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Navegando EFLCH - Livros por Palavras-chave "Arte na Europa"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1.(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Dias, Elaine [UNIFESP]; Novelli Duro, Fabriccio Miguel; http://lattes.cnpq.br/8651231758923233; http://lattes.cnpq.br/1825836107151271As pesquisas científicas realizadas no Brasil sobre obras artísticas produzidas entre os séculos XVIII e início do século XX adquiriram, nos últimos tempos, múltiplas facetas. Sintoma da ampliação dos programas de pós-graduação nas universidades brasileiras e igualmente dos cursos de graduação criados desde 2009, os campos de interesse se multiplicaram e novas discussões foram propostas de acordo com o avanço na reflexão sobre as artes, sobre as coleções e sobre a reparação de desigualdades históricas presentes em nossas sociedades. Ao lado destas questões, os estudos a respeito da atuação de artistas brasileiros e estrangeiros, da agência de suas obras frente a questões políticas e sociais, da compreensão da imagem como instrumento de persuasão social e de divulgação de ideias voltadas à questão do nacional, do debate e da denúncia de determinadas condições humanas, estão no foco das pesquisas desenvolvidas nos mais diferentes níveis acadêmicos, da iniciação científica ao pós-doutoramento. São trabalhos desta natureza, orientados por Elaine Dias na graduação em História da Arte e no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que compõem o primeiro volume da série Arte, Circulações e Transferências: História da Arte em Pesquisas organizado por Elaine Dias e Fabriccio Miguel Novelli Duro. O livro é composto por oito textos que correspondem a recortes das pesquisas em níveis de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado: “A educação faz tudo de Jean-Honoré Fragonard: uma pintura do século XVIII no MASP” escrito por Fabriccio Miguel Novelli Duro; “Francisco de Goya e os retratos de Maria Luísa, Carlos IV e sua família: a retratística de estado no contexto espanhol pós-revolução francesa” por Francisco Fontanesi Gomes; “O Naufrágio, de J. M. W. Turner: a paisagem em movimento e suas cores entre a terra e o mar” por Elizabete Maria da Silva; “Jean-Baptiste Debret e o pano de boca de 1822: o lugar da pintura de história no teatro da corte” por Marcela Dantas Camargo; “A Morte de Atala de Rodolpho Amoedo e os diálogos entre os romantismos francês e brasileiro” por Vitoria Amadio de Oliveira; “Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto: um estudo sobre o retrato coletivo de Almeida Júnior” por Natália Cristina de Aquino Gomes; “Fascinação, de Pedro Peres: a representação da desigualdade racial na infância no cenário artístico pós-abolição” por Nathalia Azevedo de Paula; e “Da posse de Deodoro à assinatura da Constituição: a construção da identidade republicana nas pinturas de Eliseu Visconti” por Fabíola Cristina Alves.