Psicologia
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- ItemEmbargoDo objeto A à sublimação: um percurso possível para pensar a produção artística(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-19) Martins, Victória de Andrade Teixeira [UNIFESP]; Zihlmann, Karina Franco [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8737042226108033; http://lattes.cnpq.br/7068629241257337; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: um conceito fundamental na obra psicanalítica lacaniana é o conceito de objeto a, sendo caracterizado por esse autor como sua contribuição para a área. Assim, a aproximação à obra de Lacan permite compreender que o conceito de objeto a teve uma trajetória de construção, ganhando articulação e complexidade à medida em que o autor se propunha a contribuir para a fundamentação teórica da Psicanálise e embasar sua própria perspectiva sobre o assunto. Outro aspecto de interesse é a articulação do conceito de objeto a para propor reflexões teóricas sobre os processos de construção e expressão artística. Nesse trajeto, buscouse articular o conceito de objeto a enquanto fonte de um processo que passaria pela sublimação, tal como entendida por Freud, e que teria como possível destino final a arte, embora essa não seja a única possibilidade. Objetivo: apresentar os resultados de uma revisão narrativa de literatura sobre a trajetória de construção do conceito de objeto a na obra lacaniana, de modo a oferecer subsídios para a elaboração de uma reflexão sobre esse conceito em relação aos mecanismos de sublimação, como entendido por Freud, e aos processos de construção e expressão na produção artística. Método: foi realizada uma pesquisa de revisão narrativa publicada na literatura científica sobre o assunto, sendo incluídos artigos, capítulos de livros e livros, teses e dissertações sobre o conceito de objeto a em Psicanálise lacaniana e sobre o conceito de sublimação em Psicanálise freudiana; além disso, foi consultado material científico publicado sobre a relação desses conceitos psicanalíticos com o processo de produção artística. Não houve delimitação de um período específico de publicação do material a ser consultado. Aspectos éticos: por ser uma pesquisa que não envolve seres humanos, diretamente, foi construída uma Declaração de Responsabilidade do CEP-Unifesp.
- ItemEmbargo"Drogas da obediência": a prescrição de psicofármacos como estratégia de controle social dos corpos das mulheres(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-13) Gomes, Juliana Teixeira [UNIFESP]; Surjus, Luciana Togni de Lima e Silva [UNIFESP]; Spaziani, Raquel Baptista [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2223649618057544; http://lattes.cnpq.br/8786999221233177; https://lattes.cnpq.br/4637414717272982; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A centralidade da prescrição de psicofármacos nos tratamentos em saúde mental, tem impactado e promovido um crescimento das prescrições de psicofármacos no cenário atual, especialmente entre as mulheres. Sendo assim, entendendo que os sofrimentos são produzidos e atravessados por aspectos sócio-históricos, ambientais, relacionais e políticos; e compreendendo que historicamente as mulheres foram submetidas a diversas formas de controle dos corpos, a partir da criação de critérios diagnósticos e tratamentos em saúde, ou mesmo de perseguição política, o estudo pretende compreender como as dinâmicas de prescrição e consumo de psicofármacos podem estar relacionadas a estratégias de controle social dos corpos das mulheres. Para tal, foram realizados seis encontros nos moldes de um grupo de Gestão Autônoma da Medicação (GAM), com três mulheres em uso de psicofármacos, no âmbito da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. A GAM é uma estratégia de cuidado que busca promover espaços de reflexão e cuidado, baseada no protagonismo dos sujeitos e no estímulo à autonomia. Ao fim do percurso do grupo GAM, foi construída uma narrativa coletiva a partir das trajetórias narradas no grupo, e devolvida às participantes num sétimo encontro hermenêutico. Os resultados colhidos foram analisados a partir das perspectivas dos estudos feministas e de gênero, como também dos referenciais teórico-críticos do fenômeno da medicalização da vida. Tais resultados apontam para processos de controle de corpos presentes nas dinâmicas de prescrição de psicofármacos para as mulheres, a partir do rechaço da raiva e do estímulo da culpa, que provocam o silenciamento e a docilização das mulheres. No entanto, as narrativas das mulheres também trazem a importância do uso dos psicofármacos no auxílio do alívio às angústias quando as mulheres podem dispor de autonomia de manejo nos seus usos cotidianos — apesar de também notar-se que as relações de poder e controle que constituem as tessituras do corpo social se introjetam nas subjetividades das mulheres, que tem reverberações nas dinâmicas de uso e prescrição. Mesmo assim, as mulheres demonstram criar espaços para o cuidado de si entre outras mulheres, promovendo espaços de escoamento de afetos, escuta, acolhimento e cuidado mútuo.
- ItemEmbargoCuidadores familiares e o cotidiano do cuidar: sentidos sobre afetos ambivalentes vivenciados em contexto de cuidados paliativos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-11) Alves, Alessandra Goes [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/1262917000306856; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este artigo evidencia dados de uma pesquisa qualitativa que aborda cuidadores familiares de pessoas sob cuidados paliativos, com objetivo de compreender relatos de afetos ambivalentes vivenciados por eles neste processo de cuidar. As ambivalências descritas envolveram reorganização da rotina, atividades básicas de cuidado, compartilhamento de cuidados, tratamentos, medicações e recomendações médicas, luto antecipatório, autocuidado e percepções sobre a própria experiência. Ao mesmo tempo em que o processo de cuidar foi percebido pelos participantes como uma experiência dolorosa e exaustiva, nele também emergiram sentimentos relacionados a atitudes de amor, cuidado e proteção do familiar. Conclui-se que o processo de cuidar é complexo, permeado por um amplo leque de emoções que se mostraram ambivalentes em diferentes processos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação em saúde para atletas: desenvolvimento de material didático sobre aspectos psicológicos e nutricionais(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-06) Silva, Beatriz Barbosa Queiroz [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; Juzwiak, Claudia Ridel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5232412496774556; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/0318352377045662; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A prática de esportes traz para os indivíduos diversos benefícios físicos, psicológicos e sociais, entretanto também pode ter seu lado negativo como, por exemplo, a rotina exaustiva de treinamentos e competições, restrições das atividades sociais e de lazer e a dificuldade na adequação da dieta alimentar para o alto rendimento. Esses fatores podem ser potencializados quando os indivíduos são crianças e adolescentes pela falta de recursos psicológicos para lidar com tamanha pressão. Além disso, as necessidades psicofisiológicas das crianças podem ser deixadas de lado em prol de treinamentos intensos e técnicos de alta intensidade, podendo dar origem a problemas que se manifestaram futuramente. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver material didático para aplicação em atividade de educação em saúde com atletas. Pretendeu-se criar material didático lúdico e descrever procedimento para aplicação de atividade de educação em saúde para jovens atletas. Trata-se de um conjunto de cartas referentes a pensamentos, emoções e alimentação separadas em três categorias referentes aos períodos pré-competitivo, competitivo e pós-competição. Espera-se que o desenvolvimento do referido material didático possibilite a jovens atletas a refletir e aprender sobre estratégias psicológicas e nutricionais saudáveis em situações esportivas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Luto por um cão: uma análise dos afetos após a perda de um companheiro querido(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-11) Silva, Igor Oliveira da [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savalli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3503386422176251; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/9853184227874754; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Atualmente, os cães são considerados como membros da família. O apego estabelecido entre um tutor e seu animal de estimação é similar ao que se observa entre membros humanos dessa família. Ao perder um cão, o tutor passa por um intenso processo de luto não reconhecido, tornando a elaboração e a compreensão da perda mais difícil. Além disso, esse tipo específico de luto é pouco debatido na Psicologia, sendo cada vez mais necessário aos psicólogos compreenderem essa demanda de seus pacientes. Assim, esse estudo se propôs a avaliar as transformações que ocorrem na vida de um tutor após a perda de seu companheiro cão, como também verificar se o questionário Pet Bereavement Questionnaire (PBQ), que foi traduzido e adaptado para a língua portuguesa, pode ser uma ferramenta auxiliar para a avaliação do luto em tutores brasileiros. Participaram do estudo três tutoras que perderam um cão de estimação recentemente (até 12 meses). Os instrumentos utilizados foram o questionário PBQ e uma entrevista semi-estruturada no formato remoto que abordava os temas sobre a relação com o cão de estimação e o processo da perda em si. A coleta de dados teve a duração aproximada de 30 minutos. Esses três encontros foram gravados, transcritos na íntegra e textualizados para a forma de narrativas. As três participantes tinham idades entre 21 e 23 anos. Entre elas, no momento da entrevista duas cursavam o ensino superior, uma na área da saúde e a outra na área de humanas; enquanto a terceira já era formada na área da saúde, todas solteiras e sem filhos. A primeira entrevistada residia com os pais, a segunda em uma república universitária e a terceira morava sozinha. Para cada participante, uma análise comparativa entre as respostas obtidas no PBQ e na entrevista foi realizada averiguando a pertinência da aplicação do PBQ no contexto do estudo. Ficou evidente que o relato das participantes durante a entrevista refletiu as respostas coletadas pelo PBQ, no entanto, a entrevista permitiu aprofundar memórias e afetos mobilizados pelo luto. O PBQ mostrou-se um importante instrumento para a compreensão do processo de luto, bem como ele se revelou uma preparação importante para o pesquisador na condução da pesquisa. Do ponto de vista das participantes, responder o PBQ antes da entrevista também permitiu que elas se preparassem para expressar as emoções evocadas pelas lembranças da perda e elaborassem melhor seus próprios afetos. Portanto, esta pesquisa revelou a pertinência do PBQ para analisar o luto de tutores de cães brasileiros e criou condições para ampliar o entendimento desta temática dentro da área de Psicologia. Por fim, ressalta-se a importância da qualidade da relação estabelecida entre pesquisador e participante, marcada pela sensibilidade e acolhimento.