Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
URI Permanente desta comunidade
A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) foi inaugurado em março de 2007 e fica no campus Guarulhos. Informações: https://www.unifesp.br/campus/gua/
Navegar
Navegando Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) por Orientador(es) "Albuquerque, José Lindomar Coelho"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desde el cruce: A espiritualidade feminista em Borderlands/La Frontera de Gloria Anzaldúa(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Nozue, Flávia Gomes da Silva [UNIFESP]; Albuquerque, José Lindomar Coelho; http://lattes.cnpq.br/0312592126188264; http://lattes.cnpq.br/9417482720912884O presente trabalho tem como objetivo analisar a espiritualidade, desde um ponto de vista feminista, presente na obra Borderlands/ La Frontera, de Gloria Anzaldúa. Partindo da análise da obra, o trabalho apresenta de que maneira se forma uma nova consciência mestiza depois de um profundo processo de conhecimento de si, um processo que gera sofrimento psíquico, ao mesmo tempo em que fortalece para um engajamento na transformação social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação inclusiva e migração transnacional na cidade de Guarulhos: percepções de professores e gestores(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-25) Parreira, Wellington Marcos da Mota; Albuquerque, José Lindomar Coelho; Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; http://lattes.cnpq.br/0312592126188264; http://lattes.cnpq.br/9672012112758803O tema da migração transnacional ocupa um relevante papel na atualidade brasileira. A educação inclusiva também apresenta diversos debates, e muita discussão pode ser realizada quando se relacionam esses dois grandes temas. Essa pesquisa buscou compreender os relatos de professoras e gestoras escolares sobre os alunos migrantes, sem ou com deficiência, que frequentam as escolas do município de Guarulhos, no estado de São Paulo. Observações e entrevistas semiestruturadas foram realizadas para se obter as percepções destas docentes e gestoras que acolhem esses discentes. Que convivem com essas vulnerabilidades e particularidades em ambiente escolar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Experiências e perspectivas educacionais de imigrantes árabes no Brasil contemporâneo(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Silva, Erisvaldo Felix da; Albuquerque, José Lindomar Coelho; http://lattes.cnpq.br/0312592126188264; http://lattes.cnpq.br/0270518041301668Este trabalho tem como objetivo principal examinar algumas experiências e perspectivas educacionais de imigrantes árabes que estiveram matriculados no Curso de Português para Imigrantes da UNIFESP em 2019. O foco é discutir as questões relacionadas ao aprendizado da língua portuguesa e os significados múltiplos deste aprendizado para a vida social, econômica, jurídica e cotidiana destes sujeitos migrantes. Minha própria experiência neste curso como monitor e a realização desta pesquisa reforçam a importância de se incentivar e garantir educação de qualidade para migrantes, visto que as razões de mobilidade estão em constante transformação, o que requer novas investigações das motivações destes atores e de como é possível atender demandas tão particulares. Partindo dessa ideia, as configurações metodológicas se apresentam a partir da observação participante em 2019 e da aplicação e análise de um questionário, feito em 2021 direcionado a alunas e alunos que estão no Brasil há menos de 10 anos e que participaram do Curso de Português para Imigrantes pela UNIFESP em 2019.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gênero em Trajetórias: dinâmicas e territorialidades na diáspora haitiana(Universidade Federal de São Paulo, 2021-04-05) Carvalho, Carolina Carreiro Alencar; Albuquerque, José Lindomar Coelho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794196Z8&tokenCaptchar=03AGdBq27Ekb1MNlZqUsUXzSynk0mpwQOzHDrQrvmHHuxljSUG9mucU1R3w8ta_-lc82Ox4JxZO0TyrqyzEZUWj9X8SLnhmiI1LjEtkccLZQzDxoiZZvwWPrgx569OeYwH_s3mEL7bq-J6qkLQzIJtj2RBv4YoctZxlNtoCUNR5MuqnD_CH4udvsBjIV2nKVbkVPk7sigmKnPdeJhriChMpkQ_kuYAn1S_rdSRCDYfcOo-c-xgvr3FmPStt4KKdcs8JqWMSiEI081xuLNcseMs89i7QedG8OrodgfE7i_clhJf65dnsNgJTpRHKcwAPJnQYt6HFad9BaZd5AznIEM_3FOpZV4_tD5L3cGCRPxkfATy2PE1Sidv9xyekQDyTlnWksxEVdo8tVD6BPhOh_zf2A6GjbfLaxp1ohn-kn2ej4PtOKXi1oi1VUiiP3VWvXAKaXayCj4PW2ol2NdmMPPm2xCvGFQLJ_lNARUy_R5sqaEg7IQhxCtvqph1N3p6-ijP7CS3V1X_H8ZIaShI6-IHw_AbKApujinNzQ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4906107A7&tokenCaptchar=03AGdBq26NnhldMJnEmD0oHeXervbRhXcB9gZwDcwwYPTGe5DD0nZy6uRr-s0aY8yD5zFNUzUN6DY2eihimcIiKsMDbboPStdUnfX3jSBWbRX4QC1ax43SgccCVKcbXBBl6JunNm3oH5o3ih_JKOZ9xDLmTavxLMigCyNhuf5r-0bR-GcKwFaXzH10iedBd-58f8PySaHRphD6GnpzO6M8xETD05vSMH4gQ-g0IsC9IPKDCCEGt4d2Brq-Te-fVcFlOi5uetrB6eLU3UIa6042LkWiX25HO4AOZdYg7VpjVPNHBl78zxVM_ORfCfkdjRSp75GH4wCFFKoRL_TYLsVJXBGGVlratn1jLHjy3jp94Szl5xVWqd0c8JjB11ATaj9j2-wu8zm6g4KtWUy5wgXfjl19BOUqB_t2tb-mntNlAMNgAmRN9zz4Iqjh0IHqw0ghCkhty8MpePIdwJfHERPwecGHAoS4yBKuwSDgYcyzF5fOZG-Iu9BsuiwFR03Be-rpvSezM66jPp_MFo49SnTrpBKUfhtfMi0mygEsta dissertação teve como objetivo geral compreender a experiência migratória de algumas/alguns migrantes haitianos que chegaram ao Brasil a partir do ano de 2014, buscando verificar como elas/eles criaram suas trajetórias em múltiplos processos de diferenciação de gênero. Para tanto, foi relevante uma perspectiva de análise que buscasse articular as dimensões individuais e coletivas no processo de deslocamento e inserção desses sujeitos migrantes em suas múltiplas relações sociais. Essa perspectiva nos permitiu elucidar as tensões subjacentes aos processos de diferenciação, que revelam tanto a diminuição quanto a afirmação das desigualdades de gênero nestes percursos migratórios. Em busca de entender que mudanças, permanências e reforçamentos ocorrem nas relações de gênero dessas/desses migrantes haitianos em São Paulo, o procedimento fundamental da pesquisa empírica aqui utilizado foi a entrevista baseada nos relatos de vida dos interlocutores, interpretadas por meio da perspectiva analítica das trajetórias migratórias.
- ItemAcesso aberto (Open Access)No futuro é o verbo: A narrativa sobre si como ferramenta afrofuturista. Uma análise da série "Afronta!".(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-17) Moraes, Dennise Brito; Albuquerque, José Lindomar Coelho; http://lattes.cnpq.br/0312592126188264O presente trabalho tem como objetivo compreender os significados e usos do valor civilizatório africano do verbo na maneira como as pessoas narram suas histórias e afirmam suas identidades negras a partir de relatos orais de mulheres negras, presentes na série documental “Afronta!”, disponibilizada pela plataforma de streaming Netflix. Este trabalho é composto pela análise de 4 de 26 episódios e investiga, a partir dos relatos, as implicações de existir enquanto pessoas negras afrodiásporicas e as relações com o uso da linguagem entre passado, presente e futuro. Busca-se identificar, portanto, o verbo como uma ferramenta afrofuturista a partir de seu significado político.
- ItemAcesso aberto (Open Access)TEMPESTADE NA XÍCARA DE CHÁ: O NACIONALISMO DE PERFIL CONSERVADOR E O CONTROLE DE FRONTEIRAS NACIONAIS NA CAMPANHA PELO BREXIT(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-29) Figlino, Beatriz; Albuquerque, José Lindomar Coelho; http://lattes.cnpq.br/0312592126188264; http://lattes.cnpq.br/3568828452521863Essa pesquisa analisa a ascensão do nacionalismo britânico de perfil conservador no contexto da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia (“Brexit”) em 2016. A partir da intersecção entre nacionalismo britânico e as políticas de controle de fronteiras nacionais, verifica-se que a identidade britânica se alicerça em elementos etnocêntricos e racistas historicamente construídos que desencadearam em posições políticas contra a presença de imigrantes no contexto contemporâneo. Destarte, compreende-se de que maneira tal nacionalismo articula e fomenta políticas de fronteira restritivas ao responsabilizar determinados tipos de imigrantes pelo agravamento da crise social britânica. Para isso, essa pesquisa utiliza-se de bibliografia produzida no Reino Unido e de reportagens veiculadas pelo jornal britânico The Daily Express, cujo posicionamento político é tendencioso a valores nacionalistas e de extrema-direita, além de possuir ligações diretas com membros do partido que tomou frente na campanha pelo Brexit, o UKIP (Partido pela Independência do Reino Unido).