Mulheres na formação profissional: um estudo sobre a participação do gênero feminino nas áreas de negócios a partir do censo de ensino superior/ INEP.

Data
2023-11-29
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Este estudo concentra-se na análise da participação feminina nas áreas de negócios, buscando compreender sua presença no ensino superior e sua relação com a disparidade de gênero no mercado de trabalho. Foi conduzida uma pesquisa aplicada de caráter descritivo, com abordagem quantitativa. Utilizando Microdados do Censo de Educação Superior disponibilizados pelo INEP, entre os anos de 2010 e 2022, em intervalos quadrienais foi examinada a trajetória feminina em cinco cursos: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito. Adicionalmente, foi realizada uma análise dos dados relativos aos profissionais ativos de contabilidade em 2022 dos Conselhos Regionais de Contabilidade. Os resultados revelam que, em três dos cinco cursos analisados, as mulheres são a maioria dos estudantes, evidenciando uma participação significativa nas áreas relacionadas aos negócios. No entanto, apesar dessa expressiva presença acadêmica, observa-se uma desconexão entre a formação educacional e a representação profissional no mercado de trabalho. Este estudo oferece evidências substanciais da participação positiva das mulheres nos cursos ligados aos negócios, porém, é importante destacar que essa participação não se reflete proporcionalmente na realidade profissional. Para futuras pesquisas, sugere-se uma análise da participação das mulheres em programas de pós-graduação stricto sensu, como mestrado e doutorado, visando compreender a continuidade educacional do gênero feminino. Propõe-se também uma investigação sobre a presença feminina em bancas de mestrado e doutorado, buscando evidenciar possíveis disparidades de gênero no âmbito acadêmico. Além disso, recomenda-se um estudo para entender por que as graduandas em Ciências Contábeis não estão obtendo o registro no Conselho Regional de Contabilidade, investigando se isso se deve a dificuldades ou preferência por áreas que não exigem o registro, evidenciando os fatores que contribuem para essa lacuna existente entre a formação acadêmica e a inserção profissional das mulheres nesse campo específico.
This study focuses on analysing female participation in business, seeking to understand their presence in higher education and their relationship with the gender gap in the labour market. Descriptive applied research was carried out, with a quantitative approach. Using microdata from the Higher Education Census made available by INEP, between 2010 and 2022, at four-yearly intervals, the trajectory of women in five courses was examined: Administration, Actuarial Sciences, Accounting Sciences, Economic Sciences and Law. In addition, data on active accounting professionals in 2022 from the Regional Accounting Councils was analysed. The results show that in three of the five courses analysed, women make up the majority of students, demonstrating significant participation in business-related areas. However, despite this significant academic presence, there is a disconnect between educational training and professional representation in the labour market. This study provides substantial evidence of the positive participation of women in businessrelated courses, but it is important to emphasise that this participation is not proportionally reflected in the professional reality. For future research, we suggest an analysis of women's participation in stricto sensu postgraduate programmes, such as master's and doctoral degrees, in order to understand the educational continuity of the female gender. An investigation into the presence of women on master's and doctoral boards is also proposed, with the aim of highlighting possible gender disparities in the academic sphere. In addition, a study is recommended to understand why female accounting undergraduates are not obtaining registration with the Regional Accounting Council, investigating whether this is due to difficulties or preference for areas that do not require registration, highlighting the factors that contribute to this gap between academic training and the professional insertion of women in this specific field.
Descrição
Citação
Amaral, Kemely Santana do. Mulheres na formação profissional: um estudo sobre a participação do gênero feminino nas áreas de negócios a partir do censo de ensino superior/ INEP. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2023.
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