Navegando por Palavras-chave "Primeira infância"
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- ItemSomente MetadadadosAvaliação do desenvolvimento motor em uma amostra epidemiológica de pré-escolares(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-17) Silva, Erika Felix [UNIFESP]; Caetano, Sheila Cavalcante [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloHuman development represents a set of processes, from biological to sociocultural, that are continuously reorganized, producing changes in actions, perceptions, activities and interactions between the individual and the environment around them. The development of motor skills is fundamental for physical, mental and emotional adaptation, especially in childhood. It is also in early childhood that several risk factors can be observed and motor milestones followed clearly, facilitating the early identification of children with motor difficulties. Objective: To evaluate motor development and associate with activity habits, such as screen time, physical activity level and sleep duration, as well as indicators of mental disorders such as internalizing and externalizing symptoms, in a representative sample of children aged 4 to 6 years, from the public school system, in a city in the metropolitan region of São Paulo. Method: This is a cross-sectional study, in which the epidemiological sample was randomized for evaluation in 926 children in 23 preschools. Motor development was evaluated using the Motor Development Scale (EDM). In the statistical analyses, the following techniques were used: (1) descriptive analysis – to sum up the data; (2) logistic and multinomial regression - to verify associations between variables; (3) latent class analysis - to verify child development profiles. Results: they were presented in two articles, and Article 1 evaluated the motor development and the profile of preschool children's activity habits; and demonstrated that excessive screen time increased the risk of children performing poorly by 72%. In Article 2, we identified 3 development profiles, and 48.6% of the children in the sample did not present any risk. Another result indicates that low motor motricity was associated with higher scores of internalizing and externalizing problems. Conclusion: Given the evidence and importance of the results discussed in the thesis, in which it was verified the importance of motor skills in the integral development of preschoolers, the data of this study may be useful for the construction of interventions in this area, as well as assist professionals, researchers and educational management in the evaluation and improvement in the motor repertoire of children.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ciências e tecnologia na educação infantil: relações de gênero em intervenções lúdicas na primeira infância(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-27) Araujo, Paula Teixeira [UNIFESP]; Santos, Emerson Izidoro; http://lattes.cnpq.br/5505969975499859; http://lattes.cnpq.br/1772144605308301Esta pesquisa apresenta o resultado de uma investigação sobre como meninas e meninos interagem, demonstram conhecimento e (des)interesses por temáticas científicas e tecnológicas em meio a intervenções lúdicas realizadas no contexto da educação infantil. Foi realizada no contexto da educação infantil, em uma escola do município de Guarulhos, São Paulo. Caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, e adota múltiplos instrumentos e procedimentos metodológicos em busca de lidar com os desafios de um estudo com e sobre as crianças além das participantes adultas. São considerados como participantes as 32 crianças, de 5 anos, e as adultas, professora e pesquisadora, implicando em um papel ativo destas no processo de pesquisa. A investigação buscou responder a questão norteadora: Como se dão as interações das meninas e meninos, em torno de temáticas científicas e tecnológicas abordadas por meio de intervenções lúdicas realizadas no espaço da educação infantil? Teve como motivação estudos recentes sobre a permanências das desigualdades de gênero no campo da Ciência e Tecnologia, em especial acerca da baixa representatividade feminina nas ciências exatas, e nas áreas denominadas STEM, apontando a necessidade de observar como se dão as interações das meninas e meninos com essas temáticas desde a primeira infância. Para isso, foram planejadas e desenvolvidas intervenções lúdicas com temáticas específicas (céu, mar, espaço e terra), com o intuito de criar um cenário propício para o processo de produção dos dados. Os registros foram realizados por meio de fotos, gravações de áudio e vídeo, identificando as interações das meninas e meninos em torno dos temas abordados. O processo de análise contou com a categorização de episódios com foco em três aspectos, a produção da cultura de pares, as manifestações de interesse e conhecimentos pelos temas e as relações de gênero, tendo como base referências dos estudos sociais da infância. Como resultado, identificamos diversas maneiras que as meninas e meninos expressam seus interesses e conhecimentos pelos temas abordados, utilizando várias linguagens. Em momentos específicos, notamos maior participação ativa dos meninos ao comentarem sobre determinados aspectos, apresentando um repertório mais amplo ao realizarem perguntas e expressarem seus conhecimentos em torno das temáticas, conforme observado em alguns episódios. Entendemos ser necessário novos estudos sobre os interesses, manifestações e produção das culturas infantis em torno de temáticas que envolvem conhecimentos científicos e tecnológicos, em diferentes contextos, assumindo as crianças como plurais e múltiplas, considerando as diversas categorias sociais que as constituem e atravessam as suas experiências de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-27) Reis, Jorlane da Silva [UNIFESP]; Cardoso, Thiago da Silva Gusmão [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3278338196915403; http://lattes.cnpq.br/2446452058339236O Questionário de Envolvimento Parental no Jardim-de-Infância Versão para Pais (QEPJI-VP), foi adaptado ao contexto brasileiro e trata-se de um instrumento que avalia o envolvimento dos pais com o ambiente escolar, em termos da comunicação entre escola e família, comportamentos parentais proativos e reativos de envolvimento em atividades escolares, e em atividades de aprendizagem em casa. Questionários para avaliação do envolvimento parental em âmbito pré-escolar, em língua portuguesa, são escassos e necessários, uma vez que mensurar tal engajamento possibilita elucidar características e comportamentos dos alunos, assim como, fortalece o vínculo entre escolas e famílias. Objetivos: O objetivo principal deste estudo foi validar para o contexto brasileiro a versão adaptada do QEPJI-VP, coletando evidências de validade dos escores e a adequação dos seus fatores. Objetivou-se também analisar as evidências de validade convergente entre o QEPJI-VP e E-CPPC, testar se a estrutura fatorial da QEPJI-VP original corresponde à versão traduzida e adaptada, avaliar a consistência interna e fidedignidade da QEPJI-VP, e investigar a influência de fatores sociodemográficos, especialmente diferenças regionais e familiares, sobre o envolvimento parental de crianças de 0 a 5 anos de idade. Método: A coleta foi realizada por meio de formulário online (Google Forms), a uma amostra de 349 pais de crianças de 0 a 5 anos de idade, matriculadas em escolas de educação infantil no Brasil. Resultados: a partir da amostra, foi possível validar o QEPJI-VP. A análise de correlação de Pearson entre a QEPJI-VP e a E-CPPC indicou uma correlação fraca entre os instrumentos (r = 0,315; p < 0,01), todavia, os itens apresentaram cargas fatoriais adequadas, com cargas fatoriais elevadas em seus respectivos fatores. Os índices de ajuste do modelo foram adequados (X2 = 347,071, gl = 208; p < 0,001; RMSEA = 0,044; CFI = 0,993; TLI = 0,991). As evidências de validade relacionadas às estruturas fatoriais indicaram a necessidade de redução do QEPJI-VP a dois componentes, além disso, cinco itens do questionário original foram removidos. A fidedignidade composta dos fatores também se mostrou aceitável (acima de 0,70) para todos os fatores. Não foram encontradas diferenças regionais discrepantes, exceto quando se tratando de fatores socioeconômicos e de estrutura familiar. Conclusão: o QEPJI-VP demonstrou evidências de validade convergente com outra medida de aspectos positivos da parentalidade e boa consistência interna.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fatores psicossociais na infância e uso de substâncias na adolescência: revisão sistemática e metanálise(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-30) Santos, Juliana Pinto Moreira dos [UNIFESP]; Fidalgo, Thiago Marques [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2125056709432095; http://lattes.cnpq.br/1146552774649254Esta dissertação tem como objetivo examinar os efeitos longitudinais de fatores psicossociais e demográficos do período prénatal e da primeira infância sobre o uso de substâncias na adolescência. Para isso, compreende uma revisão sistemática e uma metanálise a partir de artigos científicos publicados entre janeiro de 1988 e setembro de 2022, levantados das bases de dados bibliográficas PubMed, Embase e Scopus. Foram selecionados estudos observacionais que examinaram fatores psicossociais e/ou demográficos durante o período prénatal ou a primeira infância (0–8 anos) e a associação destes com o uso de substâncias na adolescência (11–19 anos). Foram extraídos de cada estudo dados referentes a características da população, exposições analisadas (sexo, raça, etnia, status socioeconômico, histórico de maustratos, risco contextual cumulativo etc.), desfechos, resultados e limitações. Tais estudos tiveram sua qualidade avaliada por meio da escala de Newcastle Ottawa para avaliação de estudos observacionais. As análises estatísticas consideraram como o desfecho agregado (uso de substâncias ao longo da vida) e individual (tipo de substância e padrão de uso). Todas essas análises foram realizadas por meio do software R (versão 4.1.0). 47 estudos foram incluídos na revisão sistemática e 32, utilizados para a metanálise. O sexo masculino aparece associado à maior probabilidade de uso de substâncias em geral (OR=1.25; 95%CI:1.031.53) e ao início de substâncias (OR=1.35; 95%CI: 1.141.60). A raça negra é associada à menor probabilidade de uso de substâncias em geral (OR=0.57; 95%CI: 0.350.91), enquanto a raça branca, à maior probabilidade de uso de álcool (OR=2.06; 95%CI: 1.044.08). Por fim, níveis socioeconômicos mais altos são associados à menor probabilidade de uso de nicotina (OR=0.65; 95% CI: 0.470.89). É possível concluir que sexo masculino, raça branca e baixo nível socioeconômico estão associados à maior probabilidade de uso de substâncias na adolescência. A consideração desses preditores pode guiar políticas públicas para prevenção e tratamento dessa condição.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fundamentos das artes na Educação Infantil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07) Gobbi, Márcia AparecidaMÓDULO 2: Fundamentos das artes na Educação Infantil Autora: Márcia Aparecida Gobbi - Cultura e infâncias: Este módulo apresenta um estudo de conceitos relacionados à educação da criança pequena e suas expressividades artísticas enquanto leitura do mundo por crianças de 0 a 5 anos de idade. Planejamento de tempos e espaços na Educação Infantil: o tempo da criança e a experiência ininterrupta na arte, como um projeto da escola. A criança e leitura do mundo ressignificada por suas produções artísticas. O desenho como expressões artístico-culturais na Educação Infantil. - Aula 1: Culturas infantis e as crianças. Mas afinal, o que isso tem a ver com artes na educação infantil? Esta aula tem por objetivo fazer conhecer e refletir sobre concepções de infância e crianças como construtoras de culturas. - Aula 2: Arte como exercício de vida Esta aula tem como objetivo fazer conhecer a relação entre artes, manifestações expressivas e a primeira infância. - Aula 3: Desenhos de meninas e meninos: artefatos culturais e manifestações expressivas das crianças Esta aula propõem a discussão sobre manifestações expressivas das crianças, desenho essencialmente. - Aula 4: As mostras culturais em debate: para que e para quem elas são feitas? Esta aula traz uma reflexão sobre a forma como as produções das crianças são expostas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Intervenção precoce no transtorno do espectro autista: educação permanente fortalecendo a rede de cuidado(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-11) Patti, Lucimara Patricia [UNIFESP]; Nicolau, Stella Maris [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3496625318980062; http://lattes.cnpq.br/3428811474396161; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Ministério da Saúde institui em 2012 a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência que sistematiza a Linha de Cuidado para a Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do SUS. No município de Praia Grande/SP instituiu-se em 2018 o SIPTEA, serviço que, frente à baixa detecção de risco das crianças com TEA pela Atenção Básica, passa a empreender ações de Educação Permanente em Saúde junto aos profissionais desses serviços a fim de sensibilizá-los e instrumentalizá-los na detecção e intervenção precoce dos sinais de TEA, qualificando ações junto à criança e sua família ainda na primeiríssima infância, fato que comprovadamente impacta positivamente no prognóstico. O objetivo dessa pesquisa é compreender a intervenção precoce no TEA na atenção básica, e os sentidos das ações de educação permanente em saúde para a mudança na abordagem dos profissionais da Atenção Básica, com foco no trabalho em equipe e em rede junto às crianças com sinais de risco para TEA. O estudo realizado teve caráter qualitativo e exploratório com entrevistas semiestruturadas com nove profissionais da atenção primária, transcritas e submetidas à análise temática de conteúdo. Foram identificadas cinco categorias: 1) Protocolo de Puericultura na Atenção Básica: nem todas as equipes seguem as recomendações do ministério da saúde e incluem a identificação de risco para TEA em suas ações. 2) Intervenção Precoce na Atenção Básica: há uma tendência em valorizar sua importância, mas como ação dos serviços especializados. 3) Acesso Avançado na Atenção Básica: equipes se sentem muito pressionadas para responder às demandas não agendadas e com pouco espaço nas agendas e mesmo energia para outros trabalhos, como as ações de identificação e intervenção de risco para TEA. 4) Educação Permanente em Saúde: equipes reconhecem sua importância e identificam algumas mudanças no processo de trabalho após serem sensibilizados sobre o tema. 5) Plano Terapêutico Singular: equipes valorizam a construção conjunta com a equipe do SIPTEA de estratégias de estimulação das crianças identificadas, e da corresponsabilização pelo cuidado. Como produto técnico dessa pesquisa foram criados dois livretos, um para orientar profissionais da Atenção Básica em intervenção precoce e outro para contribuir para formação teórica das famílias inseridas no SIPTEA sobre o processo de intervenção precoce de suas crianças.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas educativas na primeiríssima infância: inclusão de bebês com deficiência no município de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30) Souza, Josiany Aparecida da Silva Costa e [UNIFESP]; Garrutti, Erica Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6006817586830268; https://lattes.cnpq.br/7328945231259099Partindo do princípio de que a criança é sujeito de direitos, esta dissertação trata da inclusão principalmente de bebês com deficiência. A partir de políticas públicas ainda pouco pensadas para a Educação Infantil, são analisadas as práticas pedagógicas voltadas para um bebê com deficiência numa perspectiva de educação inclusiva no município de São Paulo. As discussões teóricas sobre as práticas pedagógicas inclusivas com bebês com deficiência partiram da análise do cotidiano de um Centro de Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo geral: analisar e compreender as Políticas de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva em relação a como elas se fazem presentes na Educação Infantil especificamente entre turmas de zero a três, de modo a buscar uma compreensão de como os profissionais envolvidos organizam suas práticas para que essa inclusão aconteça. Esta investigação segue os princípios da pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos basilares a análise documental e o conhecimento do campo a partir de observações e entrevistas com os participantes, o que possibilita um contato mais próximo com a legislação voltada para os bebês e a educação inclusiva. A análise e discussão dos dados coletados são feitas por meio de uma reflexão dos dados, apresentando-os em uma narrativa que contemple a problemática da pesquisa e seus objetivos. Os resultados revelaram que o atendimento dos bebês com deficiência ainda caminha lentamente para que o desenvolvimento aconteça em sua integralidade e que faltam formações ou profissionais especializados dentro do CEI para que os bebês tenham um melhor atendimento e que a inclusão de fato aconteça. Isso demonstra uma invisibilidade desse público nas políticas públicas educacionais voltadas para a Educação Infantil, principalmente na primeiríssima infância. O estudo aponta ainda que a falta de recursos e apoio que auxiliem no desenvolvimento da motricidade do bebê são lacunas a serem melhoradas. Além disso, a pesquisa traz alguns avanços a partir das observações, mostrando que as professoras, em meio às dificuldades, buscam considerar as singularidades do bebê participante.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Produção de cartilha através da vivência de estágio em terapia ocupacional: um relato de experiência(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-12) Botton, Ana Julia [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3243275619679099; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; http://lattes.cnpq.br/9952510403018382; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O desenvolvimento infantil tem sido tema de estudos voltados ao cuidado na primeira infância, partindo dessa perspectiva evidencia-se a necessidade de uma abordagem baseada no cuidado integral do usuário em todos os aspectos de sua vida, de forma que suas demandas não se restringem somente às necessidades básicas de sobrevivência, demandando uma intervenção multidisciplinar de alta complexidade, assim como os estímulos familiares nesse processo, pois esses são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Objetivos: A presente pesquisa teve como objetivo relatar uma experiência de acompanhamento multiprofissional baseado na vivência de estágio em terapia ocupacional na prefeitura de Santos, a partir do processo de criação e elaboração de uma cartilha que engloba o desenvolvimento infantil de zero a doze meses, por meio de uma experiência prática. Metodologia: Optou-se por um desenho qualitativo descritivo de cunho longitudinal para narrar as ações e desdobramentos do estágio, além das experiências e experimentações nas atividades de campo quanto uma segunda segunda etapa, fruto do envolvimento com as práticas, que culminou no desenvolvimento de uma cartilha informativa, elaborada a partir do acompanhamento de atividades de assistência à saúde. Discussão: A partir dos resultados obtidos por meio das atividades de campo realizadas, pode-se apontar que a Atenção Básica, evidencia-se como uma importante ferramenta para promoção de ações de saúde à população, de forma que o profissional terapeuta ocupacional assume significativa importância e protagonismo na atenção à saúde. Conclusão: Conclui-se que o estágio se configura como uma experiência muito importante na formação integral do terapeuta ocupacional, aproximando-o de territórios e do cuidado longitudinal, além de evidenciar que o cuidado da terapeuta ocupacional é certamente relacionado a manifestação de vínculos, relações sociais e confiança mútua entre profissionais da saúde e pacientes. Para além disso, conclui-se que a cartilha mostra-se como um material de extrema relevância tanto para os estudantes, usuários e trabalhadores da saúde. Como uma forma de pensar no desenvolvimento de estratégias para o cuidado dessas crianças que se encontram na primeira infância.