Navegando por Palavras-chave "Unified health system"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosAs ações judiciais e suas impliações para a assistência farmacêutiva e a locação de recursos do SUS(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Vieira, Fabiola Sulpino [UNIFESP]; Zucchi, Paola [UNIFESP]Objetivo: Descrever os efeitos das ações judiciais que requerem da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) o fornecimento de medicamentos, em relação a aspectos da Política Nacional de Medicamentos e diretrizes do SUS. Métodos: A unidade de análise do estudo é o processo movido pelo cidadão contra a SMS-SP e o período estudado foi de janeiro a dezembro de 2005. Foi padronizado um formulário para a coleta de dados. Resultados: Em 2005 foram impetradas 170 ações contra a SMS-SP requerendo o fornecimento de medicamentos. Os serviços do SUS originaram 59 por cento das prescrições (26 por cento municipais e 33 por cento os demais). Câncer e diabetes foram as doenças mais referidas (59 por cento). Fazem parte de listas do SUS 62 por cento dos itens solicitados. O gasto total foi de 876 mil reais, efetuado somente para itens não¬selecionados (que não fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais). A disponibilidade de alternativa terapêutica para esses itens mostrou que 73 por cento poderiam ser substituídos. Do gasto total, 75 por cento foram destinados à aquisição de antineoplásicos. Desses, 2 não estão registrados no Brasil e a maioria carece de mais estudos que fundamentem sua eficácia. Conclusões: A maioria das demandas por medicamentos geradas por ações judiciais poderia ser evitada se a organização do SUS e suas diretrizes tivessem sido consideradas, tanto para o atendimento em oncologia quanto em relação à observância das relações de medicamentos essenciais. Quando estas questões não são observadas, esfacela-se a Política Nacional de Medicamentos, comprometendo o acesso e o uso racional de medicamentos no SUS, além da eqüidade no acesso.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das Práticas Integrativas e Complementares no Contexto da Atenção Básica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-04) Lima, Lury Vignoli de [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho de conclusão do curso de Psicologia trata de uma revisão bibliográfica sobre práticas integrativas e complementares realizadas na atenção primária a saúde brasileira a partir de 2006, ano em que as primeiras destas práticas foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde. O material obtido foi classificado em dez eixos temáticos. Um destes eixos temáticos foi definido de forma parcial para maior aprofundamento neste documento. As informações obtidas em todos os artigos do eixo temático “Implementação” foram organizadas de forma que dados essenciais para sua contextualização fossem mais facilmente acessados, e as particularidades presentes em cada artigo listadas. As informações sobre local onde foi realizada a pesquisa, número e profissão de entrevistados foi exposta e comparada entre si. Em um segundo momento foram apontadas de que maneiras a adoção de PICS tem se dado e quais benefícios são mencionados em relação a elas por ambos profissionais e usuários. Por fim, realiza-se o confronto os dados trazidos por pesquisadores com as publicações oficiais do Ministério da Saúde e leis que organizam o uso de práticas integrativas e complementares.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O aprendizado sobre os recursos do Sistema Único de Saúde na residência em radiologia(Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, 2014-06-01) Oliveira, Aparecido Ferreira de; Lederman, Henrique Manoel [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To investigate the learning on the management of resources of the Unified Health System (Sistema Único de Saúde - SUS) and its interfaces with private institutions in the radiology residency program of Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo, in order to improve radiologists' training. Materials and Methods: Exploratory research with quantitative and qualitative approach to residents, faculty staff and preceptors of the program, utilizing Likert questionnaires (46), deepening interviews (18) and categorization based upon meaning units (thematic analysis). Results: Sixty-three per cent of the respondents claim the non-existence of an opportunity for the residents to be acquainted with the management of SUS resources, and were even more categorical (76%) regarding the knowledge about resources from private institutions in the intersection with SUS. Conclusion: The learning on the management of SUS resources represents a relevant challenge to be overcome by residency programs, considering the extensiveness and complexity of the Brazilian health system, that is not sufficiently approached during the program, even in its most basic aspects, with daily experiences involving an excessive number of patients and a busy agenda, besides the inadequate public health infrastructure. The present study indicates the need for a greater emphasis on the development of the learning on aspects related to the management of resources from the SUS, assimilating particularities and overcoming the frequent difficulties, thus improving the training of radiologists.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Financiamento e gestão da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde: uma análise sobre a garantia do direito à assistência terapêutica integral(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-11-24) Vieira, Fabiola Sulpino [UNIFESP]; Zucchi, Paola [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivos. Descrever e discutir a política de financiamento e gestão da assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde – SUS, segundo sua adequação para assegurar o direito do cidadão à assistência terapêutica integral. Métodos. Foram utilizados dados de execução orçamentária, obtidos de dois sistemas de informação, a fim de apresentar os valores alocados pelas esferas de governo para a aquisição de medicamentos. Análise mais detalhada foi feita para a modalidade de aplicação direta, comparando-se os valores alocados per capita entre os estados e entre municípios com portes diferenciados de tamanho de população. Um questionário eletrônico foi utilizado para a coleta de dados sobre a gestão da assistência farmacêutica. Resultados. Houve aumento do gasto com medicamentos no SUS de 2005 a 2009, a participação em relação ao gasto total com ações e serviços públicos de saúde foi de 7,8% em 2008 e o gasto per capita com medicamentos é inferior ao de países que têm sistema universal de saúde. Verificou-se que a média do gasto per capita dos municípios que têm até 5 mil habitantes é 3,9 vezes maior que daqueles com mais de 500 mil habitantes e comprovou-se a existência de lacunas quanto à cobertura por política de assistência terapêutica para algumas doenças. Foram identificados problemas na gestão da assistência farmacêutica. Conclusão. Há limitações no financiamento e gestão da assistência farmacêutica no SUS, que podem comprometer o acesso a medicamentos, seu uso racional e, conseqüentemente, o direito à assistência terapêutica integral.
- ItemEmbargoPráticas Integrativas e Complementares - no SUS: panorama da política nas capitais do país e Distrito Federal na atenção primária à saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-15) Seerig, Carina Dias [UNIFESP]; Ferraz, Helena Onishi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8050506821347153As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são assim descritas por serem abordagens terapêuticas heterogêneas que complementam a medicina convencional e estão focadas principalmente no indivíduo, buscando, através da escuta acolhedora, a prevenção e recuperação da saúde do paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2002 publicou um documento com o intuito de apoiar e incentivar os países membros da organização a utilizarem as PICs em seus sistemas de saúde. No Brasil, as PICs foram inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS) através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no ano de 2006. Atualmente, são ofertadas 29 práticas através da PNPIC no SUS, contudo, algumas práticas da Medicina Tradicional Chinesa e práticas religiosas não são contempladas pela política, mesmo sendo realizadas em muitas regiões do país no SUS. A PNPIC incentiva a realização das PICs em qualquer dos níveis de atenção do SUS mas, principalmente, na Atenção Primária ou Atenção Básica, por ser o nível de atenção mais próximo da população. Com isso, objetivou-se através desse trabalho analisar o panorama das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde nas 26 capitais do Brasil e Distrito Federal. A análise do panorama das PICs na Atenção Primária nas capitais do Brasil e Distrito Federal através dos sistemas de informação disponibilizados pelo Governo Federal, DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) e SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica) mostrou a desigualdade entre as capitais do país e Distrito Federal na oferta de atendimento das Práticas Integrativas e Complementares, indicando que as regiões mais desenvolvidas e com maior poder econômico, como o estado de São Paulo, oferecem maiores investimentos em saúde e, por conseguinte, maior número de atendimento das PICs.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quando o imprevisto bate à porta: atuação do enfermeiro no atendimento à demanda espontânea na estratégia saúde da família(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016) Felix, Gisele Barreto [UNIFESP]; Bretas, Ana Cristina Passarella [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4622233921947299; http://lattes.cnpq.br/8279122250233503; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Family Health Strategy, which is the official policy of primary health care in Brazil, was created as an attempt to implement the principles and guidelines of the Brazilian Health System. It is the point of preferential access to the system, and, therefore, must be prepared to respond to the health needs of every day users presented to workers. It works with the programmed monitoring of the enrolled population, but it must also have the “door open” to accept what cannot be programmed: eventualities and the spontaneous demand. This study aimed to understand the nurses' work to care in the spontaneous demand in the Family Health Strategy. It is a case study which was built through a qualitative approach. The unit of analysis are 17 nurses working in 17 primary care health centers of the administrative district Jardim Angela, in São Paulo. The 17 semi-structured interviews were conducted in May 2014. The results describe the organization of spontaneous demand care in the health centers and how nurses, identified as mainly responsible, are organized and act on it. The difficulties faced, the resolution and the sources of pleasure/pain are determined by the significance of the activity for the professional. The relationship with the user is marked by disagreements and frustration which often are not possible to give answers according to the need and expectation of it. However, there are attitudes and circumstances that can make this delightful meeting and a source of motivation. Despite the lack of reflection on their practice in care to the spontaneous demand, nurses believe that it expresses the portray of professional “handyman”, and he is the most qualified professional in the service. Facilities, difficulties and opportunities for improvement in spontaneous demand care were listed. The resolution, humanization and the encounter with the user were addressed in greater depth in Chapter discussion. This study allowed us to understand through the nurse look how to act in care to the spontaneous demand in the Family Health Strategy. The challenge of being in a place that theoretically has the responsibility to accept all complaints from users, to develop appropriate responses and provide comprehensive care to the individual, without the guarantee of the necessary requirements to do so. We advocate the importance of placing the care of life in the center of production of health care to achieve the desired transformations. We show the existence of nurses in the system capable doors and committed to their work, but they can contribute more to the strengthening of the Brazilian Health System SUS. A system that works not just for a few characters, but for all actors, where the worker's appreciation is also a priority.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A relação entre Universidade e serviço: com a palavra os profissionais de saúde(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-10-13) Vasconcelos, Ana Cláudia Freitas de [UNIFESP]; Frutuoso, Maria Fernanda Petroli [UNIFESP]; Stedefeldt, Elke [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5590674723055512; http://lattes.cnpq.br/4750299902344077; http://lattes.cnpq.br/8798650072309699; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista campus (UNIFESP-BS) presents innovative pedagogical proposal with broad inclusion of students? activities in health services in the city of Santos, in the perspective of an interprofessional teamwork and integrality care. It is believed that the teaching-service integration brings moments of reflection and changes the practices of the professional in their units, causing a new way to produce health. This project aims to describe and analyze the insertion of the activities of UNIFESP-BS, in the perspective of health professionals. An exploratory research was conducted from the qualitative approach using documentary analysis and semi-structured interviews applied to the primary health care professionals (community health workers, nurses and unit chiefs) and the SEATESC team (Care in Community Health Work) involved in actions in UNIFESP-BS (Health Work Axis modules, mandatory internships and Integrated Multi Professional Residence in Health Care). Interviews were analyzed according to the content analysis, the thematic type. UNIFESP-BS services actions have been recognized by professionals and considered important when related to the reflections on practices and care, bringing a new look to how the health professional acts. However, professionals point out the difficulty of identifying and / or differentiate each action, often with indirect participation, without participating in the whole planning of activities, among others. The academy-service partnership as a driving force of changing practices can highlight as positive, since many professionals feel provoked to seek new knowledge and new doings as well. They can recognize a more dedicated care look when monitoring students in their activities, but do not feel responsible for training, considering sometimes the monitoring of students work overload. The Multidisciplinary Residence is the activity pointed by professionals as the most relevant to the transformation of practice. The vocational training proposed by UNIFESP-BS, in accordance with the policy guidelines of national and international training comes in construction with advances and challenges. Several strategies have been implemented in order to strengthen the relationship between UNIFESP-BS and the SMS-Santos as Care specialization course in network and planning meetings and shared assessment of actions at different levels of management. This way of approach between academia and service has advanced the promotion of qualified meetings and has been recognized as beneficial for all actors in this journey: professionals, teachers, students, users and managers.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ressignificando a formação profissional do cirurgião-dentista para a Saúde Pública(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009) Piccinini, Denise Pinto da Fonseca [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O debate sobre a formação universitária perpassa o perfil do profissional que está sendo formado nas universidades e sua futura inserção no mercado de trabalho, especialmente no serviço público. Os processos profundos de transformação de recursos humanos são complexos e envolvem mudanças que demandam um tempo de construção. O objetivo do presente estudo foi analisar os princípios que orientam a formação profissional em Odontologia vinculados ao ensino para a prática no serviço público. A investigação foi centrada em uma abordagem quanti-qualitativa, coletando informações relevantes à compreensão teórica e prática do tema estudado. Foram realizados questionários com dezesseis cirurgiõesdentistas que atuam na atenção básica do sistema de saúde dos oito municípios que fazem parte da Baixada Santista e Costa da Mata Atlântica. Resultaram em pilares direcionadores das entrevistas semiestruturadas aplicadas à oito cirurgiões-dentistas egressos à até cinco anos. Com os dados coletados, procedeu-se à análise por meio de três eixos temáticos: a prática, a formação e propostas e sugestões. A pesquisa mostrou que os cirurgiões-dentistas inseridos no sistema de saúde vigente aprendem com a prática diária, enfatizando a Educação Permanente. A formação com ênfase tecnicista se confronta com a realidade e as diretrizes da política nacional de saúde, reafirmam a necessidade de revisão curricular, com base nas diretrizes e reforçam a importância de maior estreitamento da relação com o serviço público de saúde enquanto campo de prática e formação, de tal forma que os profissionais possam contribuir efetivamente para qualificação dos Sistema Único de Saúde, através de uma análise contextualizada e propositiva.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tratamento cirúrgico de carcinomas cutâneos pelo Sistema Único de Saúde: análise de custos(Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2013-12-01) Bócoli, Karine Helena; Veiga, Daniela Francescato [UNIFESP]; Cabral, Isaías Vieira; Carvalho, Marcelo Prado de; Novo, Neil Ferreira [UNIFESP]; Veiga Filho, Joel [UNIFESP]; Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Universidade do Vale do Sapucaí; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); UNIVÁS Serviço de Cirurgia Plástica Divisão de Cirurgia PlásticaOBJECTIVE: To analyze the costs of the surgical treatment of cutaneous carcinomas held in the Plastic Surgery service at a university hospital in patients of the Unified Health System (SUS). METHODS: we included seventy-one patients recorded their demographic and operation data. For analysis of direct costs we considered the period of patient hospitalization, including human and material costs. RESULTS: The average equipment cost per procedure was R$ 324.70, and the mean cost of hospital service, according to the table of SUS, was R$ 193.66. Thus, we obtained an average total cost of R$ 518.36 per procedure. However, the average amount refunded by the SUS per hospital procedure was R$ 429.19. CONCLUSION: Surgical treatment of cutaneous carcinomas generated for the hospital an average deficit of R$ 89.16 per procedure.