Trabalhos de conclusão de curso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de conclusão de curso por Orientador(es) "Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Comunicação contraintuitiva: uma análise da sua efetividade em termos de reação do consumidor(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-05) Bueno, Julia Cicolo [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; Andreoli; http://lattes.cnpq.br/4402149857270524O trabalho teve como objetivo analisar a efetividade da comunicação contraintuitiva em termos de reação do consumidor. Como procedimento metodológico, adotou-se uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos subsequentes: o primeira exploratório, com coleta de dados implícitos de rastreamento ocular - eyetracker (n=20), seguida do explicativo (n=79), com coleta de dados autodeclarados. O desenvolvimento do experimento nessas duas etapas se justifica pela importância de se compreender o processo de recepção, processamento e avaliação por parte do consumidor de maneira mais ampla, abarcando métricas implícitas e explícitas. Em ambos os casos, foram comparadas duas campanhas mercadológicas relacionadas à promoção do serviço de saúde, diferenciando-se, entretanto, o protagonismo do profissional de medicina: tradicional ou intuitivo, caracterizado pelo homem branco, versus contraintuitivo, caracterizado pela mulher negra. Com isso, foi possível observar um melhor desempenho da campanha caracterizada como comunicação contraintuitiva, praticamente na totalidade das métricas investigadas, validando a importância dessa prática mercadológica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Demarketing verde x greenwashing segundo a percepção dos consumidores(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-28) Castro, Rafaela Alcantara [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4402149857270524A crescente incorporação dos aspectos ambientais pelo meio organizacional reflete o aumento da conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental. As empresas estão cada vez mais reconhecendo a necessidade de considerar o impacto ambiental de suas atividades e adotando medidas para mitigar esse impacto em sua comunicação. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar e comparar a reação dos consumidores quando expostos a campanhas caracterizadas como demarketing verde e greenwashing. O referencial teórico englobou as bases conceituais de demarketing e demarketing verde, assim como marketing verde e greenwashing. Como método, foi empregada uma abordagem qualitativa, realizada por meio de um grupo focal com entrevista semiestruturada, composto por oito representantes da geração Y, com idades entre 25 a 40 anos, partindo da apresentação e comparação entre duas campanhas fictícias contendo discursos mercadológicos, caracterizadas como demarketing verde e greenwashing. Como resultado, destacou-se o desconhecimento de ambos os conceitos, inclusive com entendimento do demarketing verde de forma totalmente contraditória. Ainda, apesar da relação com a causa ambiental ser facilmente percebida pelos consumidores no greenwashing, a única justificada para isso foi o posicionamento da marca para com um público específico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)FALSOS DISCURSOS MERCADOLÓGICOS E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: GREENWASHING, BLUEWASHING E NEUTRO(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Nogueira, Ana Carolina Vieira [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218131D0O trabalho teve como objetivo compreender a reação dos consumidores às peças publicitárias que contem apelos caracterizados como greenwashing e/ou bluewashing. Procedeu-se, inicialmente, a uma revisão da literatura, focando na discussão acerca do marketing verde e societal, sua origem e evolução, seu conceito e sua importância, e posteriormente discorrendo sobre o greenwashing e bluewashing. Tendo a literatura como suporte, adotou-se como procedimento metodológico um experimento online realizado em duas etapas, primeiro (n=78) e segundo (n=128), ambos com monitoramento ocular (eyetracker). As duas etapas contaram com o mesmo procedimento, que consistiu na apresentação de uma peça publicitária fictícia, criada justamente para os propósitos deste estudo, que foi manipulada em três diferentes formatos, adequando-se objetos como cores, frases e imagens: com apelos ambientais, sociais ou neutros, seguida por uma análise de dados das respostas fornecidas pelos participantes. Como resultado, pode-se concluir que existe uma capacidade de influência das práticas de greenwashing e bluewashing no comportamento do consumidor, em termos de melhor avaliação de marca e também reação emocional ao anúncio. Tal resultado evidencia a necessidade de maior responsabilidade das organizações em relação aos seus discursos e práticas de negócios, bem como o imperativo de maior conscientização dos consumidores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Greenwashing X Demarketing verde(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-21) Negrais, Juliana dos Santos [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; https://www.somos.unifesp.br/professor/tais-pasquotto-andreoliThe movement around greater environmental accountability is notorious, both at a general level, with the United Nations and countries, but also at a more applied level, with organizations and their consumer markets. In view of this, the study aimed to understand the consumer's reaction to the two opposing practices developed by organizations in the context of greater appreciation of the environmental aspect, comparing, then, the adoption of the practice of greenwashing and demarketing. To this end, the theoretical foundation starts from a more general discussion about sustainability and the objectives of sustainable development, narrowing down, more specifically, to the incorrect adoption of green marketing, with the practice of greenwashing, on the one hand, and the extreme adoption of environmental responsibility, with the practice of demarketing, on the other hand. As a methodological procedure, a qualitative approach was adopted, with a focus group being carried out with six participants, chosen by convenience. In summary, it was possible to observe a general lack of knowledge on the part of consumers about both practices, but, when triggered, they had different reactions: a certain neutrality in relation to greenwashing, considered more frequent, and relative negativity in relation to demarketing, considered rare, which causes strangeness.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Natural ou orgânico? Influência de selos certificadores de alimentos no comportamento do consumidor(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-02) Kano, Melissa Miyuki [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4402149857270524; http://lattes.cnpq.br/5716182337254550O trabalho como objetivo verificar a influência da presença de selos certificadores no comportamento de consumo de produtos orgânicos, comparando-se um produto com selo natural (fictício) e outro produto com certificação orgânica. Para isso, foi elaborado um referencial teórico acerca do mercado desses produtos no Brasil e dos fatores que podem influenciar na tomada de decisão para consumo destes. O método adotado foi uma abordagem quantitativa, realizada por meio de um experimento online (n=91), com a comparação de dois selos expostos no mesmo produto (alimento uva): selo oficial Orgânico Brasil versus selo fictício Natural. Com isso, foi possível visualizar que os selos orgânicos de fato interferem na reação dos consumidores aos produtos apresentados, especialmente em questão de credibilidade. Apesar disso, a falta de informação ainda se mostra como um dos principais obstáculos para o desenvolvimento desse mercado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Neuromarketing e técnicas neurocientíficas: apreciação crítica da produção acadêmica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Alves, Giovanna Chiavone [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4402149857270524O neuromarketing surge como um campo interdisciplinar em constante evolução, que busca compreender os processos mentais e emocionais dos consumidores, utilizando-se de técnicas neurocientíficas para aprimorar as pesquisas mercadológicas. O trabalho teve como objetivo avaliar a produção acadêmica concernente às técnicas neurocientíficas de monitoramento ocular, condutância da pele e eletroencefalograma. O referencial teórico discorreu sobre o neuromarketing e a importância das técnicas neurocientíficas de coleta e análise de dados, aprofundando-se no monitoramento ocular, na condutância da pele e no eletroencefalograma. Como procedimento metodológico, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por meio de um levantamento bibliométrico associado à uma análise crítica da produção acadêmica concernente à área de Marketing com as menções das três técnicas neurocientíficas supracitadas, mapeando as principais plataformas científicas (Proquest, Web of Science, Capes, Scopus, Scielo e Spell), incluindo todos os resultados (1993 a 2022). Com isso, foi possível avaliar o atual estado da arte sobre os assuntos, consolidando o que foi estudado até então, além de possibilitar a sugestão de estudos futuros para o avanço do tema na academia e na prática. Como principal resultado, a análise revelou um crescente interesse na aplicação das técnicas de monitoramento ocular, condutância da pele e eletroencefalograma no contexto do neuromarketing. Além disso, identificou-se uma lacuna significativa na produção acadêmica, ressaltando a necessidade de mais pesquisas para explorar o potencial dessas técnicas na compreensão dos processos mentais e emocionais dos consumidores. Esse panorama enfatiza a importância de uma abordagem interdisciplinar e sugere que há amplas oportunidades para avanços significativos na interação entre neurociência e marketing.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Pinkwashing e o comportamento do consumidor: da causa pró-LGBTQIA+ ao falso discurso mercadológico(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-03) Ribeiro, Gledeson Frankly da Silva [UNIFESP]; Andreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4402149857270524; http://lattes.cnpq.br/2351636742862825Com o passar dos anos, houve o aumento do poder de compra LGBTQIA+ e, consequentemente, maior representatividade deste grupo no mercado de produtos e serviços. Atrelado a isso, surgem diversos discursos mercadológicos de viés positivo e favorável à comunidade. Outrossim, também existe uma tentativa em mostrar uma falsa imagem ao consumidor por meio de tais discursos apenas para atender a demanda de responsabilidade social dos consumidores, originando termos como o pinkwashing e tornando cada vez mais recorrentes práticas enganosas. O trabalho teve como objetivo analisar o comportamento do consumidor frente à prática de pinkwashing na comunicação mercadológica, mensurado em termos de reação emocional ao anúncio, avaliação da marca, julgamento da prática de propagandas pró-LGBTQIA+ e a detecção da prática de pinkwashing. No referencial teórico, discorreu-se sobre os falsos discursos mercadológicos, aprofundando-se na discussão acerca do pinkwashing, destacando a influência dessa prática no comportamento do consumidor. Como procedimento metodológico, adotou-se uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos online comparando peças publicitárias com prática de pinkwashing - casal ou família homoafetivo versus heteroafetivo. Em ambos, a amostra foi não probabilística, composta por estudantes universitários, com distribuição aleatória entre os grupos, sendo a primeira (n=81) por conveniência e a segunda (n=74) por critério de orientação sexual não heterossexual. O teste de poder da amostra foi rodado, por meio do programa G-power, validando o poder de ambas as amostras para detectar com confiança o efeito analisado. Como principal resultado, foi possível validar a grande hipótese do estudo, a capacidade de influência da prática de pinkwashing no comportamento do consumidor devido à falta de distinção e identificação. Tal resultado evidencia uma necessidade de maior responsabilidade das organizações em relação aos seus discursos e suas práticas de negócios, assim como mostra que os consumidores devem se informar constantemente e possuir maior conscientização do papel de responsabilidade como público consumidor.