Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa por Título
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Acessibilidade para os estudantes com discalculia do desenvolvimento: orientações para o ensino superior e pós-graduação(ProPGPq - Unifesp, 2024-11-14) Merino, Sibele Medeiros; Sacaloski, Marisa; Santos, Flavia Heloísa dos; http://lattes.cnpq.br/9477397514354196Trata-se de um ebook que aborda o que é a discalculia, avaliação, diagnóstico, legislação de suporte à educação inclusiva e orientações práticas para docentes e discentes sobre os ajustes necessários para estudantes do Ensino Superior e pós-graduação quanto aos aspectos didático pedagógicos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Árvore da produção acadêmica da Pós-Graduação da UNIFESP (até o ano de 2019)(Unifesp, 2022-05) Palazzuoli, Mauricio Santos [UNIFESP]; Paes, Ângela Tavares [UNIFESP]; Slemian, Andréa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6991491816090142As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais são centros de ensino e de pesquisa que tem como um dos seus papéis prioritários formar e congregar profissionais que gerem conhecimento em cada uma de suas áreas. Esse conhecimento gerado na forma de publicações em periódicos, livros e patentes movimentam a comunidade científica e pautam os caminhos das pesquisas e das suas principais áreas de concentração. No Brasil das últimas duas décadas ao menos, observou-se uma expansão do sistema universitário e da pesquisa produzida, da qual a UNIFESP, após seu processo de expansão iniciado em 2015, é um dos exemplos mais expressivos. O presente trabalho tem como objetivo mapear a produção acadêmica da UNIFESP por meio do levantamento e análise lexicométrica da produção (que concebemos aqui como “árvore”), indicando suas principais áreas de concentração e contato. Diante do volume ininteligível de dados e informações disponíveis, faz-se necessário o uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para extrair, transformar e analisar esses dados, também para gerar visualizações desse corpus textual expondo as relações entre as diversas origens do conhecimento. Desenhar esse mapa de maneira visualmente atraente, inteligível e significativa, para fins de divulgação dos produtos entregues à sociedade também foi um de nossos objetivos. Para tanto desenvolvemos uma metodologia que apresentaremos circunstanciadamente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cartilha para estudantes de Pós-Graduação Estrangeiros(ProPGPq, 2023-11-09) ProPGPq, Coordenação de Programas e Projetos Internacionais [UNIFESP]; https://unifesp.br/reitoria/propgpq/A pós-graduação (stricto sensu) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) congrega vários cursos com formação intelectual e produção do conhecimento abrangendo todas as áreas de conhecimento (Exatas, Humanas, Biológicas e Saúde), e visa à formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados na respectiva área de atuação. No mestrado, busca-se a habilitação no desenvolvimento de ações didáticas bem como planejamento de ensino para a graduação da área escolhida. No doutorado, entretanto, tem-se como principal objetivo, a formação de pesquisadores com total domínio do conteúdo formal da área escolhida, discussão conceitual e atividade reflexiva, com o objetivo de torna-lo apto a desenvolver investigação científica de forma profissional e autônoma.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cartilha sobre estudantes com epilepsia no ensino superior e na Pós-graduação: o que o/a docente precisa saber?(Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - ProPGPq, 2024-12-05) Coordenadoria de Integração , ProPGPq [UNIFESP]; Escritório de Ações Afirmativas, ProPGPq [UNIFESP]; Martins-Berggreen, Haiane Stefane; Sacaloski, Marisa [unifesp]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426Epilepsia é um distúrbio cerebral resultante da predisposição contínua do cérebro em gerar crises epilépticas e pelas implicações neurobiológicas, cognitivas, psicossociais e sociais decorrentes dessa condição, caracterizada pela presença de ao menos uma crise epiléptica (International League Against Epilepsy-ILAE, 2014). Devido à variedade de causas e formas de investigação, “os perfis epidemiológicos variam grandemente pelos vários países e regiões, com prevalências oscilando entre 4 e 10/1000” universitários/as (DIAS, 2011, p. 3). Há inúmeras causas e manifestações da epilepsia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Deficiência Intelectual: orientações sobre ajustes específicos para estudantes(ProPGPq, 2023-12-01) ProPGPq, Coordenadoria de Integração Acadêmica [UNIFESP]; ProPGPq, Escritório de Ações Afirmativas [UNIFESP]; Machado, Márcia Di Santo de Melo; Molinari, Giovanna Lima; Marisa, Sacaloski [UNIFESP]; https://unifesp.br/reitoria/propgpq/A Deficiência Intelectual ou Transtorno do Desenvolvimento Intelectual é um transtorno com início no período do desenvolvimento e inclui déficits funcionais, intelectuais e adaptativos. Os déficits intelectuais abrangem funções como solução de problemas, raciocínio, pensamento abstrato, planejamento, juízo e aprendizagem. Já os déficits adaptativos envolvem os domínios conceitual, social e prático, relativos à independência e à responsabilidade social, envolvendo atividades comunitárias, sociais, habilidades acadêmicas e de vida diária. Os níveis de deficiência intelectual são classificados em graus: leve, moderado, grave e profundo. Estes níveis são definidos com base no comportamento adaptativo e descritos nos domínios conceitual, social e prático, com indicadores do nível de apoio requerido pela pessoa em cada situação. Do ponto de vista da vida diária e prática também há uma definição do nível de suporte que cada pessoa precisa. Há quatro níveis de suporte/apoio para as pessoas com deficiência intelectual: apoio intermitente, apoio limitado, apoio amplo e apoio permanente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas(Amer Soc Microbiology, 2016) Pereira, Ana Paula Dias [UNIFESP]; Paes, Angela Tavares [UNIFESP]; Sanchez, Zila M. [UNIFESP]OBJECTIVE: To analyze if characteristics of managers, schools, and curriculum are associated with the implementation of programs for drug abuse prevention in elementary and high schools. METHODS: Cross-sectional study, with random sample of 263 school managers. Data were collected between 2012 and 2013 by a program that sends forms via internet. A closed self-filling questionnaire was applied online. Statistical analysis included Chi-square tests and logistic regression models. The outcome variable was the presence of program for drug abuse prevention inserted in the daily life and educational program of the school. The explanatory variables were divided into: demographic data of the manager characteristics of the school and of the curriculum health education and drug use in the school. RESULTS: We found that 42.5% (95% CI 36.1-49.1) of the evaluated schools had programs for drug abuse prevention. With the multiple logistic regression model, we observed that the more time the manager has worked with education, the chance of the school having a program increased at about 4.0%. Experimenting with innovative teaching techniques also increased at about six times the chance of the school developing a program for drug abuse prevention. The difficulties in the implementation of the programs were more present in state and municipal schools, when compared with private schools, due to, for instance: lack of teaching materials, lack of money, and competing demands for teaching other subjects. CONCLUSIONS: The implementation of programs for drug abuse prevention in the city of Sao Paulo is associated with the experience of the manager in education and with the teaching strategies of the school.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guia de boas práticas acadêmicas(UNIFESP, 2021-10) Slemian, Andréa [UNIFESP]; Comparato, Bruno Konder [UNIFESP]; Antunes, Hanna Karen Moreira [UNIFESP]; Silva, Lucía [UNIFESP]; Leite, Nildes Raimunda Pitombo [UNIFESP]; Xander, Patricia [UNIFESP]; Mattos, Paulo Eduardo Orlandi [UNIFESP]; Malaspina, Thaciana [UNIFESP]; Santos, Vagner Rogério dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0921491281575273Todo saber científico é fruto de uma reflexão coletiva. Mesmo uma nova invenção reproduz ou coloca à prova conhecimentos acumulados ou partilhados pela comunidade científica. Reconhecer esse saber acumulado é um primeiro passo para o que se pode chamar de integridade ética, que envolve respeito aos trabalhos de nossos pares. Trabalhos acadêmicos são todos aqueles que, de alguma maneira, apresentam quaisquer resultados científicos. Os trabalhos acadêmicos podem estar relacionados a atividades de pesquisa, ensino e extensão. Neste guia, discute-se aspectos relacionados com a produção e a apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos. Independentemente de sua função e da sua proposta acadêmica (relatório, trabalho de conclusão de curso, dissertação, tese, artigo de periódico e outros), esses trabalhos podem ser fruto de uma construção coletiva. Assim, devem ser sempre pautados, desde sua concepção, em princípios éticos para: (I) preservar a integridade da produção; (II) proteger todos os envolvidos diretamente ou indiretamente, assim como os diversos órgãos e instituições participantes; (III) garantir a publicidade e a transparência das pesquisas de acordo com os princípios da “open science”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Manual para Coordenações de Programas de Pós-Graduação(ProPGPq, 2024-01-31) ProPGPq, Coordenadoria de Pós-Graduação [UNIFESP]; https://unifesp.br/reitoria/propgpq/O Manual para Coordenações de Programas de Pós-Graduação Unifesp tem por objetivo auxiliar na gestão dos programas de Pós-Graduação e facilitar o acesso à informação. O material é composto por uma visão geral das instâncias da Pós-Graduação na Unifesp e pelas principais informações para a coordenação de um Programa de Pós-Graduação, contendo breves definições, as competências e as atividades relacionadas, direcionando em muitos casos links com informações mais detalhadas. Desta forma, o manual visa facilitar o acesso às informações das principais demandas desempenhadas em PPG.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Orientações para implementação da reserva de vagas nos processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação da Unifesp.(UNIFESP, 2023-07-04) ProPGPq, Escritório de Ações Afirmativas; ProPGPq, Coordenadoria de Integração acadêmicaTrata-se de um documento que orienta os programas de pós graduação para o estabelecimento da política de reserva de vagas nos processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação da Unifesp.