Navegando por Palavras-chave "Cyberculture"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cibercultura e educação escolar: estudo de caso de um curso de formação continuada em serviço na aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) de uma escola da rede estadual de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-18) Batista, Valter Pedro [UNIFESP]; Pesce, Lucila [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa assume a abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo e é delineada através de um estudo de caso educacional. O objetivo geral da pesquisa é investigar em que medida o curso ―Cibercultura e prática docente‖ contribuiu para o empoderamento dos professores de uma escola da rede estadual de São Paulo, como autores da sua prática docente. A análise busca evidenciar os limites e as possibilidades do curso em tela, para o empoderamento dos sujeitos sociais, envolvidos em uma formação que os situe em uma perspectiva autoral, procurando observar as contradições inerentes ao fenômeno investigado. O marco teórico ergue-se em meio aos seguintes campos conceituais: políticas educacionais e formação de professores no Brasil; educação e cibercultura; formação de professores (com destaque para a formação continuada em serviço in loco); empoderamento (na acepção freireana). No tocante ao método foi desenvolvida a análise documental das ATPC (aulas de trabalho pedagógico coletivo) do curso em tela, a análise estatística descritiva dos dados objetivos oriundos do questionário estruturado e a análise temática de conteúdo dos depoimentos de cinco professores, nas entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa confirmam a suposição de que o curso em tela tenha contribuído para o empoderamento dos professores pesquisados, mediante aprimoramento da formação continuada em serviço in loco dos professores, em que tais atores sociais se situem como autores de sua prática docente. Entretanto, restam dois desafios: a) a necessidade de se ampliar a fluência tecnológica dos docentes, bem como a leitura crítica dos estruturantes tecnológicos, percebendo sua potência e suas contradições, no campo da educação; b) ampliar o tempo de formação continuada dos docentes, com o aceno de que tal desafio extrapola o âmbito de ação imediata das unidades escolares, por resvalar as questões afeitas às políticas públicas de formação de professores. Os limites da pesquisa incidem sobre uma das características do estudo de caso: em termos de generalização, poder ser transposto somente a circunstâncias semelhantes. Em convergência com diversos estudos visitados na revisão de literatura, a discussão de resultados da presente pesquisa aponta a necessidade de as políticas públicas de formação continuada de professores da educação básica estabelecerem uma relação mais dialógica com esses profissionais da educação, ao pensar em desenhos didáticos de formação respondentes às demandas dos professores, ao invés de propor desenhos didáticos de formação que se curvam aos ditames dos organismos multilaterais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação À Distância (Ead) E Cibercultura: Para Além Da Reprodução Na Educação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-01-31) Pacheco, Frederico Reis [UNIFESP]; de Carvalho, Alexandre Filordi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this study is to evaluate new forms of teaching mediated by technology (in particular Distance Learning for higher education), in terms of its potentialities and limitations, in a reflexive philosophical way. The hypothesis raised in this study is divided into two bases: (1) that technology can be understood as an opportunity for education in new territories, without part of the limits existing in conventional education, expanding possibilities; but (2) technology-mediated education has been used in Brazil to reproduce pre-existent addictions in the educational system, such as the reproduction of the current educational model, its limits, habits, and disciplinary or control engines. The method selected for this work was the exploratory bibliographical research and critical literature review on the theme of Distance Learning (e-learning), triggering a classical theoretical reference of philosophy and education to ensure the correct evaluation of the technologies and their use in the teaching-learning process. The leading thread of this thinking is Pierre Levy's theory of cyberculture, provoking his dialogue with other authors on each topic addressed. Thus, the relevance of this work is on deepening of a critical analysis on the use of technology, with a focus as learning tool, without technological dazzle. The limit of this analysis is the use of technology for distance learning in the upper level of the Brazilian territory. This vision is expected to be relevant to contribute to the construction of micro-initiatives that will enable a more inclusive education focused on student's experience.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Influenciadores digitais e a divulgação de conhecimento científico sobre Diabetes Mellitus em redes sociais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-27) Guimarães, Julia de Almeida Tavares [UNIFESP]; Bianchi, Pamela Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5871384066503541; http://lattes.cnpq.br/2566128388905337; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O Ministério da Saúde determina que implementar ações básicas de diagnóstico e controle do diabetes nos diferentes níveis de atendimento do SUS é de extrema urgência, alinhando-se ao compromisso ético-político de defesa da vida. Imerso na era da cibercultura, o sistema vem apostando em inovações nos modos de produção de cuidado em saúde no país, contando com o meio digital e as redes sociais virtuais como aliados neste processo, seguindo seus novos ritmos de produção de conteúdo e de divulgação científica. Objetivo: Analisar a produção de conteúdo e as interações geradas a partir do compartilhamento de postagens sobre diabetes no Instagram. Por um lado, acompanhando o perfil do Ministério da Saúde e, por outro, de uma influenciadora digital que convive com a condição e compartilha seu cotidiano na rede. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza enquanto metodologia a etnografia virtual. O trabalho foi realizado em duas etapas: a primeira foi o acompanhamento das publicações feitas pelos perfis selecionados assim como das interações ocorridas; a segunda, a seleção, categorização e análise das publicações acompanhadas. Resultados: A pesquisa contou com 25 publicações selecionadas, cinco realizadas pelo perfil do Ministério da Saúde e 20 realizadas pelo perfil da influenciadora. Elaboramos seis categorias para enquadrar e discutir as postagens de acordo com a natureza de seus conteúdos. Conclusão: A divulgação de conhecimento e o compartilhamento do cotidiano nas redes sociais tem avançado e influenciado modos de vida, de consumo e do cuidado em saúde, como o autocuidado das pessoas com diabetes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Relações de Poder em Fanfictions Produzidas por Jovens: Análise Sob a Perspectiva das Epsitemologias do Sul(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-15) Costa, Gabriela Helena Autiero [UNIFESP]; Bianchi, Pamela Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5871384066503541; http://lattes.cnpq.br/9774458308598841; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Temas relativos ao ciberespaço vêm ganhando mais relevância na contemporaneidade. A juventude aparece como protagonista desse processo impulsionando e produzindo novas manifestações culturais neste universo. Dentre elas, destacam-se as fanfictions, narrativas construídas virtualmente por e para fãs. O estudo teve como objetivo identificar, sob a perspectiva das Epistemologias do Sul, como o colonialismo, o patriarcado e o capitalismo se manifestam nas fanfictions. Realizou-se uma pesquisa documental qualitativa, com leitura e análise de três narrativas publicadas em plataformas online. Notou-se a presença das três estruturas de poder: destaque ao patriarcado, expresso em cenas de objetificação e violências contra a mulher; o colonialismo, visualizado pela presença de apenas personagens brancos; e o capitalismo, através do protagonismo do estilo de vida das classes sociais dominantes. Os resultados apontam que as produções juvenis têm sido espaços de reprodução de relações de poder dominantes no cenário atual.