O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora
Data
2024-01-01
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The understanding of new forms of work and income generation has become an important fact for the understanding of the modern arrangements of society related to work, to the environment of organizations and their collaborators. According to this scenario, this article aimed to analyze the insertion of the theme entrepreneurship in the formation of higher technological graduation through transversality as methodological procedure. Data have been obtained by semi-structured interviews, and the participants were professors in charge for pedagogical projects of a higher public education institution of technological graduation of the state of São Paulo. Results showed that the assumptions of entrepreneurial education constitute an alternative path to respond to the new demands arising from the productive sector and new work relations. Therefore, transversality shows itself as a mechanism of integration, configuring itself in a viable methodology for the development of entrepreneurial education, however it was not possible to identify its applicability in the pedagogical practices of the units of Education of the institution.
A compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica, por meio da transversalidade como metodologia de ensino. Dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, junto a professores coordenadores de projetos pedagógicos de uma Instituição de Ensino Superior de graduação tecnológica do estado de São Paulo, Brasil. Resultados apontaram que os pressupostos da educação empreendedora se apresentam como um caminho para responder às novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora.
A compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica, por meio da transversalidade como metodologia de ensino. Dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, junto a professores coordenadores de projetos pedagógicos de uma Instituição de Ensino Superior de graduação tecnológica do estado de São Paulo, Brasil. Resultados apontaram que os pressupostos da educação empreendedora se apresentam como um caminho para responder às novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora.
Descrição
Citação
MEDEIROS, Maria da Conceição; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos (2024). O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora. ROC - Revista Organizações Em Contexto, 20 (29), 99–122. https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/1037803