Ciências Contábeis
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Submissões Recentes
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos riscos percebidos pelos auditores externos sobre a utilização das ferramentas de Inteligência Artificial nos trabalhos de auditoria(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-09) Paula, Matheus Henrique de [UNIFESP]; Lugoboni, Leonardo Fabris [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3762938281211058A pesquisa busca compreender quais são os principais riscos percebidos pelos auditores externos de uma Big Four no Brasil, particularmente na visão dos sócios e gerentes, quanto a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial nos trabalhos de Auditoria. Para isso, foi realizado um trabalho de natureza qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com 11 auditores externos da área de Instituições Financeiras, cuja função envolve Sócios, Diretores e Gerentes. Foi possível observar entre as respostas coletadas que os auditores externos destacaram uma variedade de riscos associados ao uso da IA, sendo eles Segurança e proteção de dados, falta de conhecimento ou treinamento da ferramenta por parte dos auditores, uso de ferramenta enviesada ou obsoleta, o potencial de viés do programador nos modelos de IA e a dependência tecnológica, destacando a necessidade de abordagens proativas para a gestão desses riscos. Estes riscos são categorizados em operacionais, estratégicos, cibernéticos e financeiros, de
- ItemAcesso aberto (Open Access)ChatGPT: uma análise crítico-empírica para o ensino de teoria da contabilidade(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-07) Nunes, Larissa da Conceição [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573O ChatGPT parece ser uma das ferramentas mais promissoras de IA. No campo de ensino das Ciências Contábeis, foi publicada a Resolução CNE/CES Nº 1, de 27 de março de 2024 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Na proposta da DCN, consta o desenvolvimento de competências vinculadas ao que se conhece como soft skills, mais ligadas à atuação profissional do que à parte técnica propriamente dita. Dentre elas, o estímulo ao pensamento crítico (Brasil, 2024). Considerando, a emergência da tecnologia, aqui especialmente a IA, e sua preponderância na nova DCN, bem como a necessidade de inserção adequada de novas ferramentas tecnológicas aos processos de ensino, o presente artigo tem por objetivo verificar a contribuição do uso do ChatGPT para o ensino de Teoria da Contabilidade. Por apresentar uma carga teórica e conceitual, a disciplina de Teoria da Contabilidade é uma das vertentes mais apropriadas dentro das Ciências Contábeis para desenvolver a competência relacionada ao pensamento crítico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tecnologia no ensino da contabilidade: uma análise da aderência do ensino ao perfil esperado pelo mercado(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-14) Millien, Jean Greguere [UNIFESP]; Costa, Simone Alves Da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573O objetivo geral deste estudo é analisar a aderência das ferramentas tecnológicas no ensino da contabilidade nas universidades brasileiras ao perfil esperado pelo mercado. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental dividida em duas etapas. Na 1ª etapa foi analisado o conteúdo do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de doze universidades brasileiras, públicas e particulares, a fim de verificar a existência (ou não) de matérias relacionadas ao ensino de tecnologia, bem como a menção (ou não) a softwares específicos. Na 2ª etapa, foram coletadas vagas de diversas funções relacionadas à contabilidade na plataforma LinkedIn®, entre abril e maio de 2024, a fim de verificar as exigências referentes aos conhecimentos mandatórios ou desejáveis de tecnologia para contratação. Os resultados mostram que não parece haver aderência entre as necessidades de tecnologia colocadas pelo mercado e o que é oferecido na formação da maior parte dos estudantes de contabilidade. As vagas analisadas no setor contábil requerem conhecimento em tecnologia, no mínimo, de um software específico, desde o estágio até vagas de maior nível hierárquico. Em contrapartida, nem sempre as disciplinas oferecidas nas universidades são obrigatórias e, quando são, não é possível saber o que, de fato, será oferecido à formação do aluno somente com o que está indicado no PPC dos cursos, que é seu documento principal. As principais contribuições da pesquisa se referem, de forma teórica, ao entendimento sobre a integração de softwares contábeis no ensino da contabilidade e seus efeitos no mercado. De forma prática, o estudo fornece uma visão detalhada das ferramentas tecnológicas contábeis mais demandadas pelo mercado, o que pode orientar tanto as universidades quanto profissionais contábeis na formação acadêmica. Palavras-chave: Ensino, Tecnologia, Contabilidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso da tecnologia para gerenciamento da performance organizacional: uma revisão sistemática da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-15) Silva, Andreza Rodrigues da [UNIFESP]; Lugoboni, Leonardo Fabris [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3762938281211058; http://lattes.cnpq.br/0742871255274305A gestão da performance permite que a empresa monitore os principais resultados e metas da organização. E um processo que dependendo da maturidade organizacional pode ser trabalho e demandar diversos recursos. A competitividade exige que as empresas apresentem uma gestão eficiente de seus processos. A gestão da performance surge como um tema relevante, sobretudo em ambientes mais competitivos. A tecnologia, cada vez mais tem auxiliado os gestores a gerenciar os processos das organizações e pode ajudar de forma robusta a gestão da performance organizacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O impacto do avanço tecnológico e a utilização do BI na contabilidade gerencial(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-02) Silva, Vinicius Giovanni Santana [UNIFESP]; Saporito, Antonio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5724238604725007O presente trabalho tem como objetivo investigar através de uma pesquisa descritiva o impacto do avanço tecnológico e a utilização do Business Intelligence (BI) na contabilidade gerencial, analisando seus benefícios e desafios nas organizações. No estudo foram abordados brevemente conceitos básicos sobre contabilidade gerencial, o avanço tecnológico visto na área e o BI como ferramenta para uso na confecção e apresentação da informação financeira. O intuito principal foi fornecer uma visão abrangente dos impactos, benefícios, desafios e contribuições da utilização do BI e as novas tecnologias aplicadas à contabilidade gerencial. A pesquisa adota uma abordagem descritiva, fundamentando-se na coleta de dados quantitativos através de questionários aplicados aos profissionais contábeis e financeiros, visando verificar a percepção dos profissionais sobre o impacto do avanço tecnológico e o uso do BI como importantes instrumentos para auxilio nas rotinas diárias dos contadores. Ademais, pode-se constatar que através da amostra foram apresentados diversos desafios que ainda precisarão ser superados para a aplicabilidade e implementação definitiva dessas ferramentas para as empresas, mas que ao serem superados poderão fornecer grandes resultados na eficiência e qualidade da informação para a tomada de decisão.