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    Acesso aberto (Open Access)
    O papel da pesquisa-ação na formação docente
    (Unesp, 2024) Santos, Beatriz Lourenço dos; Dias, Carlos Eduardo Sampaio Burgos; Jacomini, Márcia Aparecida; Nascimento, Vanessa do; http://lattes.cnpq.br/5525365551841212
    O objetivo deste texto é analisar, com base em pesquisa documental, como ocorreu a formação continuada de professores de seis escolas que participam de pesquisa-ação na rede estadual paulista. Foram analisados os relatórios de acompanhamento dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio referentes ao período de fevereiro a junho de 2023. Neles estão registradas informações sobre como os professores de seis escolas desenvolveram as aulas dos componentes curriculares dos 11 itinerários vinculados às disciplinas da base comum. De setembro de 2022 a janeiro de 2023, foram produzidos 276 planos de ensino pelas equipes gestoras com a participação dos professores, com o objetivo de proporcionar um material que articula os conteúdos da formação geral básica com aqueles dos componentes curriculares, para minimizar o esvaziamento da formação trazida pela reforma do ensino médio. Os relatórios de acompanhamento registram o trabalho dos professores nos componentes curriculares e foram produzidos pelas equipes gestoras com o acompanhamento dos pesquisadores da universidade. O material analisado permite inferir que a pesquisa-ação contribuiu para a formação dos professores especialmente no que se refere à maior autonomia das práticas pedagógicas em quatro das seis escolas participantes e viabilizou a aplicação dos planos de ensino. A construção coletiva dos planos de ensino propiciou o estreitamento das relações entre gestão escolar e corpo docente e incentivou que os professores organizassem suas aulas com base na realidade dos grupos-classes e em consonância com o projeto educativo das escolas. Também mostrou a necessidade de avançar no sentido de o conjunto dos professores envolverem-se na construção de novas práxis.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Relatório Científico Final - A heresia do animal mulher: O feminino animalizado durante a Idade Média e sua reescrita por Maria Teresa Horta e Valter Hugo Mãe
    (Não se aplica, 2022-09-10) Toivonen, Juliana Sant Ana; http://lattes.cnpq.br/2118112093612861
    A presente pesquisa tem por objetivo traçar uma relação entre a mulher da Idade Média e o animalesco a ela atribuído, com a reescrita da mulher medieval na obra Minha Senhora de Mim de Maria Teresa Horta e na obra o remorso de baltazar serapião1 de Valter Hugo Mãe. Esse estudo tem por finalidade compreender o emprego da animalização quando relacionado à mulher, considerando que o sentido do animal muda de tom, assim como a representação da mulher muda nas obras de ambos os autores. Buscamos compreender como a mulher animalizada é uma forma de reforçar os estudos sobre como a mulher vem sendo retratada na literatura e sociedade. A repressão da mulher e o uso de seu corpo como alvo para a violência subsequente do patriarcado é uma concepção histórica. Tendo em vista que essa violência também pode ser verificada na representação da mulher no campo artístico, neste estudo analisamos o sentido do animal empregado à mulher, considerando que essa relação entre o ser-mulher e o ser-animal destitui a mulher de sua humanidade e civilidade. Tal analogia estabelecida entre o feminino e o animalesco pode ser encontrada desde em produções literárias dos séculos XI e XIV, até em obras contemporâneas, possibilitando assim uma dinamicidade de informações acerca do tema. A hegemônica opressão advinda do masculino e sua dominação, analisadas em um contexto histórico-social, nos mostra como as produções artísticas do homem tomaram o feminino para si. Até mesmo quando o eu-lírico se manifesta como feminino. No caso da poesia, podemos compreender que o sequestro do feminino ocorria já na Idade Média, quando, nas cantigas trovadorescas, o eu-lírico feminino das cantigas de amigo era composto por homens, e o feminino desejado e almejado nas cantigas de amor contribuía para a objetificação da mulher. Essa relação do animal com a mulher pode ser analisada no que se refere à representação da mulher como sujeito e da mulher como objeto. De um lado, em Maria Teresa Horta, o sentido animal na mulher na visão da mulher (mulher sujeito); do outro, em Valter Hugo Mãe, o animal e o sentido animal na mulher na visão do homem (mulher objeto). A animalização muda de tom, assim como a representação da mulher muda nas obras de ambos os autores. Desse modo, considerando os elementos acima citados, o estudo proposto justificou-se pelo fato de a imagem da mulher animalizada representar, na reescrita das cantigas trovadorescas de Maria Teresa Horta e na reescrita de uma Idade Média Mental de Valter Hugo Mãe, um elemento potencial para uma análise sobre sua representação na literatura e na sociedade, podendo também ser vinculada ao estudo sobre a mulher em épocas subsequentes.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Relatório Científico Parcial - A heresia do animal mulher: O feminino animalizado durante a Idade Média e sua reescrita por Maria Teresa Horta e Valter Hugo Mãe
    (Não se aplica, 2022-02-10) Toivonen, Juliana Sant Ana; http://lattes.cnpq.br/2118112093612861
    A presente pesquisa tem por objetivo traçar uma relação entre a mulher da Idade Média e a animalização a ela atribuído, com a reescrita da mulher medieval na obra Minha Senhora de Mim de Maria Teresa Horta e na obra o remorso de baltazar serapião de Valter Hugo Mãe. Esse estudo tem por finalidade compreender o emprego da animalização quando relacionado à mulher, considerando que o sentido do animal muda de tom, assim como a representação da mulher muda nas obras de ambos os autores. Buscamos compreender as formas de animalização do feminino na literatura e as implicações políticas disso, tendo como amparo teórica obras como Literatura e Animalidade de Maria Esther Maciel, Formas comuns: animalidade, literatura e biopolítica de Gabriel Giorgi e Calibã e a Bruxa: Mulheres, corpos e acumulação primitiva de Silvia Federici.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Anais do VI Encontro de Pesquisas em História da Arte: VI EPHA - 2021
    (Érica Megumi Kodaira Ishikawa, Natália Cristina de Aquino Gomes, Laura Camila Silva da Silva, Stefanie Clarice Ramos Moysés, Daiane Marques, Laerte Matias Fernandes, Janaina Santana, Ilma Guideroli, Simone de Oliveira Souza, Charlaine Rodrigues., 2023-12) Ishikawa, Érica Megumi Kodaira [UNIFESP]; Gomes, Natália Cristina de Aquino [UNIFESP]; Silva, Laura Camila Silva da [UNIFESP]; Moysés, Stefanie Clarice Ramos [UNIFESP]; Rodrigues, Charlaine [UNIFESP]; Souza, Simone de Oliveira [UNIFESP]; Guideroli, Ilma [UNIFESP]; Fernandes, Laerte Matias [UNIFESP]; Marques, Daiane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9173897264294713
    Anais do Encontro de Pesquisas em História da Arte referentes ao ano 2021, organizado por discentes e ex-discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Arte - EFLCH - UNIFESP.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Anais dos I II e III Encontro de Pesquisas em História da Arte: I II e III EPHA - 2016 2017 e 2018
    (Joyce Farias de Oliveira, Fabiana Regina de Freitas, Natália Cristina de Aquino Gomes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Paula Alvares Ampessan, Mariana Fujisawa, Rachel Midori Sugo Miyagui, Laura Camila Silva da Silva, Stefanie Clarice Ramos Moysés, Daiane Marques, Laerte Matias Fernandes., 2023-10-07) Oliveira, Joyce Farias de; Freitas, Fabiana Regina de; Gomes, Natália Cristina de Aquino; Duro, Fabriccio Miguel Novelli; Ampessan, Paula Alvares; Fujisawa, Mariana; Miyagui, Rachel Midori Sugo; Silva, Laura Camila Silva da; Moysés, Stefanie Clarice Ramos; Marques, Daiane; Fernandes, Laerte Matias; http://lattes.cnpq.br/9173897264294713
    Anais do Encontro de Pesquisas em História da Arte referentes aos anos 2016, 2017 e 2018, organizado por discentes e ex-discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Arte - EFLCH - UNIFESP.