Dimensão lúdica, imaginação e suas marcas de gênero: experiência docente na educação de crianças pequenininhas na creche.
Data
2023-11-09
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar a dimensão lúdica da docência na creche e suas marcas de gênero. Busca conhecer as concepções e abordagens educativas de professoras e professores de Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede Municipal de São Paulo com relação às brincadeiras de meninas e meninos. Busca identificar como ocorre a relação educativa entre docentes com bebês e crianças pequenininhas na creche, bem como quais são os modos de atuação, os desafios e entraves diante desses corpos brincantes em tempos de conservadorismo. Tem como referencial teórico os Estudos de Gênero realizados no âmbito da Educação Infantil, que nos ajudam a compreender a relação entre o brincar e entre o educar na pequena infância em nossa sociedade. A pesquisa desdobra-se a partir da análise documental e da realização de entrevistas semiestruturadas com oito professoras/es que atuam em creches da rede municipal de São Paulo. Os resultados revelam os desafios do trabalho docente na creche diante da onda de fake news envolvendo as questões de gênero das crianças pequenas. Problematizam a questão da "Ideologia de gênero" no campo da educação, a partir de ofensivas conservadoras envolvendo as crianças pequenas, difundindo pânico moral nas famílias. Revelam que dialogar sobre os medos e anseios das/os adultas/os presentes na educação das crianças pequenas nos tempos atuais ajuda pensar em um projeto de Educação Infantil com relações mais horizontais, com foco nas necessidades e direitos das crianças pequenas. A pesquisa ajuda a refletir sobre os desafios atuais da responsabilidade do papel educativo da creche compartilhada com a família, diante do processo de socialização de gênero. Contribui para a construção da creche como um espaço democrático de proteção e respeito às manifestações das crianças pequenininhas. Um espaço para a garantia de experiências educativas que desconstruam os preconceitos e promovam a diversidade de gênero.