Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemAcesso aberto (Open Access)É fake? Detecção de fraudes em aplicativos de relacionamento: um estudo das motivações e auto apresentação na percepção da segurança subjetiva dos usuários(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-31) Barreto, Maria Victoria Cerqueira [UNIFESP]; Onusic, Luciana Massaro [UNIFESP]; Pinochet, Luis Hernan Contreras [FEA-USP]; http://lattes.cnpq.br/2869923054936837; http://lattes.cnpq.br/8933700897416940; http://lattes.cnpq.br/3652109233365608Os aplicativos de relacionamento vêm se tornando cada vez mais dominantes nas formas de relacionamento contemporâneo. Com isso, o benefício de conhecer novas pessoas e desfrutar de novas experiências vem atrelado a inúmeros riscos, especialmente fraudes digitais, violência patrimonial, física e psicológica. O presente trabalho busca investigar, portanto, a correlação entre os fatores que movem pessoas a utilizarem aplicativos de relacionamento e a sua relação entre a percepção de segurança subjetiva dos usuários, bem como a forma com que os perfis se auto apresentam e de que modo a forma como os perfis são compostos impactam na percepção de segurança. Para avaliar esses construtos, foi realizada a Análise Fatorial Exploratória, seguida pelo modelo de Redes Neurais Artificiais. Como resultado, notou-se que as motivações “Orientação Sexual”, “Buscando Relacionamento” e “Passatempo/Entretenimento” têm maior importância em relação a percepção de segurança subjetiva, bem como as auto apresentações “Falsa Exploração”, “Real/Autêntica” e “Enganosa”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação de desempenho e seus usos para a tomada de decisão estratégica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-20) Amaral, Vitor Matheus Brilhante [UNIFESP]; Bueno, Ricardo Luiz Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3940643168298775; http://lattes.cnpq.br/1611639402353543Este Trabalho busca analisar a utilização da avaliação de desempenho em uma fintech a luz da Metateoria Visão Baseada em Atenção - ABV para compreender o impacto da atenção organizacional nas tomadas de decisão O objetivo do trabalho é identificar as escolhas tomadas pelo time de alta gestão no processo de avaliação individual e sugerir melhorias no processo por meio da metodologia da pesquisa ação. o. Os resultados preliminares possibilitam estimar o potencial dessa Metateoria como ferramenta para identificar problemas, planejar e implementar mudanças além de acompanhar e sugerir melhorias para o processo de avaliação de desempenho dentro da organização. Deste modo, a pesquisa comprova a importancia de se utilizar abordagens teóricas na prática cotidiana das organizações visando compreender o comportamento da alta gestão em sinergia com seus focos atencionais em benefício de uma avaliação de desempenho mais eficiente e eficaz para a tomada de decisão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Melhoria de desempenho organizacional: Um estudo de caso em uma empresa produtora de Jerked Beef(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-13) Lima, Adriano Francisco Xavier da Silva Lima [UNIFESP]; Nemoto, Miriam Christi Midori Oishi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3696299629938135; http://lattes.cnpq.br/2225504634188390O presente trabalho explora os desafios críticos enfrentados pela indústria de jerked beef na gestão de estoques de insumos essenciais, com foco particular nas adversidades logísticas que impactam o abastecimento de sal, um componente fundamental para a produção de jerked beef. O estudo concentra-se em analisar as dificuldades impostas por fatores como greves de caminhoneiros, a escassez de veículos de transporte e as condições precárias das rodovias, que frequentemente comprometem a cadeia de suprimentos e colocam em risco a continuidade das operações produtivas. A pesquisa adota um estudo de caso envolvendo a logística de transporte de sal extraído das salinas do Rio Grande do Norte para a região sudeste do Brasil, onde está localizada a indústria em análise. O objetivo principal é identificar os fatores que podem melhorar o processo de abastecimento, garantindo que o insumo chegue ao destino final de maneira eficiente e oportuna, mesmo em cenários de instabilidade. Além disso, o estudo aborda a sazonalidade do mercado de jerked beef, um aspecto que influencia significativamente o desempenho produtivo e financeiro da indústria. A pesquisa revisa a literatura sobre logística, gestão de estoques e estratégias de transporte, propondo soluções que visam não apenas mitigar os riscos associados às flutuações sazonais e aos desafios logísticos, mas também assegurar a viabilidade econômica da empresa no longo prazo. Através da análise detalhada dos componentes logísticos, incluindo estoques, localizações estratégicas e transportes, o trabalho oferece uma contribuição teórica e prática significativa, apresentando diretrizes para a melhoria contínua na gestão de insumos e na eficiência operacional da indústria de jerked beef. Os insights obtidos com este estudo podem ser aplicados na unidade comprovada e em outras do setor. Assim, o trabalho contribui para fortalecer a capacidade de adaptação e resiliência das organizações, permitindo que se enfrentem de maneira mais eficiente as constantes mudanças e desafios do mercado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo exploratório das dark kitchens: uma revisão da literatura e elaboração de um framework de escolha de modelo de negócio(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-26) Lima, Valdir Ramos [UNIFESP]; Lopes, Evandro Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0631574435962669As dark kitchens são estabelecimentos focados exclusivamente na produção de refeições para entrega, sem atendimento presencial ao cliente. Este modelo de negócio ganhou significativa popularidade durante a pandemia de 2020, impulsionado pelas restrições ao funcionamento de restaurantes tradicionais e pelo aumento da demanda por entregas em domicílio. No entanto, há uma escassez de estudos aprofundados sobre as características essenciais desse modelo que poderiam influenciar gestores a adotá-lo. Este estudo se dedicou a identificar as características que influenciam a tomada de decisão dos gestores na escolha pelo modelo de dark kitchens, em detrimento do modelo tradicional de restaurante com atendimento em salão ou outras variações possíveis. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão da literatura existente sobre o tema, utilizando artigos acadêmicos e matérias de sites especializados nos ramos de administração, gastronomia, marketing, atendimento ao cliente e negócios. Os resultados do estudo destacaram que os aspectos mais relevantes para o modelo de dark kitchens seriam os operacionais, de custo e de divulgação. Esses aspectos foram identificados como os principais fatores que podem influenciar a decisão dos gestores na adoção deste modelo de negócio. A partir disso, com base nos achados, foi elaborado um framework para auxiliar os gestores na análise detalhada do modelo de dark kitchens. Esse framework permitiria então uma avaliação criteriosa, ajudando os gestores a determinar se vale a pena adotar esse modelo em comparação com outras opções possíveis. O resultado obtido por este estudo contribui tanto para gestores, facilitando o processo pragmático de escolha de um modelo de negócio, quanto para acadêmicos, oferecendo uma base de conhecimento para futuras pesquisas que possam aprofundar a análise de elementos específicos do tema das dark kitchens.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Marketing digital e posicionamento de mercado no segmento de bebidas alcoólicas: estudo de caso da cervejaria Ambev(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-09) Ennes, Bruno Miranda [UNIFESP]; Barros, Regina da Silva de Camargo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9579445179400936O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa das articulações na comunicação de marketing em meios digitais implementadas pelas marcas Brahma e Cerveza Patagonia, ambas comercializadas pela Cervejaria Ambev Brasil, com o objetivo de discernir as diferenças no posicionamento de mercado adotado por marcas que se situam em segmentos distintos (intermediária e premium). A pesquisa utiliza uma abordagem netnográfica para coletar dados sobre as interações e comportamentos dos consumidores em ambientes digitais, permitindo uma compreensão aprofundada das dinâmicas culturais e sociais. É empregada uma análise descritiva para identificar padrões e tendências, contribuindo para uma visão clara do fenômeno estudado.