O EDUCADOR FÍSICO EGRESSO DA UNIFESP: Há espaço para atuação interprofissional no mercado de trabalho?

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-12-17
Autores
Rocha, Guilherme de Campos [UNIFESP]
Orientadores
Junqueira, Virginia [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
No mundo contemporâneo o conceito de trabalho interprofissional se faz cada vez mais presente nas diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, em especial na área da saúde devido à necessidade de uma visão global e por sua melhor eficiência no cuidado ao paciente. Ocorre que constantemente é abordada e questionada sua aplicabilidade e aceitação no mercado atual na área da saúde, sobre tudo nos campos da Educação Física. É nesse contexto, interprofissional, que o curso de Educação Física da UNIFESP está incluso, sendo assim o objetivo do presente estudo foi investigar a inserção profissional do educador físico com formação interdisciplinar, egresso da UNIFESP, no mercado de trabalho por referência à atuação interprofissional. A metodologia se pautou na construção de um questionário fechado, que contemplou perguntas relacionadas à expectativa, realidade e perspectiva dos egressos do mercado de trabalho, sendo construído e enviado eletronicamente através do Google Docs. Nossa amostra foi de 72 egressos do curso de Educação Física da UNIFESP e a análise dos dados foi efetuada através de macros desenvolvidos no Microsoft Excel 2010, que nos mostram a distribuição da frequência das respostas, expressados em gráficos e tabelas. Os resultados demonstram que grande parte dos egressos acredita e deseja atuar no campo de trabalho interprofissional e que uma pequena parcela já consegue desenvolver o trabalho de forma interprofissional. No entanto, com o presente estudo foi possível concluir que a maioria, dos educadores físicos egressos da UNIFESP, não está atuando efetivamente de forma interprofissional principalmente pela falta de estrutura do mercado
In the contemporary world the concept of interprofessional work becomes ever more present in several areas in the labor market, especially in health due to the need for a global vision and a better efficiency in patient care . Occurs that is constantly approached and questioned its applicability and acceptance in the current market in healthcare , especially in the fields of Physical Education . In this context , interprofessional , the Physical Education UNIFESP course is included , therefore the aimof this study was to investigate the professional insertion of the physical educator with interdisciplinary training , egress , UNIFESP , in the labor market by reference to interprofessional practice. The methodologywas based on the construction of a closed questionnaire , which included questions related to expectations , reality and perspective of egresses in the labor market , being built and sent electronically through Google Docs . Our sample of 72 students who egresses from Physical Education UNIFESP anddata analysis was performed using macros developed in Microsoft Excel 2010 , showing the frequency distribution of the responses , expressed in graphs and tables. The resultsshow that most egresses believe and act in the field of interprofessional working and that a small portion develop now the work of interprofessional nature . However , in this study it was concludedthat the most egresses of Physical Education UNIFESP course, is not acting effectively in interprofessional nature primarily by a lack ofmarket structure
Descrição
Citação
ROCHA, Guilherme de Campos. O EDUCADOR FÍSICO EGRESSO DA UNIFESP: Há espaço para atuação interprofissional no mercado de trabalho?. 2013. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2013.