de fontes documentais, contribuir para a formação para a cidadania
  • Item
    Restrito
    Rolê na Brasilândia: história local e estudo do meio na periferia de São Paulo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-08) Mayer, Indara Reinthaler; Lourenço, Elaine; http://lattes.cnpq.br/2146990309385425; http://lattes.cnpq.br/0475871695031569
    O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa sobre o território da Brasilândia, bairro periférico da zona norte da capital paulista. Com enfoque nas estratégias pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento de um projeto de História Local e Estudo do Meio, o estudo explora conceitos e abordagens com a intenção de aplicação prática no ensino, especialmente com alunos nos anos finais do Ensino Fundamental. Para a análise de questões relevantes para a história do bairro, como sua formação, segurança pública, direito à cidade e equipamentos urbanos, empregamos metodologias diversificadas de análise de fontes e elaboramos uma saída pedagógica com os estudantes, explorando pontos estratégicos para a história da urbanização do bairro, num contexto de profundas modificações da paisagem em razão da construção de estações de metrô. Estas experiências, aqui relatadas, foram sistematizadas no caderno de estudo do meio Rolê na Brasilândia, apresentado como produto dessa dissertação.
  • Item
    Restrito
    A dimensão local do ensino de história: trajetórias e práticas docentes na abordagem curricular em História regional
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024) Almeida, Eduardo Carvalho de; Lourenço, Elaine; http://lattes.cnpq.br/2146990309385425; https://lattes.cnpq.br/1291857799298036
    A presente pesquisa é baseada no ensino de História local, um tipo de escrita histórica em processo de crescimento e que necessita de abordagens específicas para cada objeto de estudo, devido às suas particularidades. O público-alvo é formado principalmente por professores da rede municipal de Praia Grande, cidade do litoral de São Paulo, que recentemente implantou o ensino de “história regional” em seu currículo, vinculado a alguns dos eixos temáticos já existentes ou como objeto de conhecimento específico. A justificativa da pesquisa se pauta na necessidade de compreender como o ensino de História local é tratado, a partir dessa rede citada. Assim, torna-se relevante buscar conhecer as visões e conceitos existentes entre os professores que, por exigência do currículo, devem ensinar sobre a história da região. Ainda nesse ponto, pode-se verificar como o currículo prescrito impõe e produz práticas, na relação crítica dos educadores com o currículo, e de que forma as diretrizes curriculares da rede municipal são executadas pelos professores “em ação” na sala de aula. Observou-se que, no entendimento desses docentes, existe um potencial educativo da História local, visando não apenas sua contribuição no ensino dos conteúdos formais, mas também à construção de identidades, a partir da qual a valorização sociocultural da região em que se vive é consequência dessa identificação com o local, relacionada ao global. Entretanto, percebeu-se também que tantos os conteúdos prescritos do currículo, quanto as práticas dos professores, ainda estão muito vinculados à divisão tradicional da História e, no caso da História do Brasil, aos principais eventos políticos, desconsiderando questões locais ou submetendo-as aos acontecimentos consagrados da história nacional.
  • Item
    Restrito
    Jogos e o ensino de história: concepção de tempo histórico em Quissama - o império das capoeiras
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-27) Gomes, Heitor de Paula; Almeida Neto, Antonio Simplicio de; http://lattes.cnpq.br/4291908233389825; http://lattes.cnpq.br/4254319850780992
    Este trabalho debruça-se sobre o uso do jogo de tabuleiro nas aulas de História do Ensino Fundamental II, como material didático para desenvolver conceitos de temporalidade e contribuir para que as aulas se tornem mais significativas aos alunos. O objeto desta pesquisa é o jogo comercial Quissama: império dos capoeiras. Sua análise foi precedida por uma pesquisa sobre metodologias ativas, uso de jogos na educação e importância do desenvolvimento do pensamento histórico no contexto escolar. A proposta de utilização desse jogo insere-se em uma sequência didática mais ampla, que aprofunda seu potencial.