A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes

View/ Open
Date
2019-03-14Author
Mazo, Amanda Cristina Siqueira [UNIFESP]
Advisor
Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAlternative Title
The appropriation of the language of comics in new contexts: an anylisis of memesAbstract
Na presente dissertação, propomos um estudo sobre produções multimodais
presentes na rede social Facebook, as quais apresentam elementos típicos da
linguagem das histórias em quadrinhos, com a intenção de estabelecer
aproximações e disparidades entre memes e tiras cômicas. Segundo Shifman
(2014), os memes da internet são produtos digitais com características comuns
de conteúdo, forma e/ou posição criados conscientemente pelos usuários da
internet e que circulam em forma de imitações/paródias/transformações através
de múltiplos usuários na web. A forma do meme é variável e tem seu próprio
processo de mutabilidade, o que implica no uso de elementos de outras
linguagens de gêneros prévios em sua composição, como é o caso dos
quadrinhos. Temos por objetivos específicos analisar quais recursos dos
quadrinhos são mais recorrentes nos memes em questão, além de elencar as
principais características dos memes estudados a partir da análise do processo
de construção de sentido. Para nossa análise, nos valemos de um corpus
composto por produções de páginas do Facebook Conselhos do He-man e Este
é alguém, as quais levantam discussão sobre a presença de elementos dos
quadrinhos na composição destas, em sincronia com nosso objetivo. Entre
nossas principais referências sobre conceituação do que são memes estão,
Dawkins (1976), Shifman (2014), Calixto (2017), Castro (2017), Porto (2018, b),
Luiz (2013) e Zoppi-Fontana (2018). De quadrinhos, apresentamos conceitos de
Cagnin (2014) e de Ramos (2011, 2012, 2015 e 2017) sobre elementos da
linguagem da arte sequencial e sobre tiras cômicas e piadas. Além disso, nos
valemos de conceitos como gênero, multimodalidade e texto a partir de
estudiosos da linguagem como Bakhtin (2003), Kress e van Leeuween (2001),
Custódio Filho e Cavalcante (2010), Koch e Travaglia (1993), Koch e Elias (2006)
e Marcuschi (2008). Citamos, ainda, estudos sobre a linguagem na internet de
Nicolau e Magalhães (2013), Barton e Lee (2015) e Carvalho e Kramer (2013). In this dissertation we propose a study on multimodal texts found on the social
network Facebook, which present typical elements of the comics’ language. Our
intention is to establish connections and differences between memes and comic
strips. According to Shifman (2014), internet memes are digital products with
common characteristics in relation to content, form and/or stance, created,
transformed and/or imitated by internet users in a conscious way. Their stances
are variable and have their own process of change, using elements from other
genres already known, as the comics. Our specific objectives are to analyze
which elements from the comics are most used on the selected memes and also
to find the main characteristics of these memes having in mind their process of
making sense to the reader. For our analysis, we have a corpus composed by
productions found on the pages Conselhos do He-Man and Este é alguém, both
from Facebook, which contain elements of the language of comics. Among our
main references about memes, there are concepts from Dawkins (1976), Shifman
(2014), Calixto (2017), Castro (2017), Porto (2018, b), Luiz (2013) and ZoppiFontana (2018). Regarding authors that study comics, we take into account
concepts from Cagnin (2014) and Ramos (2011, 2012, 2015 and 2017), mainly
about the language of comics, comic strips and jokes. Besides that, we mention
some concepts about genre, multimodality and text from researchers on
linguistics such as Bakhtin (2003), Kress and van Leeuween (2001), Custódio
Filho and Cavalcante (2010), Koch and Travaglia (1993), Koch and Elias (2006)
e Marcuschi (2008). About internet language, some ideas from Nicolau e
Magalhães (2013), Barton and Lee (2015) e Carvalho and Kramer (2013) were
added to our study.
Citation
Mazo, Amanda Cristina Siqueira A apropriação da linguagem dos quadrinhos em novos contextos: uma análise de memes / Amanda Cristina Siqueira Mazo. – Guarulhos, 2019.Keywords
MemesTira cômica
Intertextualidade
Collections
- PPG - Letras [228]