Alfabetização em turmas de 1º ano: levantamento de atividades a partir de cadernos escolares

Data
2019-12-04
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentam-se resultados de pesquisa junto à Universidade Federal de São Paulo, vinculadamente ao NIPELL – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Com o objetivo de contribuir para a compreensão dos modos como se dão os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, realizou-se a análise de cadernos escolares de estudantes de uma escola pública e uma escola particular, ambas localizadas na Zona Leste de São Paulo. Trata-se de pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de estudo de caso, tendo como procedimentos: leitura de bibliografia especializada sobre o tema; coleta dos cadernos escolares nas escolas selecionadas; levantamento e categorização dos tipos de atividades voltadas à aprendizagem da leitura e da escrita; análise do levantamento feito; e problematização dos resultados obtidos, com enfoque nas diferenças e semelhanças entre as práticas de ensino da leitura e da escrita utilizadas em ambas as escolas e materializadas em atividades registradas nos cadernos escolares.
Descrição
Citação
Coleções
Pré-visualização PDF(s)