Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

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    Acesso aberto (Open Access)
    Cartilha sobre estudantes com epilepsia no ensino superior e na Pós-graduação: o que o/a docente precisa saber?
    (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - ProPGPq, 2024-12-05) Coordenadoria de Integração , ProPGPq [UNIFESP]; Escritório de Ações Afirmativas, ProPGPq [UNIFESP]; Martins-Berggreen, Haiane Stefane; Sacaloski, Marisa [unifesp]; http://lattes.cnpq.br/3501056496991426
    Epilepsia é um distúrbio cerebral resultante da predisposição contínua do cérebro em gerar crises epilépticas e pelas implicações neurobiológicas, cognitivas, psicossociais e sociais decorrentes dessa condição, caracterizada pela presença de ao menos uma crise epiléptica (International League Against Epilepsy-ILAE, 2014). Devido à variedade de causas e formas de investigação, “os perfis epidemiológicos variam grandemente pelos vários países e regiões, com prevalências oscilando entre 4 e 10/1000” universitários/as (DIAS, 2011, p. 3). Há inúmeras causas e manifestações da epilepsia.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Deficiência Intelectual: orientações sobre ajustes específicos para estudantes
    (ProPGPq, 2023-12-01) ProPGPq, Coordenadoria de Integração Acadêmica [UNIFESP]; ProPGPq, Escritório de Ações Afirmativas [UNIFESP]; Machado, Márcia Di Santo de Melo; Molinari, Giovanna Lima; Marisa, Sacaloski [UNIFESP]; https://unifesp.br/reitoria/propgpq/
    A Deficiência Intelectual ou Transtorno do Desenvolvimento Intelectual é um transtorno com início no período do desenvolvimento e inclui déficits funcionais, intelectuais e adaptativos. Os déficits intelectuais abrangem funções como solução de problemas, raciocínio, pensamento abstrato, planejamento, juízo e aprendizagem. Já os déficits adaptativos envolvem os domínios conceitual, social e prático, relativos à independência e à responsabilidade social, envolvendo atividades comunitárias, sociais, habilidades acadêmicas e de vida diária. Os níveis de deficiência intelectual são classificados em graus: leve, moderado, grave e profundo. Estes níveis são definidos com base no comportamento adaptativo e descritos nos domínios conceitual, social e prático, com indicadores do nível de apoio requerido pela pessoa em cada situação. Do ponto de vista da vida diária e prática também há uma definição do nível de suporte que cada pessoa precisa. Há quatro níveis de suporte/apoio para as pessoas com deficiência intelectual: apoio intermitente, apoio limitado, apoio amplo e apoio permanente.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Cartilha para estudantes de Pós-Graduação Estrangeiros
    (ProPGPq, 2023-11-09) ProPGPq, Coordenação de Programas e Projetos Internacionais [UNIFESP]; https://unifesp.br/reitoria/propgpq/
    A pós-graduação (stricto sensu) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) congrega vários cursos com formação intelectual e produção do conhecimento abrangendo todas as áreas de conhecimento (Exatas, Humanas, Biológicas e Saúde), e visa à formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados na respectiva área de atuação. No mestrado, busca-se a habilitação no desenvolvimento de ações didáticas bem como planejamento de ensino para a graduação da área escolhida. No doutorado, entretanto, tem-se como principal objetivo, a formação de pesquisadores com total domínio do conteúdo formal da área escolhida, discussão conceitual e atividade reflexiva, com o objetivo de torna-lo apto a desenvolver investigação científica de forma profissional e autônoma.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Manual para Coordenações de Programas de Pós-Graduação
    (ProPGPq, 2024-01-31) ProPGPq, Coordenadoria de Pós-Graduação [UNIFESP]; https://unifesp.br/reitoria/propgpq/
    O Manual para Coordenações de Programas de Pós-Graduação Unifesp tem por objetivo auxiliar na gestão dos programas de Pós-Graduação e facilitar o acesso à informação. O material é composto por uma visão geral das instâncias da Pós-Graduação na Unifesp e pelas principais informações para a coordenação de um Programa de Pós-Graduação, contendo breves definições, as competências e as atividades relacionadas, direcionando em muitos casos links com informações mais detalhadas. Desta forma, o manual visa facilitar o acesso às informações das principais demandas desempenhadas em PPG.
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    Restrito
    Orientações para implementação da reserva de vagas nos processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação da Unifesp.
    (UNIFESP, 2023-07-04) ProPGPq, Escritório de Ações Afirmativas; ProPGPq, Coordenadoria de Integração acadêmica
    Trata-se de um documento que orienta os programas de pós graduação para o estabelecimento da política de reserva de vagas nos processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação da Unifesp.