As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista
Data
2024-02-16
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar perspectivas sobre a relação entre o Ensino de História escolar e o uso de museus históricos por professores da Educação Básica. Por meio de entrevistas feitas com docentes que visitaram o Museu Paulista (localizado na cidade de São Paulo) entre o fim dos anos 1990 e 2013, a intenção foi refletir sobre a memória de um grupo de professores sobre as práticas de ensino utilizadas nas visitas com seus alunos. Para a realização desse estudo, foram apresentadas algumas balizas dos campos teóricos do Ensino de História escolar e educação em museus. Este trabalho também trouxe algumas reflexões sobre o Programa Cultura é Currículo, política pública promovida pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), no estado de São Paulo, que vigorou entre 2009 e 2014 e promovia visitas a diversos espaços culturais, como o Museu Paulista.
Ao final, essa pesquisa traz diretrizes procedimentais que podem servir como referencial para o planejamento de visitas a instituições culturais, com enfoque em museus. Assim, esperamos ampliar a discussão em torno da educação museal e do uso de museus históricos nas aulas de História. Esse estudo traz voz aos docentes que visitaram o Museu Paulista e têm em suas memórias práticas educativas que podem servir tanto de registro das possibilidades que o museu trazia até aquele momento, quanto referenciais para outros docentes que busquem utilizar museus históricos em suas aulas.
Descrição
Citação
SILVA, Adriane Pena da. As memórias de professores de História sobre suas práticas educativas no Museu Paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 225 p. 2024.