Navegando por Palavras-chave "Formação inicial de professores"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise sobre a formação inicial de professores de ciências na Unifesp para o ensino de radiação por meio do uso de mapas conceituais e pirâmide informacional(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Queiroz, Gabriela Carvalho [UNIFESP]; Senise Junior, Carlos Roberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7710810700275382; http://lattes.cnpq.br/6794334522193266Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a formação inicial de professores de Ciências pelo curso de Ciências – Licenciatura na Universidade Federal de São Paulo. Nosso enfoque foi sobre a temática do ensino de radiação voltado ao Ensino Fundamental II. Este curso está estruturado em oito semestres, dos quais quatro correspondem a um ciclo básico, com disciplinas chamadas de Científicas Básicas e disciplinas de Humanidades. Os quatro outros semestres são compostos por disciplinas específicas da habilitação escolhida, a saber: Biologia, Física, Química e Matemática. Para isso, convidamos alunos a partir do 5º semestre, pois, assim, havia maiores chances de que os sujeitos selecionados já tivessem concluído o ciclo básico, tendo cursado disciplinas que abordassem a temática de enfoque deste trabalho. Foi feito um questionário via formulário online para selecionar os candidatos. Setenta pessoas de diferentes habilitações, graduandos e graduados, participaram desta etapa, dos quais doze foram convidados a participar dos processos seguintes, sendo quatro de cada habilitação, dois graduandos e dois graduados, excetuando-se a habilitação em Matemática, por falta de candidatos. Estes doze selecionados responderam um questionário de caracterização de formação básica e superior, e também desenvolveram, individualmente, um mapa conceitual sobre radiação. Foram criados critérios de análise destes mapas, além da utilização de critérios já estabelecidos na literatura. A partir disso, associamos essa análise à pirâmide informacional de Machado (2008), composta por dados, informações, conhecimento e inteligência, bem como à presença de conceitos relacionados às habilidades a serem desenvolvidas que são indicadas pela BNCC. Com isso, observou-se que uma pessoa foi classificada no patamar dos dados, oito pessoas no da informação e três no do conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aspectos das contribuições de Niels Bohr para a história da espectroscopia: uma abordagem para a formação inicial de professores(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Vasconcelos, Stephanie Siqueira [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/4399144132405902Um dos desafios de se empregar a história das ciências (HC) no ensino está relacionado à carência de ações mais efetivas na formação dos professores. É preciso fornecer subsídios para que estes futuros professores estabeleçam articulações entre a HC e o ensino. Desse modo, foi elaborada, implementada e analisada uma proposta didática com abordagem histórica das ciências, voltada para professores em formação (física e química), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – campus Diadema. Partindo de estudos teóricos em historiografia da história das ciências e de referenciais teóricos do ensino de ciências e da formação de professores, foi elaborada uma narrativa sobre um recorte histórico, apresentando um enfoque alternativo às narrativas presentes em materiais didáticos, especialmente no contexto da formação inicial de professores, que usualmente reforçam uma visão de uma história linear, elitista, neutra e produtora de provas irrefutáveis, experimentos cruciais e descobertas acidentais. Partindo deste pressuposto, foram enfatizados modelos atômicos pouco conhecidos, aspectos pessoais de cientistas e alguns elementos do desenvolvimento da espectroscopia na elaboração de alguns modelos atômicos do começo do século XX, particularmente analisando elementos das contribuições de Niels Bohr (1885 – 1962). Buscou-se favorecer a contextualização histórica de conceitos de física quântica e química moderna e de modo a permitir também reflexões sobre a prática científica. Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados na delimitação do episódio histórico e na didatização desse conteúdo consideraram elementos para a transposição didática da história e da filosofia das ciências para o ensino de ciências. A elaboração da proposta didática pretendeu promover atividades didáticas que permitam ao futuro professor conhecer, avaliar e utilizar materiais historiográficos, de modo a promover o aprendizado de conceitos científicos e sobre a prática científica. A proposta foi aplicada durante três semanas em dois turnos (vespertino e noturno), nas unidades curriculares de Práticas Pedagógicas de Física II e de Química II. O planejamento, coleta e análise dos dados foram fundamentados por uma metodologia qualitativa de pesquisa do tipo estudo de caso. Visando a triangulação, foram utilizadas cinco fontes de dados: nas transcrições dos eventos críticos das videogravações; respostas escritas pelos discentes a um questionário; planos de ensino elaborados por eles; correção de propostas didáticas entre pares às cegas, utilizando um roteiro e as notas de campo produzidas pela pesquisadora. Esses dados foram analisados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos mostram elementos formativos promovidos pela proposta didática, tanto em relação a aspectos epistêmicos e não epistêmicos, mas também limitações de se trabalhar o tema tão complexo e dinâmico em poucas aulas. As categorias de mensagens comunicadas pelos licenciandos destacam benefícios para sua formação, por exemplo, em se avaliar um documentário com perspectiva historiográfica ingênua; o aprendizado de conteúdos científicos e a compreensão de aspectos sobre a prática científica utilizando o texto histórico; os benefícios da avaliação entre pares para promover sua metareflexão, assim como desafios para a construção de planos de ensino; de se trabalhar com uma abordagem histórica, e até mesmo obstáculos em relação aos usos da HC. Perante esses resultados observamos que é possível promover situações de ensino que fomentem a reflexão crítica e a vivência de desafios acerca do uso didático da HC, que poderão oferecer subsídios para aqueles professores que optarem pelo uso da abordagem histórica em sua prática. A explicitação metodológica de toda a construção e implementação da proposta traz uma possibilidade de desenvolvimento de elementos formativos sobre a inserção da HC na formação inicial de professores de ciências.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação financeira na educação básica: uma proposta de trabalho para o ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-15) Silva, Yan Nicollas Rodrigues [UNIFESP]; Morais, Rosilda dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8411023309452408Este projeto de pesquisa tem por interesse problematizar a Educação Financeira na Educação Básica com ênfase no Ensino Médio com o objetivo de oportunizar a estudantes ainda nessa etapa da formação situações de ensino e aprendizagem sobre a temática da Educação Financeira de modo que, com informação, formação e orientação, a partir de situações que estejam diretamente relacionadas aos seus cotidianos, possam desenvolver valores e competências mínimas para se tornarem mais conscientes sobre seus ganhos, gastos, consumo consciente e melhor gestão de recursos. A justificativa para a realização deste trabalho se deu disparada, em primeira instância, por uma dificuldade deste autor em lidar com a temática da Educação Financeira e, ainda, pela constatação de que o tema é pouco ou quase nunca abordado na Educação Básica e na Formação Inicial de Professores, temas explorados neste texto. Como resultado deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pretende-se apresentar uma proposta de trabalho com Educação Financeira (EF) no Ensino Médio. Por certo que poder-se-ia ampliar para toda a Educação Básica, mas os limites de tempo de realização de um TCC justificam o recorte. Para o desenvolvimento deste trabalho foram consideradas matrizes teóricas, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pesquisas sobre Educação Financeira e livros didáticos buscando responder às seguintes interrogações: Como trabalhar a Educação Financeira no Ensino Médio visando iniciar estudantes nessa etapa da formação a uma melhor compreensão da gestão de seus recursos? Como, a partir de projetos desenvolvidos no Ensino Médio, se pode promover o consumo consciente do cidadão?
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação inicial de professores em ciências: ações mobilizadoras de sentidos no estágio supervisionado(Universidade Federal de São Paulo, 2020-08-07) Silveira, Renata Vasconcelos Alves [UNIFESP]; Maria, Nizete de Azevedo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7363876198229203; https://lattes.cnpq.br/0512661329636884A presente pesquisa situa-se no campo da formação inicial dos futuros professores de Ciências e visa discutir as ações da atividade de estágio que podem mobilizar sentidos para futuros docentes de Ciências. Com base em referenciais da perspectiva histórico-cultural, o sentido é definido como individual e próprio, inerente e único ao sujeito, e reflete o modo como o sujeito se apropria de determinada significação. Significação, por sua vez, é entendida como a generalização do conceito e compreende os conceitos e valores que são estabelecidos cientificamente e socialmente. Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram produzidos pelo acompanhamento de quatro licenciandos, em atividade de estágio, durante a disciplina Estágio Supervisionado II em Ensino de Ciências e Matemática, do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no segundo semestre de 2018. Também selecionamos uma licencianda para aprofundamento dos dados, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas. O acompanhamento ocorreu durante a realização das atividades de estágio, tanto na escola campo, como nos encontros que ocorrem na universidade, especialmente nas reuniões de orientação. As ações do estágio com potencial para mobilizar sentidos dos estagiários foram analisadas, orientada pelos seguintes indicadores: ações na universidade, ações de pesquisa no estágio, ações comunicativas e ações colaborativas com o professor supervisor. As discussões foram desenvolvidas a partir dos estudos teóricos e imersão nos dados empíricos. Nossos resultados mostraram que, entre as ações que estruturam a atividade de estágio, a docência compartilhada – mais do que reger uma aula, consiste em todo o processo que envolve o estagiário conjuntamente com o professor supervisor nas diferentes ações que formam a atividade docente, como planejar e desenvolver a aula a ser aplicada e o momento em que o estagiário a assume, guiado pelo professor supervisor, com potencial análise crítica sobre a prática de ensino elaborada e sobre os resultados observados no ato do desenvolvimento -, apresentou maior potencial para mobilizar os sentidos da estagiária analisada em maior profundidade. O estudo de caso analisado permitiu observar as seguintes vivências da estagiária: colaboração, construção em conjunto com os demais sujeitos, troca de conhecimentos e de experiências com a professora supervisora, mediação junto aos estudantes, entre outros. Os resultados desta pesquisa reiteram o estágio como um componente curricular para a formação inicial de professores. Entendemos que, para favorecer a construção de sentidos com conteúdos favoráveis, o estágio deve contemplar variadas ações, principalmente as que permitam a colaboração entre os estagiários e os diferentes atores do estágio, como professor supervisor, professor orientador e outros colegas de estágio. Por fim, concluímos que o estágio deve permitir a vivência ativa do estagiário, oportunizando momentos em que o licenciando exerça o “ser professor” e a docência compartilhada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um olhar sobre a formação inicial e contínua de professores para a educação inclusiva: vozes invisibilizadas nos processos de formação docente(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-25) Jacob, Adriana Maria [UNIFESP]; Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7030396449564631; http://lattes.cnpq.br/2480158547633574Esta pesquisa objetivou analisar, por meio das concepções teóricas e metodológicas da Pesquisa Crítica de Colaboração, como ocorre, em âmbito da formação inicial e contínua do professor, o processo de inclusão escolar, e verificar até que ponto ambas as formações constituem sua base de ação e linguagem, em uma escola pública municipal da rede regular de ensino na cidade de Registro. As perguntas da pesquisa foram: 1) Qual a formação inicial e como se desenvolve a formação contínua dos professores participantes em relação à inclusão escolar? 2) Em que medida a linguagem utilizada sobre o ensino-aprendizagem promovem a inclusão escolar? 3) As intervenções colaborativas elaboradas e aplicadas ao longo da pesquisa são capazes de desenvolver com/entre os participantes a reflexão crítica, a ressignificação/transformação de suas práticas? A fundamentação teórica escolhida para auxiliar nesse caminho é a Teoria Histórico-Cultural desenvolvida por L.S. Vygotsky (1924-1934), tendo como metodologia a Pesquisa Crítica de Colaboração – PCCol (MAGALHÃES, 2006f) e suas concepções teóricas, que possibilitaram intervir no contexto investigado mediante a reflexão dos participantes sobre suas práticas, e, no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), que colabora para organizar e analisar a discussão. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e Sessões Reflexivas com quatro (4) professoras participantes. Os dados revelam que: (i) há inexistência e precariedade de formação inicial, e a contínua é deficitária, o que tem causado, pela ausência do poder público de um dever prescrito, a exclusão de professores na perspectiva da educação inclusiva; (ii) as ações de linguagem apresentam fatores de inclusão, como acolhimento, respeito às diferenças, atividades adaptadas, acesso ao ambiente escolar de acordo com seu desenvolvimento e necessidade e, como fatores de exclusão, o uso de palavras de construção social pejorativas que, mesmo de forma inconsciente, promovem a manutenção do estatuto de excluídos no imaginário coletivo, e (iii) as ações de linguagem colaborativas permitiram que as participantes, assim como esta pesquisadora, ressignificassem seus sentidos e significados iniciais sobre sua prática, na perspectiva da educação inclusiva. As interlocuções entre/com as participantes permitiram que todas nós, participantes, pudéssemos expandir nossos conhecimentos, fôssemos ouvidas e tivéssemos voz.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-06) ALENCAR-REIS, Anna Cecília de; Araujo, Betania Libanio Dantas de; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983; http://lattes.cnpq.br/4486545267174490Este estudo investiga como a criação e a percepção artística potencializa os modos de pensar a docência por alunos na formação inicial de professores. Como objetivo geral da pesquisa, buscamos compreender como o espaço de formação inicial nos cursos de licenciaturas, especificamente na disciplina de Didática, possibilita a reflexão sobre a docência articulando o campo conceitual e o estético. A pesquisa analisa duas produções artísticas e autorais de licenciandos na disciplina de didática realizadas no segundo semestre de 2021 a partir da atividade "Minha trajetória docente”. As concepções de docência e as reflexões sobre o ser professor foram construídas, em uma perspectiva biográfica, a partir das trajetórias de vida, referenciais teóricos e estéticos, evidenciando dimensões identitárias dos sujeitos e criações poéticas como uma ação de reflexão crítica sobre a profissão docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Per aspera ad astra: uma viagem pelas esferas celestes de Johannes de Sacrobosco e Dante Alighieri Ciência e arte no medievo para discutir conceitos astronômicos de forma historicamente contextualizada na formação inicial de professores.(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-22) Guilger, Fernando de Jesus [UNIFESP]; Forato, Thaís Cyrino de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909; http://lattes.cnpq.br/9487910797920826A história das ciências pode ser entendida como uma abordagem de ensino que acarreta diversos benefícios formativos. Explorar o contexto em que as ideias científicas foram desenvolvidas, por meio da história, permite compreender melhor as problemáticas que tais conceitos buscavam responder originalmente, além de apresentar seu desenvolvimento ao longo do tempo. Esses aspectos apontam para a possibilidade de se discutir a natureza das ciências em sala de aula, e, dentre outros pontos, favorecer a alfabetização científica para promoção da cidadania. Nesse sentido, explorar a relação entre ciência e cultura, em perspectiva histórica, vem sendo apontada como uma estratégia frutífera. Para um melhor aproveitamento dessas estratégias, se tem destacado a importância de professores terem contato com essas abordagens em sua formação inicial. Também se considera importante a disponibilidade de materiais didáticos que atendam aos requisitos de uma historiografia crítica; contextualizando aspectos da construção de explicações acerca do mundo natural, capaz de mobilizar aspectos sociais, epistêmicos e conceituais das ciências. Visando investigar as possibilidades e desafios de se trabalhar com a interface da história das ciências e das relações entre física e arte, este trabalho analisa as contribuições de duas intervenções didáticas na formação de professores de física. O recorte utilizado envolve a história da astronomia medieval. A partir do Tratado da esfera, de Johannes de Sacrobosco, e d’A divina comédia, de Dante Alighieri, promovemos uma discussão contextualizada sobre o geocentrismo medieval, tendo como um de seus motes, fornecer subsídios para o ensino de conceitos de astronomia em sala de aula. A metodologia de pesquisa envolveu três momentos. Os dois primeiros dizem respeito ao que intitularemos de etapa teórica e envolveram a construção de uma narrativa histórica a partir da pesquisa historiográfica e a produção de propostas de aplicação. Para realização destas etapas da pesquisa, produzimos uma narrativa história com recortes das obras medievais selecionadas e desenvolvemos propostas de aplicação, sendo ambos pautados nos parâmetros de Forato (2009), que subsidiaram não só o planejamento, mas também sua efetivação. O terceiro momento diz respeito ao que chamaremos de etapa empírica, referente a aplicação. A metodologia utilizada para a análise de dados se circunscreve na perspectiva da abordagem qualitativa, na vertente do estudo de caso. Após a implementação, os dados coletados foram analisados a partir do método das narrativas autobiográficas (OLIVEIRA; SATRIANO, 2018), visando encontrar nas reflexões traçadas, as contribuições propiciadas por nossa proposta. Nossos resultados incluem, portanto, a composição da narrativa histórica e suas propostas de aplicação. Analisamos estas propostas em duas oportunidades de intervenção didática, denotando aspectos frutíferos, bem como a necessidade de sintetizar o texto didático para o contexto da segunda aplicação. Nossas análises dos dados apontam para desafios proporcionados pelas adaptações necessárias para viabilizar as aulas em formato virtual, bem como as reflexões trazidas a partir do cenário vivido. Também tratam das condições vivenciadas no retorno ao ensino presencial. Ambas as situações experienciadas em virtude da pandemia de covid-19, que acarretou uma série de mudanças no panorama educacional e trouxeram novas perspectivas para o ensino das ciências.