O pedagogo e o mercado de trabalho

Data
2023-12-19
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A monografia aborda as questões de gênero relacionadas à divisão sexual do trabalho, com ênfase no preconceito associado à presença de professores do sexo masculino nas salas de aula da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A docência nessas etapas geralmente é desempenhada por mulheres, resultando na invisibilidade da presença masculina, o que contraria os discursos contemporâneos sobre equidade de gênero e diversidade no século XXI. A pesquisa visa analisar a experiência de docente dos anos iniciais, explorando a trajetória acadêmica e profissional. O estudo aborda, teoricamente, os discursos de feminilização da profissão docente infantil. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa se baseia em uma entrevista semiestruturada com um professor polivalente que atua na rede de Educação Básica de Guarulhos, sendo ex-aluno da Universidade Federal de São Paulo. A relevância da pesquisa reside na ampliação dos debates sobre questões de gênero e na contribuição para a valorização dos profissionais masculinos nesse contexto. Durante a investigação, observou-se que, embora em menor proporção, os homens também enfrentam preconceitos em relação à sua escolha profissional, reforçando a concepção tradicional da mulher como cuidadora e do homem como provedor.
Descrição
Citação
SILVA, Vinícius Henrique Araujo da. O pedagogo e o mercado de trabalho. 2023
Coleções
Pré-visualização PDF(s)