Navegando por Palavras-chave "Desempenho cognitivo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicação e avaliação de conceitos do pensamento computacional em pacientes de um hospital pediátrico(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-11-09) Oliveira, Jussara Siqueira De [UNIFESP]; Mancini, Felipe [UNIFESP]; Barcelos, Thiago Schumacher; http://lattes.cnpq.br/0179728954543082; http://lattes.cnpq.br/4433119488921195; http://lattes.cnpq.br/8686896192773989; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUCTION: Pediatric patients have their autonomy, social and cultural interactions are limited to the hospital routine. the digital artifacts found in mobile applications are shown as an option that can assist subject in building their knowledge. OBJECTIVE: To evaluate the use of software available in a mobile application for learning concepts of computational thinking and its influence on cognitive performance in patients of a pediatric hospital. METHOD: Based on the data obtained in the profile evaluation of the target audience, we formulated the tasks developed during the workshops, in which the subjects used Scratchjr to create games and animations. at the end of the workshops, we analyzed the artifacts created, interviewed the patients to verify the use of tools related to the concepts of computational thinking. in order to evaluate the participants' intellectual capacity, we used the WISCIII scale before and after the workshops. RESULTS: Participants demonstrated learning of the concepts of computational thinking during the workshops and showed improvement in the performance of the WISCIII scale. CONCLUSION: The didactic sequence positively influenced the learning process of the concepts of computational thinking and the cognitive performance of the patients of a pediatric hospital participating in the research.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Influência da personalidade e da privação de sono no desempenho cognitivo de candidatos do concurso de residência médica da Escola Paulista de Medicina(Universidade Federal de São Paulo, 2020-05-28) Souza, Leticia Molina de [UNIFESP]; Carvalho, Luciane Bizari Coin de [UNIFESP]; Prado, Gilmar Fernandes do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2617510083171521; http://lattes.cnpq.br/4508875707983155; http://lattes.cnpq.br/8365224864303583A privação de sono afeta o desempenho em atividades que exigem atenção e concentração, além de efeitos psicológicos, neurológicos e neurofisiológicos. Prejudica o desempenho cognitivo, a memória, logo o indivíduo que dorme pouco antes de uma prova ou de um processo seletivo, pode ter seu desempenho comprometido. Objetivo: Avaliar se características de personalidade e duração do sono, nos dias que antecederam a prova, estão associados ao desempenho dos candidatos no processo seletivo para residência médica. Método: A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, com os candidatos às vagas de acesso direto no Programa de Residência Médica. Os candidatos preencheram um Diário de Sono, referente aos três dias que antecederam a prova prática. Foram avaliados o Tempo Total de Sono, a Latência de Sono, a Eficiência de Sono, o Tempo Acordado, após adormecer, e os Cochilos. Foi realizado o Teste de Completamento de Desenhos de Wartegg no período de espera para a prova prática. Foram utilizados os testes de Qui-quadrado para as variáveis categóricas e o teste t de Student para as variáveis numéricas, uma vez que os dados tiveram distribuição normal no teste de Kolmogorov-Smirnof. Utilizamos p≤0,05 para significância. Resultados: Dos candidatos 593 que realizaram o Diário de Sono e o Teste de Wartegg, 308 foram aprovados e 285 foram reprovados no concurso de Residência Médica. Pode-se observar que os candidatos reprovados tiveram maior tempo total de cama, latência do sono e tempo acordado à noite, em relação aos candidatos aprovados. A eficiência do sono dos candidatos reprovados foi menor comparado com os aprovados e o tempo total de sono e cochilo não teve uma diferença significante entre reprovados e aprovados. Os candidatos reprovados não apresentaram mais conteúdos inadequados nos campos do Teste de Wartegg, do que os candidatos aprovados. Conclusão: Os candidatos reprovados tiveram um sono de pior qualidade comparados com os candidatos aprovados. O resultado não mostrou uma diferença entre os candidatos quanto à ansiedade ou alguma outra característica de personalidade que pudesse ter influenciado o sono deles.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Papel do polimorfismo de BDNF Val66Met na variação de ritmo circadiano e atenção em adolescentes(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Lopes, Luísa da Costa [UNIFESP]; Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]; Ota, Vanessa Kiyomi [UNIFESP]; Oliveira, Sophia La Banca de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9370282416280620; http://lattes.cnpq.br/7411925710894750; http://lattes.cnpq.br/1758368777559433; http://lattes.cnpq.br/9342137716436529Hábitos de sono tem papel determinante no desenvolvimento de adolescentes, de maneira que a sua privação pode impactar tanto a saúde física quanto mental. Variações nos mecanismos circadianos possibilitam a existência de diferentes preferências individuais de horário para se manter ativo, tais variações são denominadas cronotipos e podem ser: matutinos, vespertinos e neutros. Um dos parâmetros que influencia no cronotipo é a idade, na adolescência existe uma maior tendência a vespertinidade, a qual somada com alta demanda de obrigações sociais leva à redução do tempo de sono. O polimorfismo Val66Met do gene BDNF, Brain-Derived Neurotrophic Factor, mostrou relação com funções cognitivas e com os diferentes padrões de sono e ritmo circadiano. Para tal, O presente projeto teve como objetivo avaliar como tendências cronotípicas e a presença do polimorfismo do BDNF se associam ao desempenho atencional, e consequentemente acadêmico. Para tal, foi realizada a aplicação da Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA), avaliação de cronotipo foi feita a partir do questionário de matutinidade e vespertinidade de Horne e Österberg e actigrafia. Os achados centrais foram: associação do horário de estudo com o desempenho atencional; associação da presença do alelo da metionina com maior desempenho de atenção alternada; concordâncias entre os parâmetros de ritmo obtidos pelas duas ferramentas utilizadas; associação negativa entre o desempenho de atenção dividida e a média de atividade das 10 horas mais ativas do dia; associação do tempo total de sono e jet lag social com a presença do alelo da metionina para o BNDF. Apesar das hipóteses criadas, não foi verificada associação do cronotipo com o desempenho de atenção, e nem mesmo com a presença do alelo para a metionina no gene do BDNF. Portanto, os resultados aqui obtidos reforçam achados anteriores e abrem novas possibilidades para o estudo dessas inter-relações, levando em consideração os bons resultados das ferramentas aqui utilizadas e também suas limitações.