Navegando por Navegando por Palavras-chave "Participação comunitária"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Achados oculares em crianças de zero a seis anos de idade, residentes na cidade de São Caetano do Sul, SP(Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2003-12-01) Beer, Sandra Maria Canelas [UNIFESP]; Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; Minello, Antonieta Antunes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To establish the prevalence of refractive errors, strabismus, amblyopia and anisometropia, among children in a population, using two methods of screening (at school and at the National Polio Vaccination Day). METHODS: We examined 2,640 children, between 0 and 6 years of age. The children, residents of the city São Caetano do Sul, were divided into two groups (A and B). Group A: 476 children, with an age range of a few months to 6 years, had their eyes examined by 10 ophthalmologists and 11 ophthalmology technicians, during the National Polio Vaccination Day (June 20,1998). Group B: 2,164 children attending municipal schools (EMEIs and EMIs), between 4 and 6 years of age, who had their eyes examined by two ophthalmologists during the year of 1998. RESULTS: In group A, the prevalence of strabismus was 3.36% and that of anisometropia was 1.26%. The most common type of refractive error was hypermetropia £ 2D and 14.11% required optical prescription. In group B, the prevalence of strabismus was 1.43%. In the group who failed in the screening, the prevalence of amblyopia was 1.39% and that of anisometropia was 2.8%. The most common type of refractive error found was hypermetropic astigmatism and 56.48% required optical prescription. CONCLUSION: The prevalence of the ocular findings in children in São Caetano do Sul, although being a city with a privileged socioeconomic profile, is similar to that reported in the literature. Ophthalmic examination on National Polio Vaccination Day showed to be an efficient screening tool.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Controle social no Programa Nacional de Alimentação Escolar: desafios da democratização(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-11-24) Machado, Florentina Oliveira [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo tem como objetivo caracterizar o controle social no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, exercido pelo Conselho de Alimentação Escolar - CAE, na perspectiva da cidadania ativa. Controle social institucionalizado é a participação de representantes de segmentos da sociedade civil organizada, em Conselhos populares, no controle social dos serviços e das políticas públicas. Esse estudo buscou investigar o desafio do exercício da participação popular no âmbito do controle social autônomo, na perspectiva da cidadania ativa associada à emancipação. Adotando uma abordagem quali-quanti foram selecionados para investigação em caráter exploratório, Conselhos que atuam no controle da política de alimentação escolar em modelos de gestão centralizada, descentralizada e semicentralizada. Os procedimentos metodológicos se desdobraram em dois eixos - o primeiro tratou do controle social no plano legal, utilizando-se da análise de artigos de leis e normas reguladoras do modelo: Constituição Federal (1988), Plano Diretor de Reforma do Aparelho de Estado (1995), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Plano Nacional de Educação (2001), Normas regulamentadoras específicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar: Lei 11.947 (2009) e Resolução nº 038 (2009). O segundo eixo buscou investigar o controle social no plano institucional, combinando análise documental com investigação dos conselhos na prática do controle social. Para tal, foram aplicados questionários junto aos conselheiros e realizadas entrevista com os Gestores. Os dados foram registrados em quadros e planilhas do sistema EXCCEL, utilizando-se para tratamento dos dados qualitativos o recurso da análise de conteúdo. Os resultados revelam que, no plano formal, o modelo atende aos princípios da cidadania ativa, mas apresenta inconsistência na sua estruturação, delineando atribuições de controle social focadas na função fiscal. Revela ainda, que o modelo estabelece uma relação de dependência, conselheiro-gestor, que favorece o atrelamento dos Conselhos ao Poder local, delimitando o espectro de autonomia dos conselheiros. Os resultados sugerem alteração na estruturação do modelo e elaboração de um Programa de orientação envolvendo a educação permanente para Conselheiros.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Denúncias como indicativo para a melhoria do Programa Nacional deAlimentação Escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-11-24) Benko de Uru, Potira Morena Souza [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A construcao do social tem inicio na familia e sua ampliacao se realiza no decorrer do processo educacional. Falar do social e falar de cidadania, de direitos e deveres que sao postos e vivenciados a cada dia. Nesse processo de construcao do social e preciso se alimentar para viver, mas nao qualquer alimento. E sim uma alimentacao promotora de saude. Nada mais completo entao do que trabalhar a promocao da saude no ambito educacional. Para isso o Brasil tem um Programa com mais de 55 anos: Programa Nacional de Alimentacao Escolar (PNAE), com uma trajetoria historica cuja participacao social tem permitido que a alimentacao adequada seja praticada como direito da populacao e tambem na ampla vertente educacional que o Programa proporciona. O PNAE, para ser executado, conta com a participacao social de acompanhantes e fiscalizadores do Programa. E, uma das formas que a sociedade tem para sinalizar a execucao do PNAE sao as denuncias que chegam de todo o pais trazendo informacoes que nao foram estudadas a fundo. Considerando esse cenario, as denuncias foram tomadas como objeto desta pesquisa. Assim, este trabalho tem como objetivo principal investigar as denuncias produzidas no escopo do PNAE e recebidas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao), no ano de 2008. Este estudo foi desenvolvido tendo por base os documentos relativos ao ano de 2008, identificados como ¡°Denuncias ao Programa Nacional de Alimentacao Escolar¡±. Fizeram parte desse corpus cartas, emails, oficios, relatorios remetidos ao FNDE por cidadaos, profissionais em geral, conselhos, sindicatos e demais atores sociais. Adotou-se uma abordagem que permitiu quantificacao, bem como analise qualitativa com o objetivo de dar significado as dificuldades de atendimentos a populacao escolar no que se refere a alimentacao, embora o PNAE disponha de mecanismos de monitoramento. A analise quantitativa foi apresentada por frequencias e porcentagens e a analise qualitativa foi evidenciada a partir dos documentos das denuncias que chegam ao PNAE, por meio de analise de conteudo, segundo a modalidade tematica. O Brasil, na voz dos cidadaos, reclama de problemas na alimentacao escolar na seguinte ordem: Gestao, Alimentacao, Nutricionista, Conselho de Alimentacao do Escolar (CAE) e Instalacoes. A gestao inadequada reflete diretamente a falta e/ou a baixa qualidade da alimentacao escolar. Os resultados por regiao mostram que a maior frequencia de denuncias se refere a Regiao Nordeste, seguida pelas regioes Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Sul. Outro ponto que fica claro e que atores como nutricionistas e CAE.s precisam ser mais amparados em termos de formacao/capacitacao, bem como nas suas estruturas de condicoes de trabalho. Um trabalho como este reflete o crescimento que a participacao social vem alcancando no Pais, a ponto de se ter um retrato Brasil na otica do detentor de direito do PNAE. E a sociedade representada como cidadaos denunciantes dos problemas vivenciados na execucao do PNAE. Fica claro que, se a educacao for colocada de maneira permanente/ continuada com todos os atores do PNAE, a administracao publica vai ganhar com parceiros atuantes no exercicio da cidadania. A gestao publica tem agora disponivel, tanto por Regioes como por Estados, informacoes acerca do olhar do usuario do PNAE oferecendo subsidios para acoes futuras, uma vez que, apos ter conhecimento da realidade denunciada, fica mais claro o caminho a seguir.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação em movimentos reflexões e desafios dos processos de aprendizagem em movimentos sociais de madrid(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-04-27) Pellegrim, Andrea Lucia Amorim [UNIFESP]; Bretas, Ana Cristina Passarella [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4622233921947299; http://lattes.cnpq.br/1536024844421446; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study was built with social movements from Madrid and São Paulo. It was accomplished through fostering CAPES (sandwich scholarship) for immersion in the social movements of Madrid in 2013. It was caused by the experiences of the dismantling of public health in São Paulo and briefly describes the dismantling of Public Health in São Paulo and Madrid. It?s thematic axis in theeducational process that takes place within the studied social movements and the intersection between various social movements in the struggle for the defense of public health and universal. Objective approach several popular movements whose face neoliberal politics that lead to the loss of acquired rights such as the right to public education and public health, universal and free. Utilized several participative methodologies with the objective of the study to be taken advantage of by the groups and collectives that are part ofit. Had as a reference to methodological sociopraxis the Madrid School and it?s realization made mappings, and composed sociograms motor teams that promoted the understanding of the universe studied. Were interviewed 21 social activists, one person out of activism and even worked with authorities speeches (interviews with the press). Contextualized social movements of Spain in a perspective historical social. Had as field contemporary social movements in Madrid. It deepened look at four specific groups: 15M(Asamblea Dos de Mayo, Economía Soland Plataforma por la Desobediencia Civil), Yo Sí Sanidad Universal, Patio Maravillasand Teatro y Compromiso. Describe and report from the collected speeches and researcher experiences the main tools used by the activism of Madrid in their social action daily routine (street manifestations, encierros, civil disobedience, cyberactivism). Presents the educational process indicated by the research as ?School of Social Movements of Madrid? whose has as highlighted generator themes: civil disobedience; not violence and culture of peace; solidarity economy; self-management. Briefly discusses the generator themes from the theoretical framework of the movements themselves. Presented as results of dialoguesand built bridges between activists from Madrid and São Paulo during development work. In the end points to the difficulties noticed in the process and the new questions that propitiated reflections. The transformation of health in the long date merchandise and increasingly intensifies more. Although some achievements of social movements in slowing this process, the total privatization of public services, and therefore exclusion of the population who can the not afford them, is imminent.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Participação da sociedade civil no seguimento das ações frente à Aids no Brasil(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2006-04-01) Villela, Wilza Vieira [UNIFESP]; Veloso, José Carlos; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Grupo de Apoio a Prevenção da Aids de São PauloThe United Nations Declaration of Commitment on HIV/Aids recommends that governments conduct periodic analysis of actions undertaken in confronting the HIV/Aids epidemic that involve civil society's participation. Specific instruments and mechanisms should be created towards this end. This paper examines some of the responses of the Brazilian government to this recommendation. Analysis contemplates the Declaration's proposals as to civil society's participation in monitoring and evaluating such actions and their adequacy with respect to Brazilian reality. The limitations and potentials of MONITORAIDS, the matrix of indicators created by Brazil's Programa Nacional de DST/Aids [National Program for STD/AIDS] to monitor the epidemic are discussed. Results indicate that MONITORAIDS's complexity hampers its use by the conjunction of actors involved in the struggle against Aids. The establishment of mechanisms that facilitate the appropriation of this system by all those committed to confronting the epidemic in Brazil is suggested.