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- ItemAcesso aberto (Open Access)Benefícios da prática de exercícios físicos na qualidade do sono de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão sistemática da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-04) Romero, Marcos Felipe Cunha Policarpo [UNIFESP]; Lambertucci, Rafael Herling [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5826005580515987; http://lattes.cnpq.br/2184254308431553; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUÇÃO: O autismo é um espectro amplo de condições caracterizado por dificuldades na interação social, padrões repetitivos de comportamento e interesses restritos. A qualidade do sono desempenha um papel fundamental no bem-estar e desenvolvimento saudável de crianças com autismo. Distúrbios do sono são comuns nesse grupo e podem agravar sintomas, afetando concentração, humor e habilidades de comunicação. Uma rotina de sono consistente, um ambiente propício para o descanso e intervenções adaptadas são essenciais para melhorar a qualidade de vida dessas crianças, outro aliado importante para auxiliar no tratamento de pessoas com autismo é a pratica de exercício físico. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão da literatura para sistematizar os efeitos da prática de exercícios físicos para a qualidade do sono de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura de artigos publicados no idioma inglês ou português, no qual os estudos selecionados utilizaram exercício físico como intervenção visando uma melhora da qualidade do sono de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). As bases de dados utilizadas como base de busca foram: Embase, Pubmed, Scopus e Web of Science. RESULTADOS: Quatro estudos foram incluídos na revisão, totalizando 175 crianças investigadas. De uma forma geral, os resultados sugerem que a prática regular de exercícios físicos traz melhorias significativas para o sono de crianças com TEA, em especial após um programa de intervenção com exercícios físicos que envolvem predominantemente características aeróbias.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias(Universidade São Francisco - USF, 2021) de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP]; Gonçalves, Raelen Brandino; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Com base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionais e equipamentos de saúde, este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais são reivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. É possível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a dos laudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffman foram usadas.
- ItemEmbargoDesafios e complexidade diagnóstica do autismo em meninas e mulheres: uma revisão sistemática da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-21) Rosa, Daniele de Cássia [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; Figueiredo, Thamyres Silvério; http://lattes.cnpq.br/4247022756056725; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; http://lattes.cnpq.br/5478273142126859; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: O Transtorno de Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de neurodesenvolvimento, com diferentes etiologias, que apresenta maior razão entre homens e mulheres, 3,8:1, ou seja, aproximadamente, 3,8 casos de diagnóstico de autismo em meninos para 1 caso diagnóstico do espectro em meninas. Com o desenvolvimento dos critérios diagnósticos e o aumento da divulgação de informações sobre o autismo, observou-se um crescimento do número de diagnósticos. Objetivo: Compreender sobre a complexidade e os desafios do diagnóstico do TEA em meninas e mulheres por meio de uma revisão sistemática de literatura. Método: Trata-se de uma revisão de literatura sistemática de literatura cuja busca dos estudos foi realizada nas fontes de indexação Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed e Google Acadêmico. Foram selecionados estudos nacionais e internacionais, publicados entre 2013 e 2023, utilizando os descritores: TEA no sexo feminino, autismo em meninas, diagnóstico do autismo em meninas e diagnóstico do autismo em mulheres. Resultados: Foram selecionados 10 artigos seguindo os critérios estabelecidos. O subdiagnóstico e o diagnóstico tardio do TEA apresentam complicações e riscos, incluindo diferenças características, influência de fatores sexuais, entendimento limitado do autismo baseado em estereótipos diagnósticos masculinos, diagnósticos de outros transtornos mentais, serviços de diagnóstico indisponíveis e falta de sensibilidade dos profissionais para identificar meninas e mulheres autistas. Os desafios e a complexidade diagnóstica do autismo mostram a urgente necessidade da ampliação da conscientização e compreensão do autismo nessa população. Conclusão: O alto índice de diagnósticos tardios e a invisibilidade diagnóstica em mulheres com TEA, estão relacionados com inúmeros fatores, principalmente o mascaramento ("masking”) dos sinais e sintomas, observados nessa população. Desse modo, observa as diversas consequências que a ausência, o subdiagnóstico e o diagnóstico tardio causam para esses grupos de mulheres, acarretando em experiências e episódios traumáticos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de um Inventário de Desempenho Ocupacional para crianças com TEA (6 a 8 anos)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-06) Soares, Leticia Lourenço [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; http://lattes.cnpq.br/7810091895568384; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A associação entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e epilepsia é bastante frequente, sendo apontada a incidência de cerca de 23,5% pela literatura. As patologias atreladas ao TEA têm forte impacto na vida das crianças trazendo dificuldades e possíveis complicações a curto e longo prazo, além de maior probabilidade de dependência e consequente dificuldade em exercer um adequado desempenho ocupacional ao longo da vida. Objetivos: Construir um Inventário de avaliação do Desempenho Ocupacional para crianças de 6 a 8 anos com diagnóstico de TEA e TEA e Epilepsia; desenvolver formulários de caracterização da família e da criança com TEA e TEA e epilepsia; unificar os formulários de caracterização da criança e da família ao Inventário a fim de criar um instrumento que possa colher informações para agregar o diagnóstico, caracterização e intervenção. Metodologia: Os formulários de caracterização pretenderam colher, além do histórico de saúde da criança, características demográficas da criança e da família, tais como idade, gênero, status socioeconômico e nível educacional. A construção dos itens de avaliação do desempenho ocupacional deu-se a partir da revisão de literatura acerca do TEA, epilepsia e a interação entre as duas condições. O Inventário de Desempenho Ocupacional para Crianças com TEA (6 a 8 anos), conta com 7 domínios e totaliza 143 itens em sua primeira versão. Para arguição do Inventário foi necessária a verificação da validade de face e conteúdo (respectivamente cobertura adequada e completa do tema), além da análise semântica em todos os domínios e itens que estão sob investigação no instrumento (STREINER; NORMAN, 2008). Como critério de decisão sobre a pertinência de um item mediante ao traço a que teoricamente se refere deve haver concordância de, pelo menos, 80% entre os juízes (PASQUALI, 1998). Resultados: Seis entre sete domínios (85,7%) foram atestados como compreensíveis para pais/responsáveis, cuidadores, educadores e funcionários de instituições/clínicas. Os 142 itens presentes no Inventário apresentaram 100% ao nível de concordância (relevância para o contexto de TEA, epilepsia e faixa etária), 135 itens (95,1%) apresentaram 100% ao nível de compreensão, enquanto 7 itens (4,9%) foram avaliados como não compreensíveis. Após adequação dos itens de acordo com as exigências metodológicas e critérios do comitê de juízes, 34 itens foram modificados e o Inventário passou a somar 145 itens. Considerações finais: A construção do Inventário pretendeu preencher parte da lacuna literária sobre TEA em comorbidade à epilepsia, trazendo um instrumento para coleta e aferição de dados concretos sobre a incidência da epilepsia em crianças com TEA, além de buscar modos de avaliar de que maneira o TEA pode impactar no desempenho ocupacional de crianças, afetando diretamente no prognóstico e qualidade de vida.
- ItemAcesso aberto (Open Access)An International Clinical Study of Ability and Disability in Autism Spectrum Disorder Using the WHO-ICF Framework(Springer/Plenum Publishers, 2018) Mahdi, Soheil; Albertowski, Katja; Almodayfer, Omar; Arsenopoulou, Vaia; Carucci, Sara; Dias, Jose Carlos; Khalil, Mohammad; Knuppel, Ane; Langmann, Anika; Lauritsen, Marlene Briciet; Cunha, Graccielle Rodrigues da [UNIFESP]; Uchiyama, Tokio; Wolff, Nicole; Selb, Melissa; Granlund, Mats; de Vries, Petrus J.; Zwaigenbaum, Lonnie; Bolte, SvenThis is the fourth international preparatory study designed to develop International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF, and Children and Youth version, ICF-CY) Core Sets for Autism Spectrum Disorder (ASD). Examine functioning of individuals diagnosed with ASD as documented by the ICF-CY in a variety of clinical settings. A cross-sectional study was conducted, involving 11 units from 10 countries. Clinical investigators assessed functioning of 122 individuals with ASD using the ICF-CY checklist. In total, 139 ICF-CY categories were identified: 64 activities and participation, 40 body functions and 35 environmental factors. The study results reinforce the heterogeneity of ASD, as evidenced by the many functional and contextual domains impacting on ASD from a clinical perspective.