EFLCH - Livros
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando EFLCH - Livros por Palavras-chave "Arte brasileira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Encruzilhada. Artigos dos estudantes de arte contemporânea da Unifesp (2023)(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; Pires, Catarina Silva [UNIFESP]; Souza, Larissa Silva de [UNIFESP]; Miramontes, Luana [UNIFESP]; Jean, Marci [UNIFESP]; Alcarde, Yasmin Tainá Lana de [UNIFESP]; Lima, Ingrid Dos Santos [UNIFESP]; Costa, João Henrique Lopes da [UNIFESP]; Marques, Yago Maciel [UNIFESP]; Rocha, Romario Lopes [UNIFESP]; Gomes, Gustavo Bitencourt [UNIFESP]; Dias, Camila Oliveira [UNIFESP]; Santos, Thaynná Baltazar dos[UNIFESP]; Guedes, Beatriz [UNIFESP]; Melo, Gabriella [UNIFESP]; Francesquini, Maria Sueli de Camargo [UNIFESP]; Almeida, Raphael Gomes de [UNIFESP]; Morita, Yumi [UNIFESP]; Araújo, Isadora Trindade [UNIFESP]; Santo, Micaele Silva [UNIFESP]; Rocha, Karina Braga da [UNIFESP]; Campos, Maria Eduarda [UNIFESP]; Soares, Juliane Pereira [UNIFESP]; Silva, Gabrielly A. Santiago da [UNIFESP]; Lima, Gabrielle Pereira [UNIFESP]; Marzola, Ana Paula [UNIFESP]; Mões, Gustavo [UNIFESP]; Campos, Hellen [UNIFESP]; Baba, Luccas Ryoichi Kimura [UNIFESP]; Reis, Mariana [UNIFESP]; França, Milena [UNIFESP]; Yamaguchi, Ângela Harumi [UNIFESP]; Marassi, Beatriz [UNIFESP]; Porfirio, Beatriz [UNIFESP]; Mayumi, Cristiane [UNIFESP]; Agbanusi, Gladys Uju Balbino [UNIFESP]; Calixto, Fernanda [UNIFESP]; Capelli, Thalles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7983341512092040A arte contemporânea é, acima de tudo, multidisciplinar. A experimentação e a quebra de limites são primordiais para a existência desse campo tão vibrante e diversificado que permite que os artistas se expressem de forma livre, provocativa, desconcertante, e até controversa, incentivando o público a refletir sobre a percepção do mundo ao seu redor. ENCRUZILHADA é um projeto que reúne, não só, uma série de artigos, mas a tentativa de ampliar os horizontes da arte contemporânea, dialogando com suas inquietações e desafiando as hierarquias estabelecidas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Retrato de artista no ateliê: a representação de pintores e escultores pelos pincéis de seus contemporâneos no Brasil (1878-1919)(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Gomes, Natália Cristina de Aquino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1594049463362035Esta publicação originalmente apresentada como dissertação (mestrado) do PPGHA da EFLCH-UNIFESP e aqui publicada como e-book – um dos dois primeiros volumes da Coleção ARTE EM PESQUISA, criada em 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte-PPGHA, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-EFLCH da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP – trata sobre um estudo de retratos de artistas no ateliê, de pintores e escultores atuantes ao longo do século XIX e início do século XX no Brasil, realizados por seus contemporâneos. Nestes retratos, os artistas são representados por seus pares em ateliês, elegantemente posando ou individualmente em meio ao ofício e coletivamente, ao lado de outros artistas ou amigos. A pesquisa busca entender de que maneira a modalidade do retrato de artista no ateliê denota a importância e afirmação de sua figura como pintor ou escultor, além da legitimação de sua posição social como artista por meio do reconhecimento de seu ofício. Para isto, foi levado em consideração os modelos visuais e gêneros internacionais e os estudos atuais acerca da temática do ateliê e a questão do autorretrato, sobretudo como ponto de análise e comparação entre as obras, identificando ainda as diferenças e semelhanças na imagem feita por si próprio e por outro artista. O estudo aborda também a questão da literatura e a presença dos artistas e de seus ateliês nos romances do século XIX, a fim de investigar como foram narrados nas páginas lidas pela sociedade da época, assim como recuperar a discussão bibliográfica da representação do artista e do ateliê e a crítica de arte do período em jornais ou revistas da época. Desta forma, na análise dos retratos estudados foi identificado se estes estiveram nas Exposições Gerais de Belas Artes ou em mostras individuais e as possíveis relações entre estes retratos e a fotografia, visto que muitos artistas eram partidários da técnica de captura de imagens na produção de suas obras, registrando alguns em seus ateliês por meio da técnica. Além disso, as condições socioculturais dos ateliês retratados foram analisadas no intuito de compreender e ampliar as questões artísticas do período, as relações sociais entre os artistas (retratado e retratista) e a instituição acadêmica e os locais de trabalho no Rio de Janeiro e no exterior. A publicação busca demonstrar, então, as múltiplas facetas do ateliê e a relevância do tema para o estudo da arte brasileira de fins do século XIX e início do século XX, assim como de seus artistas que se autorrepresentaram ou representaram seus contemporâneos nos espaços dos ateliês.