Indicadores do sistema de marcação de consulta oftalmológica na Fundação Altino Ventura

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2003
Autores
Barros, Eveline Araujo [UNIFESP]
Orientadores
Brandt, Carlos Teixeira [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: Analisar a efiCiência do atendimento ambulatorial oftalmologico, atraves de indicadores que identifiquem a media de pacientes atendidos diariamente, por hora, e o tempo de espera por consultas medicas, visando a formacao de um sistema de informacao e implantacao de programas de qualidade. Metodos: Realizou-se um estudo, prospectivo, no setor de oftalmologia pediatrica/estrabismo da Fundacao Altino Ventura, de 2002 a 2003. Foram incluidos 2.128 pacientes. Analisaram-se os indicadores de atendimento para residente e preceptor. Empregou-se o teste t de Student. Aceitou-se p<0,05 para rejeicao da hipotese de nulidade. Resultados: A media do indice de atendimento diario para o residente foi similar ao do preceptor (7,2 + 2,6 versus 6,0 ± 1,1 pacientes/dia, t= 1,084 p= 0,30). O residente atendeu 3,5 e o preceptor 2,5 paciente/ hora. A media de espera por vaga para o preceptor foi inferior ao residente (1,3 ± 0,4 versus 3,7 ± 0,2 mes, t= 12,217 p < 0,0001). Discussao: O indice de atendimento diario, similar, tanto do residente quanto do preceptor e, aparentemente, baixo, mas ele deve ser somatorio, pois o atendimento do residente e supervisionado pelo preceptor. O tempo do atendimento de paciente/hora e menor do que o de paises desenvolvidos, possivelmente pela passividade associada ao perfil socio-economico do usuario do SUS. A dificuldade de acesso a consulta medica foi superior para o ambulatorio do residente face a um maior tempo de espera comparado ao do preceptor. O processo de marcacao e deficiente, gerando filas para marcar uma consulta e por espera de atendimento
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 2003. 29 p.