Atravessando muros, plantando florestas: acesso e permanência indígena nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Data
2023-12-07
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o acesso e a permanência da população indígena aos cursos de ensino superior público a partir das experiências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). As reflexões aqui produzidas buscam elucidar quais os desafios na construção de uma universidade pública, que acolha e, também, seja construída por e para os mais diversos povos indígenas do Brasil. As considerações levantadas neste trabalho passam pelo acesso à universidade e dão enfoque à questão da permanência estudantil indígena; trazendo, principalmente, os desencontros epistemológicos e sócio-políticos como empecilhos na construção de um pertencimento e identificação desses sujeitos como parte das universidades públicas. Este estudo se debruça em alguns elementos que envolvem a chegada dos estudantes indígenas no espaço universitário, como os consequentes processos de desterritorialização, afastamento de suas culturas, assim como o contato com um ensino construído a partir de uma epistemologia colonizadora. Como apontamentos finais, fica evidente que há uma escassez na existência de políticas e ações que permitam a existência plena de pessoas indígenas no ensino superior. Mais que isso, demonstra-se necessário pensarmos não somente na inclusão desses sujeitos nos espaços universitários, mas na construção de um outro modo de viver a cultura acadêmica e a produção do conhecimento científico que contemple os saberes dos demais povos.
This paper seeks to analyze access and permanence to public university for students of indigenous ethnicities through reviewing experiences in Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) and Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). The observations hereby found intend to shed light on the challenges present in the way of constructing a truly public university, welcoming and composed of the great diversity of indigenous peoples found in Brazil. The considerations raised in this study go through access to university and focus on the matter of permanence for students of indigenous origin. It mainly raises attention to the epistemological and socio-political misalignments which bar these individuals from relating to and identifying themselves as belonging within federal and state universities. This monography reviews elements of the arrival of students of indigenous ethnicities in university environments, such as consequential deterritorialization processes, estrangement from their cultures and contact with an education constructed from a colonizing epistemology. As for final considerations, the scarcity of policies and actions allowing for full presence of indigenous people in university education becomes apparent. Moreover, it shows necessary for us to conceive a future that seeks not only the inclusion of these individuals in such spaces, but also the making of another view on education and academics from the knowledge of other people as well.
Descrição
Citação
MORAES, Stephany Santana. Atravessando muros, plantando florestas: acesso e permanência indígena nas universidades públicas do Estado de São Paulo. 2023. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2023.
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