Psicologia

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    "Dançar sobre si": uma cartografia com mulheres coreografando suas histórias
    (Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-14) Medeiros, Vitória Aranha de [UNIFESP]; Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5559657064845007; http://lattes.cnpq.br/1198286262480342
    Este trabalho é uma cartografia desenvolvida a partir do mapeamento de afetos, transformações e experiências de mulheres que se propuseram a engajar, com suas próprias vivências pessoais, no ato de dançar para o projeto de extensão “Projeto Artes do Corpo”, da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, realizado ao longo do ano de 2023. Nele, ocorreram aulas semanais de ballet adulto no espaço do Instituto Procomum, localizado na cidade de Santos, em que as mulheres presentes puderam experienciar a arte do ballet adaptada para seus corpos e realidades, com o cuidado de aprender as características da metodologia clássica do ballet sem deixar de permitir alguma liberdade de expressão na forma como deixaram fluir seus próprios sentimentos na dança. Como encerramento deste processo, as mulheres foram convidadas a compartilhar suas histórias de vida utilizando a dança, o corpo e a voz: o dançar sobre si. Neste trabalho serão analisados os relatos das participantes, os relatórios das extensionistas, acervo de fotos e a vivência pessoal da pesquisadora enredada, a fim de descrever o decorrer deste projeto e refletir acerca do ato de contar sua história por meio da dança e dos espaços suscitados pelo coletivo.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Entre as ciências médicas e as ciências bantu-kongo: perspectivas de saúde dentro de terreiros de Umbanda
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-06) Costa, Livia Souza [UNIFESP]; Rocha, Renan Vieira de Santana [UNIFESP]; Faustino, Deivison Mendes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1381425552378145; http://lattes.cnpq.br/6703546267405322; http://lattes.cnpq.br/5474638518347025; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Este trabalho de conclusão de curso visa examinar as perspectivas de saúde presentes nos terreiros de Umbanda, bem como observar as contribuições desses espaços para o domínio da saúde. Utilizando uma abordagem qualitativa de revisão de literatura, do tipo narrativa e de caráter exploratório, a mesma fundamenta-se em bases indexadas de dados virtuais. O objetivo foi realizar uma síntese abrangente e uma análise crítica sobre o tema, explorando a interseção entre a ciência dos terreiros e a ciência tradicional. Assim, o presente trabalho aborda as origens bantu da Umbanda e suas adaptações no Brasil, destacando a sua essência espiritual, o culto à ancestralidade e as práticas de cura que compreendem a saúde como um processo contínuo e integrado à experiência humana. Ressalta-se a contribuição dos terreiros para ampliar concepções de cuidado à saúde, combater opressões e promover a valorização cultural, essencial para políticas públicas inclusivas. Sugere-se, derradeiramente, a urgência em aprofundarmo-nos em pesquisas desta toada, com vistas a enriquecer a compreensão do impacto das práticas umbandistas na saúde. O trabalho, por fim, celebra, então, a Umbanda como reencontro ancestral e resistência cultural. Saravá Umbanda!
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    Canção e emoção na promoção de saúde de educadores públicos: um estudo piloto
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-09) Oliveira, Marina Mello [UNIFESP]; Lima, Laura Camara [UNIFESP]; Cipullo, Marcos Alberto Taddeo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6282653423509113; http://lattes.cnpq.br/6277780648747957; http://lattes.cnpq.br/3279674569091091; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    As relações impostas no trabalho na educação básica pública têm sido fonte de sofrimento e adoecimento. A escuta musical estimula percepção e afetos, promove acolhimento e identificação. Este estudo objetiva oferecer oficinas de escuta musical para educadores. Três oficinas foram realizadas em duas escolas públicas, com professores e outros profissionais, promovendo escuta de música instrumental e de escolhas musicais do grupo. 55 profissionais participaram. O registro foi por diário de campo. A análise hermenêutica fundamentada pela psicodinâmica do trabalho e fenomenologia destaca três momentos. A música instrumental ativou memórias e associações. As canções escolhidas despertaram emoções com familiares. Professores e profissionais falaram de diferentes sofrimentos no trabalho. As oficinas musicais atingiram os objetivos, promovendo espaços de trocas, apontando um caminho que pode ser explorado em pesquisas posteriores e sobretudo em espaços de promoção de saúde mental na área da educação.
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    Clima criativo em sala de aula: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-12) Jordão, Laura Cabral [UNIFESP]; Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3782800994643355; http://lattes.cnpq.br/8338933216266884; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Foi objetivo desta revisão integrativa mapear produções científicas sobre clima criativo em sala de aula em escolas de Ensino Fundamental. Para a seleção do material, foi utilizada a estratégia “População, Conceito e Contexto”, tendo-se atores de salas de aula como população, clima criativo como conceito e salas de aula de escolas de Ensino Fundamental como contexto. Bases de dados ligadas à Psicologia, à Educação e outras interdisciplinares foram consultadas. Os resultados revelaram fatores inibidores da criatividade ligados a currículo, infraestrutura escolar e relação aluno-professor; além de fatores facilitadores, como o engajamento do aluno e a abertura à expressão de novas ideias. A análise também apontou a relevância do investimento na criatividade pessoal do docente. Espera-se que os resultados deste estudo evidenciem a importância do oferecimento institucional de formação continuada e de boas condições de trabalho para os professores da educação básica, de maneira a favorecer o pensamento criativo de professores e alunos.
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    Percepções de parturientes quanto à equipe multiprofissional na vivência em maternidades do SUS e sua influência no atendimento humanizado: uma revisão de literatura
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-12) Siqueira, Giulia Toledo de [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; http://lattes.cnpq.br/9733033292404762; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    O processo de tornar-se mãe é um fenômeno complexo que engloba diversas instâncias: emocional, cultural, social e fisiológica; diante disto entende-se que o atendimento proporcionado a estas parturientes, quando entram em trabalho de parto, deveria, também, ser feito de maneira integral – utilizando-se de uma visão holística – e humanizada. O objetivo deste trabalho é investigar quais as contribuições das equipes multidisciplinares que trabalham em maternidades do Sistema Único de Saúde promovendo o acolhimento e acompanhamento de parturientes e como estas entendem a atuação destes profissionais. Esta pesquisa é uma Revisão de Literatura, a coleta de dados se deu através de consultas virtuais dos Periódicos CAPES, com artigos publicados nacionalmente entre os anos de 2014 e 2024. A partir dos resultados obtidos, buscou-se discutir sobre como é realizado o atendimento pela equipe multidisciplinar, quem a compõe e de que forma esta pode auxiliar na garantia dos direitos das parturientes e auxiliar na aprimoração da vivência do parto. Reconhece-se que, apesar das políticas existentes, a humanização ainda não é uma realidade na maioria dos casos e a equipe multiprofissional continua sendo, majoritariamente, composta apenas por médicos e enfermeiros, com atuação pouco expressiva de outras áreas (quando estas são envolvidas), podendo ser a maior inclusão de múltiplos saberes uma possibilidade de caminho para o aprimoramento do atendimento.