Vulnerabilidades, resistências e inclusão
Data
2023
Tipo
Livro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este é o volume 7 da Coleção Educação e Saúde, uma iniciativa de docentes, discentes e pesquisadores, credenciados no Programa de Pós- Graduação em Saúde e Educação na Infância e na Adolescência (PPGESIA), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). No presente volume, os textos tratam de inclusão e vulnerabilidades – especialmente (mas não exclusivamente) de crianças, adolescentes e jovens. As vulnerabilidades são vistas sob diferentes óticas: pelas ações governamentais que, durante vários anos, deixaram a educação à margem das prioridades na área de investimento, por exemplo; por questões de migrações e a falta de organização escolar para receber crianças falantes de outras línguas; por questões relativas ao que hoje chamamos de interseccionalidade (i.e., conceito sociológico que busca explicar as interações de marcadores ou fatores sociais nas vidas das pessoas, especialmente, de
grupos que conhecemos como minorias); por questões relativas às necessidades educacionais específicas ou deficiências, transtornos, etc.; por questões relativas às ações afirmativas implantadas no próprio PPGESIA e o percurso trilhado até o momento, entre outras.
Descrição
Citação
Fidalgo, S. S., Carvalho, M. F., & Cruz, F. M. (2023). Vulnerabilidades, resistências e inclusão. UNIFESP. DOI https://doi.org/10.34024/9786585919081