Gestalt Multimodal: Análise Da Coordenação De Gestos E Língua Nas Interações De Uma Criança Com Tea (Transtorno Do Espectro Do Autismo)
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Data
2018-08-24
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This Master"S Thesis Aims At Analyzing The Way In Which The Collaborative Actions And The Joint Attention Are Organized In Interactions Involving A Child Diagnosed With Autism Spectrum Disorder (Asd) And Her Family Members, From The Interactional Perspective. We Will Focus On This Interactional Organization Through The Mobilization Of Interactive, Verbal, Gestural And Material Resources. Our Central Objective Is To Investigate The Multimodal Resources (Speech, Gestures, Objects, Body Movements) Mobilized By Luiza (Pseudonym Of The Child) And Also By Their Neurotypical Interlocutors During The Processes Of Joint Attention In Everyday Interactions. According To Lai, Lombardo And Baron-Cohen (2014), Asd Is Clinically Described As A Condition That Affects Neurocognitive Development And Compromises In Different Degrees And Forms The Engagement Of The Individual In The Joint Attention, In Actions And In The Participation In Social Interactions. In Analyzing How Collaborative Action And Joint Attention Are Structure
Esta Dissertação De Mestrado Visa A Analisar A Forma Como Se Organizam, Do Ponto De Vista Interacional, As Ações De Colaboração E Construção Da Atenção Conjunta Envolvendo Uma Criança Com Diagnóstico De Transtorno Do Espectro Do Autismo (Tea) E Seus Familiares. Daremos Enfoque A Essa Organização Interacional Através Da Mobilização De Recursos Interacionais, Verbais, Gestuais E Materiais. Nosso Objetivo Central É Investigar Os Recursos Multimodais (Fala, Gestos, Objetos, Movimentos Corporais) Mobilizados Por Luiza (Pseudônimo Da Criança) E Também Por Seus Interlocutores Neurotípicos Durante Os Processos De Construção Conjunta De Ações Em Interações Cotidianas. De Acordo Com Lai, Lombardo E Baron-Cohen (2014), Tea É Descrito Clinicamente Como Uma Condição Que Afeta O Desenvolvimento Neurocognitivo E Compromete Em Graus E Formas Distintos O Engajamento Do Sujeito Na Construção Conjunta Da Atenção, Das Ações E Na Participação Em Interações Sociais. Ao Analisar A Forma Como Ações De Colaboração E Atenção Conjunta
Esta Dissertação De Mestrado Visa A Analisar A Forma Como Se Organizam, Do Ponto De Vista Interacional, As Ações De Colaboração E Construção Da Atenção Conjunta Envolvendo Uma Criança Com Diagnóstico De Transtorno Do Espectro Do Autismo (Tea) E Seus Familiares. Daremos Enfoque A Essa Organização Interacional Através Da Mobilização De Recursos Interacionais, Verbais, Gestuais E Materiais. Nosso Objetivo Central É Investigar Os Recursos Multimodais (Fala, Gestos, Objetos, Movimentos Corporais) Mobilizados Por Luiza (Pseudônimo Da Criança) E Também Por Seus Interlocutores Neurotípicos Durante Os Processos De Construção Conjunta De Ações Em Interações Cotidianas. De Acordo Com Lai, Lombardo E Baron-Cohen (2014), Tea É Descrito Clinicamente Como Uma Condição Que Afeta O Desenvolvimento Neurocognitivo E Compromete Em Graus E Formas Distintos O Engajamento Do Sujeito Na Construção Conjunta Da Atenção, Das Ações E Na Participação Em Interações Sociais. Ao Analisar A Forma Como Ações De Colaboração E Atenção Conjunta