Recursos Interacionais Multimodais Mobilizados Por Uma Criança Com Transtorno Do Espectro Autista (Tea) Em Brincadeiras Familiares
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Data
2018-08-23
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This Research Wasdedicated To The Systematization, Description, And Analysis Of The Use Of Multimodal Interactive Resources Mobilized By A Child Diagnosed With Autistic Spectrum Disorder (Asd), Under The Pseudonym Luiza, During Familiar Everyday Situations In Which Spontaneous Play Emerged. Multimodal Interactional Resources Are Those Of A Distinct Semiotic (Goodwin, 2010), Verbal, Corporal And Material Nature, Mobilized By Participants During The Construction Of Their Linguistic-Interactive Practices. Our Interest Arose From The Description Of What Would Be Asd, Defined As A Condition That Affects Neurodevelopment Characterized, Among Other Things, By The Difficulty In Communication And Social Interaction, And By Restricted And Repetitive Behavior And Interests (Lai, Lombardo And Baron-Cohen, 2014). We Base Our Investigations On A Social Interaction Perspective Of Language Study On Asd (Ochs And Solomon, 2010, Sterponi, Kirby And Shankey, 2014, Sterponi And Kirby, 2015, Ochs, 2015), Which Has Shown That Many
Esta Pesquisa Dedicou-Se À Sistematização, Descrição E Análise Do Uso De Recursos Interacionais Multimodais Mobilizados Por Uma Criança Com Diagnóstico De Transtorno Do Espectroautista (Tea), De Pseudônimo Luiza, Durante Situações Cotidianas Espontâneas Em Que Emergiram Brincadeiras Familiares. Recursos Interacionais Multimodais São Aqueles De Natureza Semiótica Distintas (Goodwin, 2010), Verbal, Corporal E Material, Mobilizados Pelos Participantes Durante A Construção De Suas Práticas Linguístico-Interativas. Nosso Interesse Surgiu Da Própria Descrição Do Que Seria O Tea, Definido Como Umacondição Que Afeta O Neurodesenvolvimento,Caracterizado, Dentre Outras Coisas, Pela Dificuldade Na Comunicação E Interação Social E Pelo Comportamento E Interesses Restritos E Repetitivos (Lai, Lombardo Ebaron-Cohen, 2014).Fundamentamos Nossa Investigação Em Uma Perspectiva Sociointeracional De Estudo Da Linguagem No Tea (Ochs Esolomon, 2010; Sterponi, Kirby E Shankey, 2014; Sterponi Ekirby, 2015), Que Vem Mostrando Como Mu
Esta Pesquisa Dedicou-Se À Sistematização, Descrição E Análise Do Uso De Recursos Interacionais Multimodais Mobilizados Por Uma Criança Com Diagnóstico De Transtorno Do Espectroautista (Tea), De Pseudônimo Luiza, Durante Situações Cotidianas Espontâneas Em Que Emergiram Brincadeiras Familiares. Recursos Interacionais Multimodais São Aqueles De Natureza Semiótica Distintas (Goodwin, 2010), Verbal, Corporal E Material, Mobilizados Pelos Participantes Durante A Construção De Suas Práticas Linguístico-Interativas. Nosso Interesse Surgiu Da Própria Descrição Do Que Seria O Tea, Definido Como Umacondição Que Afeta O Neurodesenvolvimento,Caracterizado, Dentre Outras Coisas, Pela Dificuldade Na Comunicação E Interação Social E Pelo Comportamento E Interesses Restritos E Repetitivos (Lai, Lombardo Ebaron-Cohen, 2014).Fundamentamos Nossa Investigação Em Uma Perspectiva Sociointeracional De Estudo Da Linguagem No Tea (Ochs Esolomon, 2010; Sterponi, Kirby E Shankey, 2014; Sterponi Ekirby, 2015), Que Vem Mostrando Como Mu