Geografia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemAcesso aberto (Open Access)Insubordinação à alienação do espaço: Quilombo dos Palmares como espaço de consciência no Brasil colônia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-11) Vieira, Elizabete de Jesus [UNIFESP]; Xavier, Marcos Antônio de Moraes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0728944573697054; http://lattes.cnpq.br/8801686644180086Este ensaio reflete sobre a insubordinação dos quilombos, com destaque para o Quilombo dos Palmares, ao domínio colonial português e seu papel na formação do espaço geográfico brasileiro. O estudo se concentra em como esses territórios autônomos se tornaram refúgios de preservação cultural e resistência à opressão. O trabalho explora como os quilombos, ao estabelecer espaços autônomos e organizados coletivamente, desafiavam ativamente a lógica colonial ao produzirem espaços de consciência e promoverem uma outra organização socioespacial, como locais de criação e manutenção de práticas culturais e sociais. O objetivo é compreender a profunda influência dos quilombos na configuração do território brasileiro, sublinhando sua importância na preservação cultural e na defesa de direitos frente ao colonialismo. A abordagem adotada é qualitativa, baseada em leituras selecionadas sobre território e insubordinação, sem expandir para contextos urbanos contemporâneos. A reflexão mostra que os quilombos foram essenciais na reconfiguração do espaço geográfico brasileiro, demonstrando que a insubordinação quilombola teve um impacto significativo na história e na organização do território.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre o fuzil e a política pública: violência, poder e urbanização miliciana(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-16) Souza, Mariana Santos de [UNIFESP]; Prieto, Gustavo Francisco Teixeira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2535677142724245; http://lattes.cnpq.br/6322397838240281Este trabalho tem como objetivo analisar a urbanização sob o controle armado das milícias nas periferias cariocas, destacando seu papel como principais mobilizadoras do espaço urbano. A pesquisa aborda a espacialidade violenta, conforme discutida por Prieto (2022), e seus atravessamentos e impactos nas periferias do Rio de Janeiro, com base na contradição entre a produção do capital e da vida. Utilizando o referencial teórico de Henri Lefebvre e a leitura crítica da produção do espaço urbano contemporâneo, a análise se debruça sobre as dinâmicas de negócios, violência e poder territorial exercido pelas milícias, bem como sua interseção com as dinâmicas econômicas, políticas e sociais. A investigação se realizou a partir de revisão bibliográfica sobre a formação, expansão e consolidação das milícias conectadas aos grupos de extermínio desde a década de 1950 e a análise de fontes primárias, como documentos do Estado e relatórios públicos, bem como investigações e reportagens jornalísticas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Flanar na cidade segregada: dialética da marginalidade, espacialidade violenta e produção do espaço na Literatura Periférica contemporânea(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-17) Ribas, Evelyn Pereira Santos [UNIFESP]; Prieto, Gustavo Francisco Teixeira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2535677142724245; http://lattes.cnpq.br/6428717446798418Este trabalho apresenta possíveis mediações entre a literatura marginal-periférica e a geografia, com o objetivo de entender como as narrativas dos personagens dos contos Rolézim e Espiral, de Geovani Martins, contribuem para a construção do conhecimento geográfico. As experiências urbanas narradas no livro O sol na cabeça partem do ponto de vista dos próprios moradores das favelas cariocas que, ao flanarem pela cidade segregada do Rio de Janeiro, demonstram preocupação em desvelar as contradições e os conflitos existentes nesta “cidade partida” (Martins, 2018), inaugurando uma recente tendência literária denominada por Rocha (2007) de dialética da marginalidade. A partir da análise conjunta da dialética da marginalidade e da realidade periférica narradas nos contos, pretende-se criar um protótipo de um flâneur do século XXI circunscrito na realidade brasileira-carioca-favelada, buscando entender as diferenças e as semelhanças entre este novo flâneur marginal-periférico e o clássico flâneur analisado por Benjamin (1989). Ao articular essas dimensões da literatura, busca-se entender como os entendimentos da geografia sobre diferenciação socioespacial (Carlos, 2007a), violência da urbanização (Sampaio, 2012) e produção de espacialidade violenta (Prieto, 2022) se entrelaçam no cotidiano desses sujeitos marginais-periféricos. Nesse sentido, espera-se oferecer novas perspectivas para a interpretação da realidade urbana e da produção do espaço periférico, entendendo como essas novas vozes insurgentes da literatura marginal-periférica trazem à tona diferentes usos e formas de apropriação do espaço urbano.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gênero, raça, classe e espaço na educação infantil: a periferia leste de São Paulo e as crianças pequenas(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Costa, Gabriela Carrasco [UNIFESP]; Raimundo, Silvia Lopes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6052585588650816; http://lattes.cnpq.br/8509526725635614O objetivo do trabalho é trazer uma contribuição teórica dos estudos da Sociologia da Infância, para analisar as interseccionalidades de gênero, raça, classe e espaço na Educação Infantil. Ao integrar a dimensão das interseccionalidades, consideramos as dinâmicas da infância contemporânea, trazendo a decolonidade como abordagem alternativa à hegemonia eurocêntrica que busca compreender as experiências das crianças dentro de um contexto histórico e cultural específico. Como estratégia analítica, selecionamos a periferia leste da cidade de São Paulo para exemplificar a formação histórica do distrito do Aricanduva pensando em suas potencialidades para o território, sobretudo educacionais e culturais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Segregação Socioespacial e Periferização: o acesso desigual ao Ensino Superior na periferia metropolitana de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Abbadia, Camila Ramos [UNIFESP]; Raimundo, Silvia Lopes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6052585588650816O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetiva estabelecer a relação entre a segregação socioespacial resultante da formação territorial brasileira que, por meio de processos espoliativos gerou a periferização, diversas privações e, consequentemente, a desigualdade de acesso à Educação Superior. Nesse trabalho pretende-se, explicitar os diversos fatores que impedem jovens negros, periféricos, trabalhadores e de baixa renda, acessarem a graduação, mesmo com a criação de instrumentos que viabilizaram democratizar o ingresso na universidade, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Dessa forma, para que se concretize os objetivos aqui propostos, será realizada uma pesquisa junto aos estudantes do curso popular Mafalda, na qual os dados coletados irão corroborar com as hipóteses aqui elencadas, como a restrição do ambiente acadêmico à classe média, devido ao processo de formação territorial do país que marca também a produção das metrópoles e suas periferias.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »