Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)

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    Jogos e o ensino de história: concepção de tempo histórico em Quissama - o império das capoeiras
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-27) Gomes, Heitor de Paula; Almeida Neto, Antonio Simplicio de; http://lattes.cnpq.br/4291908233389825; http://lattes.cnpq.br/4254319850780992
    Este trabalho debruça-se sobre o uso do jogo de tabuleiro nas aulas de História do Ensino Fundamental II, como material didático para desenvolver conceitos de temporalidade e contribuir para que as aulas se tornem mais significativas aos alunos. O objeto desta pesquisa é o jogo comercial Quissama: império dos capoeiras. Sua análise foi precedida por uma pesquisa sobre metodologias ativas, uso de jogos na educação e importância do desenvolvimento do pensamento histórico no contexto escolar. A proposta de utilização desse jogo insere-se em uma sequência didática mais ampla, que aprofunda seu potencial.
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    Slam na escola: o quilombo na perspectiva de Beatriz Nascimento na contramão do quilombo nos livros didáticos
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-02) Lacerda, Paloma Pereira [UNIFESP]; Vieira, Cleber Santos; http://lattes.cnpq.br/6363945865784406; http://lattes.cnpq.br/2059595346160346
    A presente pesquisa realizou uma análise aprofundada das contribuições da renomada intelectual Maria Beatriz Nascimento, com o objetivo central de investigar sua perspectiva sobre o conceito de quilombo e avaliar como esse entendimento pode enriquecer o ensino de História na formação de estudantes. Foram examinadas duas coleções dos últimos Programas Nacionais do Livro Didático (PNLD) nos segmentos Anos Finais do Ensino Fundamental que compreende do 6º ao 9º ano e o Ensino Médio, que abrange da 1ª a 3ª série, na Escola Estadual Recanto Verde Sol. A pesquisa surge da necessidade de compreender as relações étnico-raciais que moldam o processo de aprendizagem de alunas e alunos na Escola Estadual Recanto Verde Sol, no extremo leste de São Paulo. Esta exploração envolveu a busca teórica pelo conceito de quilombo de Maria Beatriz Nascimento, figura crucial que desafia as narrativas históricas convencionais sobre a experiência negra. Suas contribuições se estendem além dos territórios geográficos, adentrando as histórias de quilombos no Brasil. Enquadrado no contexto da Lei nº 10.639 de 2003, que visa incorporar a história africana e a cultura afro-brasileira ao ensino de História, e da Lei nº 11.645 de 2008, que expandiu essas considerações para incluir as histórias e culturas indígenas, o estudo busca compreender como esses movimentos influenciam a dinâmica da sala de aula. O exame teórico conduziu à análise minuciosa das letras das poesias produzidas por estudantes negros durante as batalhas poéticas do SLAM na escola. Esse enfoque permite compreender a potencialidade e as reivindicações dessas/es jovens na busca por um espaço social, transformando esse movimento poético em um "Quilombo", conforme os parâmetros delineados por Beatriz Nascimento (2018, 2020, 2022). As poesias incorporadas nesta dissertação são de autoria dos próprios alunos da escola em questão. O estudo visa refletir sobre a lacuna entre a perspectiva histórica muitas vezes congelada apresentada em livros didáticos e as experiências dinâmicas vividas por alunos envolvidos no SLAM. Logo, no diálogo proposto, a pesquisa busca enriquecer a compreensão do conceito de "quilombo" e sua ressonância dentro da comunidade Recanto Verde Sol.
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    O Menelik e O Menelick 2o ato: permanência da imprensa negra e seu potencial pedagógico para o ensino de história
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-01-29) Silva, Robson Rodrigues da [UNIFESP]; Vieira, Cleber Santos; http://lattes.cnpq.br/6363945865784406; http://lattes.cnpq.br/3342883184341213
    Este trabalho propõe um estudo histórico de periódicos da imprensa negra buscando o potencial pedagógico dessas publicações, pensando especificamente no Ensino de História no 9º ano do Ensino Fundamental II. Os periódicos escolhidos são O Menelik, publicado pela primeira vez em 1915, e a revista O Menelick 2º Ato, cujo primeiro número foi publicado em 2010. Em relação ao jornal O Menelik encontramos dois exemplares, números 13 e 14, os quais até o momento de construção dessa pesquisa, não haviam sido abordados em outros trabalhos consultados. Seguindo as ideias de Moura (2019) entendemos a imprensa negra como um grupo específico de resistência que existiu e resistiu a diferentes conjunturas ao longo do século XX e permanece no século XXI. O contexto de surgimento da imprensa negra, dos estudos que a envolvem, bem como seus significados são abordados de acordo com autores como Domingues (2007, 2008a, 2008b), Jacino (2008), Malatian (2018), Ferrara (1986), Bastide (1973). A metodologia de análise das fontes/objetos de pesquisa seguirá os aportes de Luca (2015), Cruz e Peixoto (2007) e Bittencourt (2008). Do ponto de vista do lugar do ensino de História, consideramos a escola como uma instituição no interior de uma estrutura social racista, e buscamos apontar as lutas do Movimento Negro ao longo do século XX e início do XXI que culminaram na aprovação da Lei 10.639/03, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), instituindo no currículo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Analisamos também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, do ponto de vista de sua construção e dos desafios para sua implementação. As análises propostas neste trabalho entendem que a construção de narrativas históricas, ancoradas no protagonismo negro, fazem parte das disputas de poder envolvidas na escrita da História. Tais reflexões apoiam-se na perspectiva de Trouillot (2016). Nossas análises pautadas nos objetivos e conceitos explicitados, encontraram nos jornais e revistas estudados inúmeros temas pertinentes para a produção de narrativas históricas que valorizem a participação da população negra na história do Brasil. Neste sentido apontamos algumas possibilidades de sequências didáticas baseadas na pesquisa das fontes, além de propostas para a formação de professores de História em uma perspectiva de ensino antirracista. As propostas que fizemos envolvem também relatos de experiências realizadas durante a construção da pesquisa.
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    “Novamente esse assunto!” A Educação e relações étnico-raciais e formação de docentes do Ensino Fundamental em espaço escolar
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-07) Costa, Tatiana Correia Vital da [UNIFESP]; Carvalho, João do Prado Ferraz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7803829758779154; http://lattes.cnpq.br/7672892072701660
    O objetivo desta pesquisa é demonstrar as abordagens sobre as temáticas das relações étnico raciais e o ensino de história da África e afro-brasileira na formação continuada em espaço escolar no período de 1992 a 2019 em duas escolas na cidade de São Paulo. A organização das fontes documentais; sendo os planos do Projeto Estratégico/Especial de Ações (PEAs), os livros de registros das sínteses dos encontros de PEAs, os projetos anexados nos PPP e os registros das ações pedagógicas nos livros de Reunião Pedagógica, foram baseados nas teorias de gêneros textuais e tipificações de Charles Bazerman. Os principios metodólógicos para análise das fontes, teve como fundamento teórico a metodologia do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg e as teorias críticas de currículo de Ivor Goodson e Tomas Tadeu da Silva. A pesquisa identificou as mudanças e as permanencias, como também os arranjos disciplinares que ocorreram ao longo do tempo com as temáticas e conteúdos pertinentes as relações étnico-raciais, até a implementação da lei 10639/2003, bem como o impacto das políticas públicas na constituição de um currículo para formação docente continuada em serviço na unidade escolar.
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    Entre diálogos e saberes: ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental e experiências docentes em territórios periféricos na cidade de São Paulo.
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-08) Silva, Amanda Carvalho; Carvalho, João do Prado Ferraz de; http://lattes.cnpq.br/7803829758779154; http://lattes.cnpq.br/3874469616341866
    Esta pesquisa se propõe a analisar o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da narrativa de professores desta faixa etária. Para tanto, além de pesquisar as questões teórico-metodológicas que se atentam ao ciclo I do ensino fundamental, serão apresentadas as relações que os professores e professoras, têm ou não, com o ensino de História e como este se apresenta nas salas de aula a partir da análise de entrevistas. A partir dos relatos de professores e professoras de duas escolas da rede pública da zona leste da cidade de São Paulo, refletiremos através de suas trajetórias de vida, o que pensam e o que produzem acerca da História ensinada nos anos iniciais. Nesse sentido, para discutir os saberes docentes, utilizaremos as contribuições de Tardif (1991, 1999, 2002, 2014) e Monteiro (2007) e ao analisar o ensino de História nos anos iniciais, as contribuições de Carvalho (2014, 2018, 2020), Oliveira (2003, 2011, 2013), Soares (2009) e Fonseca (2007) serão as bases deste estudo. Para apresentar as narrativas de professores e discuti-las nesta pesquisa, referenciamos os estudos de Nora (1993); enquanto para compreender o lugar das disciplinas e culturas escolares e do espaço escola, utilizaremos Viñao (2007), Chervel (1990) e Bittencourt (2004). Por fim, elaboramos um documento colaborador para os professores entrevistados a ser discutido em suas formações e encontros nas escolas a respeito do que pode ser o conhecimento histórico nos anos iniciais do ensino fundamental, com o intuito de colaborar com o debate na área da Educação e do Ensino de História.