O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso
Data
2011-12-06
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O ser humano desde a mais tenra idade é um sujeito social. Seu desenvolvimento é baseado na apropriação do desenvolvimento histórico-cultural da sociedade, resultado de uma atividade efetiva em relação aos objetos e fenômenos criados pelas gerações anteriores. Esta apropriação é possibilitada através do contato com o outro e pode ser percebida desde cedo na criança, pela relação com os cuidadores, por meio de atividades como sugar, agarrar e jogar os objetos e pelos momentos de brincadeira que desenvolvem a criança não só pedagogicamente, mas também em sua capacidade de expressão e comunicação com o outro.
Esse contexto de socialização continua na educação escolar, porém, geralmente, a escolarização é vista como algo que deve mostrar seriedade, deixando de lado, muitas vezes, as brincadeiras. Sendo assim, quando elas acontecem, podem ter o papel exclusivo de transmissoras de conteúdos ou seguir uma determinação da professora e tornar-se algo sem sentido para a criança, ao invés de estimular situações em que as crianças desenvolvam sua imaginação criadora e se sintam livres para trabalhar entre si, facilitando inclusive a interação entre as diferenças na inclusão escolar.
O presente trabalho foi realizado em uma escola pública municipal situada na Zona Noroeste da cidade de Santos e teve como objetivo geral relacionar a socialização promovida por brincadeiras no contexto da inclusão escolar com concepções e práticas de professores, identificando e compreendendo a presença e a função do brincar dentro do contexto escolar. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma sala de aula regular com crianças entre 8 e 10 anos, em escola de rede pública municipal de ensino, onde foram utilizadas observações da sala, bem como entrevistas com o professor regular e o professor de educação física.
Descrição
Citação
VALVERDE, Bianca Beraldo dos Reis. O brincar e a socialização na inclusão escolar: considerações a partir de um estudo de caso. 2011. 74 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.