No hablamos español! Crianças bolivianas na educação infantil paulistana

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Data
2014-09-30
Autores
Silva, Ana Paula [UNIFESP]
Orientadores
Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The present dissertation examines the reception and socialization provided to second generation of Bolivian children in in preschools of São Paulo. Through an interdisciplinary approach, which combines bibliographical and ethnography research, this work was divided into three strands. The first one aims to contextualize concepts concerning the migratory phenomenon; the second explores the current legislation on educational rights, at the same time that seeks to clarify relevant matters surrounding the regular attendance in early childhood education; the third is devoted to presentation and analysis of results o results obtained from survey data from enrollment records and interviews with parents and educators. The research has demonstrated the existence of prejudice and discriminatory, which hinder the construction of an inclusive, democratic and libertarian public childhood education. This indicates the urgency in implementing training activities that support the educational practices. This indicates the urgency in the implementation of formative actions that support the educational practices involving immigrants.
A presente dissertação investiga as formas de acolhimento e socialização oferecidos às crianças imigrantes bolivianas de segunda geração nas escolas de educação infantil da cidade de São Paulo. De perspectiva interdisciplinar, o trabalho que alia pesquisa bibliográfica e etnografia organiza-se a partir de três eixos. O primeiro deles dirige-se à contextualização de conceitos concernentes ao fenômeno migratório; o segundo diz respeito à legislação vigente relativa ao direito à educação, bem como à elucidação sobre os temas pertinentes ao atendimento na educação infantil; o terceiro se dedica à apresentação e à análise dos resultados obtidos por meio de levantamento de dados das fichas de matrícula, da pesquisa etnográfica e das entrevistas com os pais e as educadoras. O desenrolar desta pesquisa demonstrou a existência de atitudes preconceituosas e discriminatórias, as quais inviabilizam a construção de uma escola de educação infantil inclusiva, democrática e libertária. Tal aspecto aponta para a urgência na implementação de ações formativas que subsidiem as práticas educativas envolvendo a educação de imigrantes.
Descrição
Citação
SILVA, Ana Paula. No hablamos español! Crianças bolivianas na educação infantil paulistana. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.