O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso

O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso

Author Valverde, Bianca Beraldo dos Reis Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Roman, Marcelo Domingues Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract O ser humano desde a mais tenra idade é um sujeito social. Seu desenvolvimento é baseado na apropriação do desenvolvimento histórico-cultural da sociedade, resultado de uma atividade efetiva em relação aos objetos e fenômenos criados pelas gerações anteriores. Esta apropriação é possibilitada através do contato com o outro e pode ser percebida desde cedo na criança, pela relação com os cuidadores, por meio de atividades como sugar, agarrar e jogar os objetos e pelos momentos de brincadeira que desenvolvem a criança não só pedagogicamente, mas também em sua capacidade de expressão e comunicação com o outro. Esse contexto de socialização continua na educação escolar, porém, geralmente, a escolarização é vista como algo que deve mostrar seriedade, deixando de lado, muitas vezes, as brincadeiras. Sendo assim, quando elas acontecem, podem ter o papel exclusivo de transmissoras de conteúdos ou seguir uma determinação da professora e tornar-se algo sem sentido para a criança, ao invés de estimular situações em que as crianças desenvolvam sua imaginação criadora e se sintam livres para trabalhar entre si, facilitando inclusive a interação entre as diferenças na inclusão escolar. O presente trabalho foi realizado em uma escola pública municipal situada na Zona Noroeste da cidade de Santos e teve como objetivo geral relacionar a socialização promovida por brincadeiras no contexto da inclusão escolar com concepções e práticas de professores, identificando e compreendendo a presença e a função do brincar dentro do contexto escolar. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma sala de aula regular com crianças entre 8 e 10 anos, em escola de rede pública municipal de ensino, onde foram utilizadas observações da sala, bem como entrevistas com o professor regular e o professor de educação física.
Keywords Psicologia Educacional
Jogos e Brinquedos
Crianças com deficiência
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Language Portuguese
Date 2011-12-06
Published in VALVERDE, Bianca Beraldo dos Reis. O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 74 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54619

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Name: TCC - Bianca B dos Reis.pdf
Size: 603.1Kb
Format: PDF
Description: TCC
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