A Taxi Driver (2017) e A Petal (1996): Um apagamento fílmico da mulher no Massacre de Gwangju (18-27 de maio de 1980)
Data
2023-07-06
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
O trabalho aqui apresentado tem como objetivo analisar a maneira como o cinema sul-coreano constrói a representação do Massacre de Gwangju, ocorrido no período de 18 a 27 de Maio de 1980, tendo como seu principal ponto questionar a exclusão da participação feminina devido a uma certa masculinização de tal momento histórico. Neste trabalho, serão analisadas as produções A Taxi Driver (2017), do diretor Jang Hoon e A Petal (1996) de Jang Sun-woo. Será realizada uma aproximação sociológica dos filmes visando questionar a representação desse momento histórico, importante para a construção da democracia sul-coreana, através de uma perspectiva de gênero, tendo em vista o apagamento das mulheres durante esse período da história. A metodologia utilizada será a da Sociologia da Arte, sobretudo a Sociologia do Cinema, a partir da qual busca-se entender como se constrói filmicamente o apagamento da mulher como sujeito ativo no cinema sul-coreano que retrata o Massacre de Gwangju.
Descrição
Citação
ANDRADE, Júlia Santos. A Taxi Driver (2017) e A Petal (1996): Um apagamento fílmico da mulher no Massacre de Gwangju (18-27 de maio de 1980). Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Sociais) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2023.