Jovens e adultos com deficiência intelectual nos CIEJAs paulistanos: o que dizem professoras sobre sobre os desafios de educar para o trabalho
Data
2023-12-15
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Este trabalho de pesquisa de mestrado aborda a inclusão educacional e profissional
de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos — EJA.
Investiga o que dizem professoras, sua posição sobre a proposta educacional
orientadora da EJA na cidade de São Paulo e, mais especificamente, sobre o
Projeto Político-Pedagógico — PPP (proposta curricular de um Centro Integrado de
Educação de Jovens e Adultos — CIEJA), com o intuito de verificar se e como os
objetivos de preparação de estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual
para o mundo do trabalho — objeto da proposta desta modalidade de ensino no
município — são concebidos pelas professoras e, de que maneira, da perspectiva
delas, são trabalhados no âmbito pedagógico escolar de um CIEJA. A
fundamentação teórica e a análise de dados têm como base a teoria
histórico-cultural de Vigotski e colaboradores sobre o desenvolvimento de pessoas
com deficiência intelectual e a importância da educação nesse processo, assim
como as contribuições de estudos da história da Educação de Jovens e Adultos no
Brasil, da Educação especial e inclusiva e, também, sobre a inclusão profissional
desses estudantes no Brasil. Trata-se de pesquisa exploratória, conduzida de forma
qualitativa e descritiva, incluindo uma abordagem de produções acadêmicas sobre o
tema (2008-2022), do currículo da EJA — com sua origem e desenvolvimento — da
escola definida como base de trabalho e de um CIEJA paulistano, além de
entrevistas semiestruturadas, realizadas com oito professoras desta unidade,
escolhida por concentrar o atendimento a esta população. As análises descrevem
perspectivas de documentos e das docentes sobre educação inclusiva, deficiência,
desenho universal para aprendizagem, educação integral, trabalho escolar de
preparação para o mundo do trabalho. Busca-se, de uma perspectiva descritiva,
articular entendimentos de professoras, princípios e orientações constantes nos
documentos, identificar aproximações e afastamentos e, nesse contexto, responder
sobre as contribuições de uma unidade de CIEJA aos desafios já elencados. As
considerações finais apontam e retomam descrições do que dizem as educadoras,
suas elaborações de conceitos e fatores envolvidos na relação entre os princípios
orientadores do projeto e das práticas pedagógicas. Constatam que, do ponto de
vista das docentes, para contribuir com a formação para o mundo do trabalho,
muitos obstáculos precisam ser superados pela instituição e pela EJA. Evidenciam
contradições constitutivas da relação educação-mundo do trabalho para pessoas
com deficiência intelectual. Refletem sobre a necessidade de superação de uma
concepção de educação de pessoas com deficiência intelectual que se centra na
dimensão socializadora do trabalho pedagógico, enfatizando a necessidade de
acolhimento afetivo e de leitura de mundo, o que impede um maior investimento em
processos de ensino-aprendizagem de conteúdos — como a leitura e escrita, por
exemplo — voltados às necessidades jovens e adultas de formação para o mundo
do trabalho e do trabalho propriamente dito. A persistência dessa perspectiva
contradiz conceitos orientadores e diretrizes do campo da EJA.