A formação do enfermeiro em cuidados paliativos: desafios e possibilidades

Data
2023-11-28
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Nas últimas décadas, vivenciamos o envelhecimento progressivo da população e consequentemente, o avanço das doenças crônicas não transmissíveis – DCNTs, além das doenças oncológicas e neurodegenerativas. Desta forma as patologias fora de recurso de cura demandam, cada vez mais, os cuidados paliativos que se constituem numa assistência tanto no ambiente hospitalar, ambulatorial quanto domiciliar caracterizada por ações de cuidado pautadas por ações de conforto e manutenção de qualidade de vida. O enfermeiro e equipe se constituem atores de grande relevância nessa assistência contemporânea à saúde. Objetivos: Identificar e analisar a formação de enfermagem desenvolvida na Escola Paulista de Enfermagem – EPE/UNIFESP e sua contribuição no âmbito dos cuidados paliativos. Métodos: Pesquisa qualitativa descritiva de caráter exploratório utilizando o estudo de caso e entrevistas semiestruturadas junto à coordenação e ao corpo docente com submissão dos dados a análise de conteúdo na modalidade temática. Foram considerados documentos afetos ao processo formativo dos enfermeiros, como o Projeto Político Pedagógico – PPP da EPE, currículo, ementas disciplinares, as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN para o curso de Enfermagem e as premissas da Academia Nacional de Cuidados Paliativos - ANCP buscando compreender a percepção dos atores envolvidos. Resultados: Os dados revelaram que a temática paliativa está presente no processo formativo do enfermeiro na EPE – UNIFESP em documentos institucionais como o PPP bem como em várias unidades curriculares – UC, tanto na perspectiva teórica como em atividades práticas, aspectos avaliados como assertivos nesta pesquisa. A distribuição da temática paliativa ocorre de forma longitudinal, contudo uma perspectiva transversal de construção de conhecimento durante o processo formativo potencializaria a solidez dessa opção curricular. Para além deste desafio demandas contemporâneas como a educação interprofissional que abarca o trabalho colaborativo por meio de competências, somam-se a desafios a serem perseguidos no processo formativo em questão.
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