Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1.
Data
2023
Tipo
Livro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
As pesquisas científicas realizadas no Brasil sobre obras artísticas produzidas entre os séculos XVIII e início do século XX adquiriram, nos últimos tempos, múltiplas facetas. Sintoma da ampliação dos programas de pós-graduação nas universidades brasileiras e igualmente dos cursos de graduação criados desde 2009, os campos de interesse se multiplicaram e novas discussões foram propostas de acordo com o avanço na reflexão sobre as artes, sobre as coleções e sobre a reparação de desigualdades históricas presentes em nossas sociedades. Ao lado destas questões, os estudos a respeito da atuação de artistas brasileiros e estrangeiros, da agência de suas obras frente a questões políticas e sociais, da compreensão da imagem como instrumento de persuasão social e de divulgação de ideias voltadas à questão do nacional, do debate e da denúncia de determinadas condições humanas, estão no foco das pesquisas desenvolvidas nos mais diferentes níveis acadêmicos, da iniciação científica ao pós-doutoramento. São trabalhos desta natureza, orientados por Elaine Dias na graduação em História da Arte e no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que compõem o primeiro volume da série Arte, Circulações e Transferências: História da Arte em Pesquisas organizado por Elaine Dias e Fabriccio Miguel Novelli Duro.
O livro é composto por oito textos que correspondem a recortes das pesquisas em níveis de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado: “A educação faz tudo de Jean-Honoré Fragonard: uma pintura do século XVIII no MASP” escrito por Fabriccio Miguel Novelli Duro; “Francisco de Goya e os retratos de Maria Luísa, Carlos IV e sua família: a retratística de estado no contexto espanhol pós-revolução francesa” por Francisco Fontanesi Gomes; “O Naufrágio, de J. M. W. Turner: a paisagem em movimento e suas cores entre a terra e o mar” por Elizabete Maria da Silva; “Jean-Baptiste Debret e o pano de boca de 1822: o lugar da pintura de história no teatro da corte” por Marcela Dantas Camargo; “A Morte de Atala de Rodolpho Amoedo e os diálogos entre os romantismos francês e brasileiro” por Vitoria Amadio de Oliveira; “Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto: um estudo sobre o retrato coletivo de Almeida Júnior” por Natália Cristina de Aquino Gomes; “Fascinação, de Pedro Peres: a representação da desigualdade racial na infância no cenário artístico pós-abolição” por Nathalia Azevedo de Paula; e “Da posse de Deodoro à assinatura da Constituição: a construção da identidade republicana nas pinturas de Eliseu Visconti” por Fabíola Cristina Alves.
Descrição
Citação
DIAS, Elaine; NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel (org.). Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. V. 1. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2023.