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- ItemSomente Metadadados19 CORNERS AND OTHER POEMS(Fundacao Calouste Gulbenkian, 2010-09-01) Silva, Sofia de Sousa [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosLand, Protest and Politics: the Landless Movement and the Struggle for Agrarian Reform in Brazil(Cambridge Univ Press, 2011-05-01) Welch, Cliff [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosReportorio: uma base de dados dos processos da Inquisição de Goa(online, 2012) Feitler, Bruno; Mendonça, Ana Paula; Souza, Juliete Anjos; Melo, Felipe; http://lattes.cnpq.br/0826896800266810O Reportorio geral de tres mil oito centos processos, que sam todos os despachados neste sancto Officio de Goa & mais partes da India, do anno de Mil & quinhentos & secenta & huum , que começou o dito sancto Officio atè o anno de Mil & seis centos & e vinte & tres, com a lista dos Inquisitores que tem sido nelle, & dos autos públicos da Fee, que se tem celebrado na dita Cidade de Goa foi redigido pelo deputado e promotor João Delgado Figueira, posteriormente o décimo quarto inquisidor do Oriente, e mais tarde ainda transferido para o tribunal de Évora. Figueira chegou em Goa em 1618, começando quase que de imediato a redigir o Reportorio. Pelo que consta, João Delgado teve muito trabalho com a organização do documento, pois os arquivos do tribunal de Goa estavam, naquela época, em total desordem, impossibilitando uma consulta aos documentos do “secreto” de forma prática. Era seu papel colocá-los em ordem. Este importante documento se encontra hoje em dia na Biblioteca Nacional de Lisboa, e abarca as seis primeiras décadas de funcionamento do tribunal, mais especificamente o período que vai, como mencionado no seu título, de 1561 a 1623, sendo composto por 651 fólios, a maior parte deles dedicado a elencar, em ordem alfabética e cronológica, as pessoas que passaram pelos cárceres do Santo Ofício goês, com informações sobre o lugar de origem e de residência, profissão, nome de pais e cônjuges, delitos e penas, dando assim uma imagem geral da ação inquisitorial naquele período. Muitos autores já fizeram uso do Reportorio, como Antônio Baião em seu livro A Inquisição de Goa, publicado ainda na década de 1930. Mais recentemente, ele foi também utilizado por Charles Amiel, por James C. Boyajian, por José Alberto Tavim, Ângela Barreto Xavier e Giuseppe Marcocci, em seus trabalhos sobre a Inquisição e a sociedade local. O documento serviu assim a diversas pesquisas, porém apenas como um repositório de exemplos de onde os citados autores colheram alguns dados isolados. Apenas Charles Amiel fez um estudo mais avançado do documento, fornecendo algumas porcentagens (44% dos réus foram julgados por gentilidade, 18% por islamismo e 9% por judaísmo), mas uma edição sistemática do documento, fornecendo dados mais detalhados sobre os delitos ou sobre os réus, nunca chegou a ser publicada[4]. Ou seja, documento em si nunca foi analisado de modo sistemático, apesar do consenso na historiografia sobre a sua importância. José Alberto Tavim, ao relembrar que Charles Amiel chama o documento de “fonte capital para a história religiosa da Índia portuguesa”, completa: “Mas não só. Através dele traça-se um dos capítulos maiores dessa história, ainda tão esquecida, do quotidiano dos portugueses na Índia, dos outros que se ‘converteram’, em parte, ao cristianismo, e se ‘portugalizaram’; e dos cambiantes cultos paralelos, sempre reprimidos, mas sempre imergentes ao longo dos fólios do velho códice, ou seja, na sequência dos séculos retidos em papel”. Este site fornece à comunidade acadêmica e ao público interessado a sistematização do Reportorio sob a forma de uma base de dados descarregável, assim como um introdução ao documento e a transcrição dos curtos textos que precedem o inventário de João Delgado Figueira.
- ItemSomente MetadadadosEffectiveness of a Hospital School Mathematics Literacy Program(Ios Press, 2012-01-01) Covic, Amalia Neide [UNIFESP]; Kanemoto, Eduardo [UNIFESP]; Bastos, Andre Covic; Quintana, Y.; Villalobos, A. V.; May, D.; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)To receive treatment for cancer, patients in Brazil often travel to larger hospitals that may be located far away from their families and communities. Pediatric patients miss time in the classroom and may achieve educational milestones later than other students. They may also struggle with some educational topics after receiving certain types of cancer treatment. the Hospital School at the GRAACC helps to close this education gap by providing educational support to school-age students receiving treatment for cancer. in addition to providing educational services during treatment, teachers at the hospital school, Mobile School -Specific Student (EMAE). the objective of this preliminary study is to build knowledge about the impact of school enrollment on mathematics literacy in hospitalized cancer patients undergoing treatment. We followed 15-year-old patients (n = 54) with at last 1 year inside the hospital school for a period of 8 years (2001-2008). Study participants were affected by a variety of diseases including bone tumors (n = 39), Hodgkin lymphoma (n = 08) and non-Hodgkin lymphoma (n = 07). the level of participants' mathematical literacy was regularly assessed by reviewing the results of formative assessments completed by students. Using that information, students were grouped into categories according to mathematics literacy levels established by the Programme for International Student Assessment (PISA). the formative assessment is based on the analysis of all the material produced by the student and the EMAE teacher across the years of the study, including the recordings of working meetings that were held with all the teachers every class day.
- ItemSomente MetadadadosWe Cannot Remain Silent: Opposition to the Brazilian Military Dictatorship in the United States(Cambridge Univ Press, 2012-02-01) Welch, Cliff [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosSwimming the Christian Atlantic: Fudeoconversos, Afroiberians and Amerindians in the Seventeenth Century(Duke Univ Press, 2012-02-01) Feitler, Bruno [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosII. 'Race', class and affirmative action in Brazil: Reflections from a feminist perspective(Sage Publications Ltd, 2012-05-01) Mountian, Ilana; Calvo-Gonzalez, Elena [UNIFESP]; Manchester Metropolitan Univ; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosQuebra-Quilos and Peasant Resistance: Peasants, Religion, and Politics in Nineteenth Century Brazil.(Duke Univ Press, 2012-08-01) Welch, Cliff [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosNew Approaches to Resistance in Brazil and Mexico(Duke Univ Press, 2013-08-01) Welch, Clifford A. [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosCombatting social inequality: the MST and land reform in Brazil(Cambridge Univ Press, 2013-08-01) Welch, Clifford Andrew [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosInquisition and politics. the government of the Holy Office in Portugal of the Austrias (1578-1653)(Cambridge Univ Press, 2014-01-01) Feitler, Bruno [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemAcesso aberto (Open Access)INTRODUCTION: KNOWLEDGE and POWER in the PERIPHERY of the WEST(Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, 2014-07-01) Vallejo, Gustavo; Ferla, Luis Antonio Coelho [UNIFESP]; Consejo Nacl Invest Cient & Tecn; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- ItemSomente MetadadadosIntroduction(Univ Federal Ouro Preto, Dept Historia, 2016) Franzini, Fabio [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosFrom slavery to post-abolition in brazil: new research, issues and debates(Amer Soc Trop Med & Hygiene, 2016) Domingues, Petronio; Schleumer, Fabiana [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosCross-cultural exchange in the atlantic world: angola and brazil during the era of the slave trade(Elsevier Science Bv, 2016) Schleumer, Fabiana [UNIFESP]
- ItemSomente MetadadadosThe city of letters(Hindawi Ltd, 2016) Rodrigues, Joana [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)A recepção do mito de Héracles na Etrúria por meio de um estudo de hídrias ceretanas(Universidade Federal de São Paulo, 2016-08-13) Bomentre, Nancy M A B; Grillo, José Geraldo Costa; http://lattes.cnpq.br/7881569396286598; http:// lattes.cnpq,br/6400162356185324Com o objetivo de buscar uma maior compreensão da cultura etrusca, este estudo propõe verificar como foi introduzida a narrativa do mito de Héracles e como se deu sua recepção e assimilação por este povo, visto pela fruição dos objetos de arte. Os objetos específicos escolhidos para esta análise foram hidrias ceretanas, por formarem um corpus coeso e de características muito peculiares. Para tanto, partiu-se em três trajetórias distintas: uma primeira, que trata de um levantamento histórico sobre a Etrúria e o contexto geral do período; uma segunda, sobre a arte etrusca objetivamente e uma terceira, que contempla um estudo sobre cerâmicas do período e sua iconologia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Editorial(Assoc Nac Historia-Anpuh, 2017) Feitler, Bruno [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)AFTER IN DEFENCE OF THE SCHOOL: AN INTERVIEW WITH JAN MASSCHELEIN AND MAARTEN SIMONS(Univ Estadual Campinas, Fac Educacao, 2017) de Carvalho, Alexandre Filordi [UNIFESP]; Aquino, Julio GroppaThe intent of the interview with the authors of In defence of the school was debating the reception of such book in the context of educational research in Brazil. On one hand, the very outreach of the idea of defending the school was inquired, taking into account the socio-historical context which still circumscribes the school in the functional register of State apparatus. On the other hand, and as a consequence, once again was called into question the book's theoretical horizon, capable of substantiating the defence of the school as res publica. On both fronts, the interview ends up shedding some light to a triple problematization: a) the impasses as to what arguing in favor of formal education nowadays means
- ItemSomente MetadadadosEducação e tecnologia: consistências e fragilidades do processo(Univ Fed Sao Carlos, 2017) Pesce, Lucila [UNIFESP]; Bruno, Adriana RochaO compêndio dos textos ora apresentados apresenta reflexões sobre o papel das TDIC na vida contemporânea, à busca de desvelar as consistências e as fragilidades atinentes à integração dos dispositivos e interfaces digitais na constituição dos sujeitos e dos grupos sociais, colocando luzes nos processos educacionais, em suas diversas formas de expressão e em seus distintos níveis e esferas. Para além da fetichização das TDIC, demonizando-as ou as entronizam como panaceia de todos os males da Educação, os artigos do presente dossiê tratam de pesquisas que focalizam uma miríade de temas plurais e estão organizados em três eixos temáticos: a) TDIC e formação de professores; b) Educação a Distância (EaD); c) TDIC, processos formativos e práticas sociais contemporâneas.