A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)
Data
2023-12-19
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Nos últimos anos, o aumento no número de estudantes diagnosticados com Transtorno do
Espectro Autista (TEA) tem gerado uma maior demanda por recursos educacionais especiais.
Isso inclui a necessidade de salas de aula inclusivas, materiais adaptados e maior investimento
na formação de professores. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho foi identificar
produções acadêmicas referentes à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista
(TEA), visando explorar e analisar como tem ocorrido a inclusão de crianças no contexto
escolar, destacando suas implicações práticas, desafios e benefícios. Trata-se de uma pesquisa
bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo que enfocou os modos de definição do
Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu impacto sobre a educação escolar de crianças
presentes nessas produções científicas. A pesquisa bibliográfica envolveu a busca por
produções do campo da educação, referentes ao período 2010-2020 e foi realizada a partir de
artigos publicados na “Revista Educação Especial”. O estudo constatou a existência de
pesquisas que fazem referência ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e
sua relação com aspectos da educação de crianças, abordando questões relacionadas com a
formação de professores, às adaptações curriculares e às estratégias pedagógicas no contexto
escolar, além da importância do apoio familiar nesse processo. Assim, as considerações
elaboradas pelos autores nos permitem refletir sobre o tema e a emergência de pesquisas
educacionais que apontam para o âmbito da inclusão escolar e para a construção de outras
formas de pensar a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que
promovam ações para criar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os
alunos, independentemente de suas características e necessidades específicas.
Descrição
Citação
BORGO, Allana Júlia Martins. A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020). 2023. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023