Psicologia

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    Cuidadores familiares e o cotidiano do cuidar: sentidos sobre afetos ambivalentes vivenciados em contexto de cuidados paliativos
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-11) Alves, Alessandra Goes [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/1262917000306856; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Este artigo evidencia dados de uma pesquisa qualitativa que aborda cuidadores familiares de pessoas sob cuidados paliativos, com objetivo de compreender relatos de afetos ambivalentes vivenciados por eles neste processo de cuidar. As ambivalências descritas envolveram reorganização da rotina, atividades básicas de cuidado, compartilhamento de cuidados, tratamentos, medicações e recomendações médicas, luto antecipatório, autocuidado e percepções sobre a própria experiência. Ao mesmo tempo em que o processo de cuidar foi percebido pelos participantes como uma experiência dolorosa e exaustiva, nele também emergiram sentimentos relacionados a atitudes de amor, cuidado e proteção do familiar. Conclui-se que o processo de cuidar é complexo, permeado por um amplo leque de emoções que se mostraram ambivalentes em diferentes processos.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Educação em saúde para atletas: desenvolvimento de material didático sobre aspectos psicológicos e nutricionais
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-06) Silva, Beatriz Barbosa Queiroz [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; Juzwiak, Claudia Ridel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5232412496774556; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/0318352377045662; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    A prática de esportes traz para os indivíduos diversos benefícios físicos, psicológicos e sociais, entretanto também pode ter seu lado negativo como, por exemplo, a rotina exaustiva de treinamentos e competições, restrições das atividades sociais e de lazer e a dificuldade na adequação da dieta alimentar para o alto rendimento. Esses fatores podem ser potencializados quando os indivíduos são crianças e adolescentes pela falta de recursos psicológicos para lidar com tamanha pressão. Além disso, as necessidades psicofisiológicas das crianças podem ser deixadas de lado em prol de treinamentos intensos e técnicos de alta intensidade, podendo dar origem a problemas que se manifestaram futuramente. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver material didático para aplicação em atividade de educação em saúde com atletas. Pretendeu-se criar material didático lúdico e descrever procedimento para aplicação de atividade de educação em saúde para jovens atletas. Trata-se de um conjunto de cartas referentes a pensamentos, emoções e alimentação separadas em três categorias referentes aos períodos pré-competitivo, competitivo e pós-competição. Espera-se que o desenvolvimento do referido material didático possibilite a jovens atletas a refletir e aprender sobre estratégias psicológicas e nutricionais saudáveis em situações esportivas.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Luto por um cão: uma análise dos afetos após a perda de um companheiro querido
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-11) Silva, Igor Oliveira da [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; Redigolo, Carine Savalli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3503386422176251; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/9853184227874754; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Atualmente, os cães são considerados como membros da família. O apego estabelecido entre um tutor e seu animal de estimação é similar ao que se observa entre membros humanos dessa família. Ao perder um cão, o tutor passa por um intenso processo de luto não reconhecido, tornando a elaboração e a compreensão da perda mais difícil. Além disso, esse tipo específico de luto é pouco debatido na Psicologia, sendo cada vez mais necessário aos psicólogos compreenderem essa demanda de seus pacientes. Assim, esse estudo se propôs a avaliar as transformações que ocorrem na vida de um tutor após a perda de seu companheiro cão, como também verificar se o questionário Pet Bereavement Questionnaire (PBQ), que foi traduzido e adaptado para a língua portuguesa, pode ser uma ferramenta auxiliar para a avaliação do luto em tutores brasileiros. Participaram do estudo três tutoras que perderam um cão de estimação recentemente (até 12 meses). Os instrumentos utilizados foram o questionário PBQ e uma entrevista semi-estruturada no formato remoto que abordava os temas sobre a relação com o cão de estimação e o processo da perda em si. A coleta de dados teve a duração aproximada de 30 minutos. Esses três encontros foram gravados, transcritos na íntegra e textualizados para a forma de narrativas. As três participantes tinham idades entre 21 e 23 anos. Entre elas, no momento da entrevista duas cursavam o ensino superior, uma na área da saúde e a outra na área de humanas; enquanto a terceira já era formada na área da saúde, todas solteiras e sem filhos. A primeira entrevistada residia com os pais, a segunda em uma república universitária e a terceira morava sozinha. Para cada participante, uma análise comparativa entre as respostas obtidas no PBQ e na entrevista foi realizada averiguando a pertinência da aplicação do PBQ no contexto do estudo. Ficou evidente que o relato das participantes durante a entrevista refletiu as respostas coletadas pelo PBQ, no entanto, a entrevista permitiu aprofundar memórias e afetos mobilizados pelo luto. O PBQ mostrou-se um importante instrumento para a compreensão do processo de luto, bem como ele se revelou uma preparação importante para o pesquisador na condução da pesquisa. Do ponto de vista das participantes, responder o PBQ antes da entrevista também permitiu que elas se preparassem para expressar as emoções evocadas pelas lembranças da perda e elaborassem melhor seus próprios afetos. Portanto, esta pesquisa revelou a pertinência do PBQ para analisar o luto de tutores de cães brasileiros e criou condições para ampliar o entendimento desta temática dentro da área de Psicologia. Por fim, ressalta-se a importância da qualidade da relação estabelecida entre pesquisador e participante, marcada pela sensibilidade e acolhimento.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Coping em atletas durante a pandemia de COVID-19: uma revisão crítica da literatura
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-04) Barroso, João Fellype Angelo [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; Zahn, Sara Neves Lima [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/9495645871390040; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; https://lattes.cnpq.br/7173401037588600; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    No cenário esportivo global, a pandemia da Covid-19 resultou no cancelamento de competições, restrições de treinamento, distanciamento físico e social. Além dos próprios sintomas no corpo, as consequências da Covid-19 atravessaram o âmbito emocional, demandaram adaptação constante dos atletas às complexas dinâmicas da pandemia e impactaram significativamente a realidade desses indivíduos à nível mundial. Desta forma, a presente pesquisa objetivou analisar na literatura disponível quais estratégias de enfrentamento foram adotadas por atletas durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma revisão integrativa que pressupõe as seguintes etapas: identificação do problema (elaboração da pergunta norteadora), coleta de dados em bases científicas, seleção e análise dos artigos, análise dos resultados e apresentação da revisão. Para a coleta de dados dos estudos foi utilizado um instrumento adaptado de um modelo validado que engloba os seguintes dados: identificação dos artigos incluídos (autores, título, periódico, ano de publicação e país) e características metodológicas adotadas (desenho do estudo, objetivo, amostra e desfechos). Os dados coletados foram organizados no Microsoft Excel 365. Com o intuito de facilitar a discussão e apresentação dos resultados, foram utilizadas tabelas que contemplam as informações extraídas. Foram encontradas estratégias de enfrentamento relacionadas aos diversos tipos de modalidades e contextos esportivos, que possibilitam a compreensão dos aspectos singulares que permeiam a saúde física e psicológica desse grupo. As estratégias de enfrentamento mais recorrentes na pandemia entre atletas foram: busca por apoio emocional, manutenção e adaptação de atividades físicas, envolvimento em novos hobbies, práticas de autocuidado, técnicas de relaxamento e reestruturação cognitiva. Embora pouco apresentadas nos estudos incluídos, práticas de pensamentos e atitudes de gratidão e regulação emocional também foram empregadas. Os achados apresentam a importância da compreensão das singularidades dos atletas em seus variados contextos. As estratégias de enfrentamento durante a pandemia foram ferramentas valiosas na recuperação da saúde física e mental de atletas, bem como da população em geral.
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    Uma temporada no ambulatório Conversas de vida: contribuições da psicanálise para o cuidado na crise suicida
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-05) Fernandes, Renato Moraes [UNIFESP]; Zihlmann, Karina Franco [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8737042226108033; http://lattes.cnpq.br/9974603581607386; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Objetivo: realizar um relato de experiência sobre o processo de observação realizado no ambulatório Conversas de Vida do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental – Universidade Federal de São Paulo (Caism-Unifesp). Além disto, articular o relato da experiência com conceitos teórico-práticos da Psicanálise freudo-lacaniana para compreensão dos fenômenos observados. Método: foi realizado um relato de experiência a partir da observação realizada por um estagiário de Psicologia em ambulatório de atenção em Saúde Mental voltado para pacientes em situação de crise suicida. Mediante as observações e reflexões propostas, foi realizada uma pesquisa na literatura científica do tipo revisão narrativa com base na abordagem da Psicanálise freudo-lacaniana. Aspectos éticos: por ser uma pesquisa que não envolve seres humanos diretamente, foi encaminhada uma declaração de responsabilidade ao CEP-Unifesp.