Vivências, narrativas e significados: a experiência de uma mediadora em um projeto de remição penal pela leitura

Data
2023-12-12
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Este trabalho tem como intenção o estudo sobre as práticas de letramento que se dão num contexto bastante específico, em unidades prisionais, no âmbito do Projeto de Extensão “Remição Penal pela Leitura: dos direitos educativos ao acesso à leitura”, focalizando as mediações de leitura literária desenvolvidas com um grupo específico, em 2019: pessoas com baixa escolaridade e em processo de alfabetização. O quadro teórico-metodológico adotado mobiliza contribuições dos Estudos do Letramento (Street, 2014; Kleiman, 1995; Kleiman e Sito, 2016), de abordagem sociocultural, e as contribuições da teoria da decolonialidade (Walsh, 2013; Quijano, 2015; Mignolo, 2003; Bernardino-Costa, 2015), a fim de compreender os valores e significações atribuídas pelos mediadores e participantes a essas práticas. Como corpus de análise, utilizamos os registros em diários de campo de mediadores, nos quais descreveram suas experiências na leitura compartilhada de obras literárias. Os resultados apontam que as práticas de letramento, apesar do aparato prisional, configuram-se como um campo propício à reexistência (SOUZA, 2009), pois potencializaram a mobilização de saberes, a apropriação de obras literárias, a subversão de protocolos de interação no interior do sistema prisional, a resistência e superação de obstáculos e interdições, criando, assim, práticas outras que não se restringem aos modos de ler e escrever previstos na legislação para garantia do direito dos presos de remir suas penas.
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FONSECA, Beatriz Antunes. VOVIO, Claudia Lemos. VIVÊNCIAS, NARRATIVAS E SIGNIFICADOS: A EXPERIÊNCIA DE UMA MEDIADORA EM UM PROJETO DE REMIÇÃO PENAL PELA LEITURA. 2023
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