Relatório Científico Final - A heresia do animal mulher: O feminino animalizado durante a Idade Média e sua reescrita por Maria Teresa Horta e Valter Hugo Mãe
Data
2022-09-10
Tipo
Relatório
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Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo traçar uma relação entre a mulher da Idade
Média e o animalesco a ela atribuído, com a reescrita da mulher medieval na obra Minha
Senhora de Mim de Maria Teresa Horta e na obra o remorso de baltazar serapião1 de Valter
Hugo Mãe. Esse estudo tem por finalidade compreender o emprego da animalização quando
relacionado à mulher, considerando que o sentido do animal muda de tom, assim como a
representação da mulher muda nas obras de ambos os autores. Buscamos compreender como
a mulher animalizada é uma forma de reforçar os estudos sobre como a mulher vem sendo
retratada na literatura e sociedade.
A repressão da mulher e o uso de seu corpo como alvo para a violência subsequente
do patriarcado é uma concepção histórica. Tendo em vista que essa violência também pode
ser verificada na representação da mulher no campo artístico, neste estudo analisamos o
sentido do animal empregado à mulher, considerando que essa relação entre o ser-mulher e o
ser-animal destitui a mulher de sua humanidade e civilidade. Tal analogia estabelecida entre
o feminino e o animalesco pode ser encontrada desde em produções literárias dos séculos XI
e XIV, até em obras contemporâneas, possibilitando assim uma dinamicidade de informações
acerca do tema.
A hegemônica opressão advinda do masculino e sua dominação, analisadas em um
contexto histórico-social, nos mostra como as produções artísticas do homem tomaram o
feminino para si. Até mesmo quando o eu-lírico se manifesta como feminino. No caso da
poesia, podemos compreender que o sequestro do feminino ocorria já na Idade Média,
quando, nas cantigas trovadorescas, o eu-lírico feminino das cantigas de amigo era composto
por homens, e o feminino desejado e almejado nas cantigas de amor contribuía para a
objetificação da mulher.
Essa relação do animal com a mulher pode ser analisada no que se refere à
representação da mulher como sujeito e da mulher como objeto. De um lado, em Maria Teresa
Horta, o sentido animal na mulher na visão da mulher (mulher sujeito); do outro, em Valter
Hugo Mãe, o animal e o sentido animal na mulher na visão do homem (mulher objeto). A
animalização muda de tom, assim como a representação da mulher muda nas obras de ambos
os autores.
Desse modo, considerando os elementos acima citados, o estudo proposto justificou-se
pelo fato de a imagem da mulher animalizada representar, na reescrita das cantigas
trovadorescas de Maria Teresa Horta e na reescrita de uma Idade Média Mental de Valter
Hugo Mãe, um elemento potencial para uma análise sobre sua representação na literatura e na
sociedade, podendo também ser vinculada ao estudo sobre a mulher em épocas subsequentes.