Educação ambiental em escolas aplicada aos resíduos sólidos urbanos
Data
2024-01-26
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
As escolas brasileiras são carentes de um material de auxílio ao professor sobre Educação Ambiental (EA), portanto, esta pesquisa esteve relacionada à EA aplicada aos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) na Educação Básica utilizando tendências progressistas. Com o desenvolvimento do projeto, planejou-se relacionar as estratégias de ensino encontradas na Revisão Sistemática da Literatura com as habilidades constantes em códigos encontrados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaborar práticas de ensino em escolas relacionadas com as estratégias de conscientização ambiental aplicadas aos RSU. Este estudo descritivo seguiu o desenho da pesquisa-ação para aplicabilidade de EA em escolas e buscou contribuir com a resolução de problemas comunitários de conscientização para reaproveitamento de resíduos através da observação de práticas educacionais nacionais e fazendo relação destas estratégias com aquelas encontradas na BNCC. Foi elaborado um e-book visando facilitar a aplicação de EA Crítica sobre RSU em escolas de ensino fundamental. O e-book, cujo foco está na sustentabilidade e interdisciplinaridade, apresenta dez planos de aula que ajudam professores do Ensino Fundamental em sala de aula com EA aplicada aos RSU e podem colaborar com projetos de EA. Um questionário baseado no modelo UTAUT-2 foi aplicado para que professores avaliassem o e-book, sendo que sete profissionais da educação apreciaram e deram um feedback sobre o material apresentado. 100% dos respondentes indicam que o e-book é um material de apoio para o professor para a montagem de uma aula de EA. Todos os participantes destacaram que tem condições para o uso do e-book (fontes e recursos, conhecimento necessário, compatibilidade com outras tecnologias e suporte de outras pessoas). Todos os participantes descreveram que pretendem utilizar o e-book para seus planejamentos de aula e para uso futuro. Eles destacaram sua organização, apresentação e suas ferramentas e a articulação das habilidades da BNCC. O e-book teve como foco principal o papel de desenvolver no estudante a consciência crítica para com o seu espaço natural e ser um material de auxílio e estímulo para professores desenvolverem um trabalho de EA na escola. O e-book trará um ganho educacional e ambiental para a escola e seu entorno. O e-book poderá ajudar em campanhas de conscientização doméstica sobre os descartes de RSUs através dos estudantes.