Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness na inteligência emocional e resiliência de enfermeiros líderes: ensaio clínico randomizado cruzado

Data
2023-05-31
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: Analisar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness na inteligência emocional e resiliência de enfermeiros líderes. Método: Ensaio clínico randomizado e cruzado, de lista de espera, realizado no período de janeiro a setembro de 2021, de forma on-line. A amostra (n=32) foi distribuída aleatoriamente em grupo A (n=18) e grupo B (n=14). As variáveis de desfecho foram inteligência emocional, resiliência e mindfulness, medidas em 3 tempos, em ambos os grupos, com as escalas Medida de Inteligência Emocional, Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness e Escala de Resiliência de Connor & Davidson. Os dados foram analisados por meio do software IBM SPSS, versão 28.0, com nível de significância estatística adotado de 5% (p ≤ 0,05). Resultados: A média de idade dos participantes foi de 42,6 ± 9,2 anos, e o intervalo entre as idades foi de 30 a 65 anos. 100% se referiram como sendo do gênero feminino. Foram registradas interações significativas dos efeitos dos fatores grupo versus momento nos escores das competências de automotivação (p=0,005), sociabilidade (p<0,001), autocontrole (p=0,013), e total (p=0,002) de inteligência emocional; e das facetas observar (p=0,042) descrever (p=0,008), não-julgar (p<0,001), agir com consciência (p=0,004), e no escore total (p<0,001) de mindfulness. No pós-teste houve aumento estatisticamente significante nos domínios sociabilidade (p=0,009) e autocontrole (p=0,015) de inteligência emocional; e não julgar (p=0,022); e total (p=0,002) de mindfulness. No seguimento foi observado aumento significativo nas facetas não julgar (p=0,024) e no escore total (p=0,026) de mindfulness. A variável resiliência não apresentou efeito com significância estatística na interação grupo versus momento, nem no pós-teste ou seguimento. Conclusão: A intervenção baseada em mindfulness utilizada apresentou efeitos positivos sobre as competências de inteligência emocional e sobre as facetas de mindfulness de enfermeiros líderes, mas não sobre a resiliência desses profissionais.
Objective: To analyze the effects of a mindfulness-based intervention on nurse leaders’ emotional intelligence and resilience. Method: A randomized, crossed, waiting list clinical trial, carried out from January to September 2021; on-line. The sample (n=32) was randomly arranged into an intervention group (n=18) and a control group (n=14). The outcome variables were emotional intelligence, resilience, and mindfulness, measured at three times, in both groups, with the Emotional Intelligence Measure, the Five Facets of Mindfulness Questionnaire and the Connor & Davidson Resilience Scale. Data were analyzed using the IBM SPSS software, version 28.0, with a statistical significance level of 5% (p≤0.05) in all tests. Results: The participants’ mean age was 42.6 ± 9.2 years, and the age range was 30 to 65 years. Also, 100% referred to themselves as being female. Significant interactions of the effects of the group versus moment factors on the scores of the competence self-motivation (p=0.005), sociability (p<0.001), self-control (p=0.013), and total (p=0.002) emotional intelligence. In addition, on observing (p=0.042), describing (p=0.008), nonjudging (p<0.001), acting with awareness, (p=0.004), and total (p<0.001) mindfulness facets. In the post-test, there was a statistically significant increase in the sociability (p=0.009), self-control (p=0.015) of emotional intelligence; and nonjudging (p=0.022), and total (p=0.002) mindfulness dimensions. At follow-up, a significant increase was observed in the nonjudging (p=0.024), and total (p=0.026) mindfulness facets. The resilience variable did not show a statistically significant effect in the group versus moment interaction, nor in the post-test or follow-up. Conclusion: The mindfulness-based intervention used showed positive effects on nurse leaders’ emotional intelligence competences and on mindfulness facets, but not on their resilience.
Descrição
Citação
Pré-visualização PDF(s)