Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018).
Data
2023-08-25
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender de que maneira os professores de História, da rede pública estadual paulista, trabalharam com o currículo São Paulo Faz Escola e os materiais didáticos atrelados a ele, enquanto este esteve vigente (2008-2018). Por meio da metodologia da História Oral entrevistamos professores e professoras, em momentos distintos da carreira, que atuaram ao longo desse período em busca de analisar, a partir de seus relatos de memória, se ao estarem em contato com esses materiais os utilizaram ou recusaram e em que medida podemos relacionar essa interação com os saberes docentes (Maurice Tardif) e com a trajetória de vida de cada professor (Ivor Goodson).
The objective of this research is to comprehend the manner History teachers, from São Paulo state public network, worked with São Paulo Faz Escola curriculum and the teaching materials linked to it, while it was in effect (2008-2018). Through the methodology of Oral History, we interviewed teachers, man and woman, at different moments in their careers, who worked throughout this period in an attempt to analyze, based on their memory reports, whether when they were in contact with these materials, they used them or refused them and to what proportion can we relate this interaction with teaching knowledge (Maurice Tardif) and with the life trajectory of each teacher (Ivor Goodson).
The objective of this research is to comprehend the manner History teachers, from São Paulo state public network, worked with São Paulo Faz Escola curriculum and the teaching materials linked to it, while it was in effect (2008-2018). Through the methodology of Oral History, we interviewed teachers, man and woman, at different moments in their careers, who worked throughout this period in an attempt to analyze, based on their memory reports, whether when they were in contact with these materials, they used them or refused them and to what proportion can we relate this interaction with teaching knowledge (Maurice Tardif) and with the life trajectory of each teacher (Ivor Goodson).
Descrição
Citação
SERAFIM, Joice da Silva. Saberes e Práticas Docentes: professoras e professores de História da rede estadual Paulista e as relações que estabeleceram com os materiais didáticos São Paulo Faz Escola (2008-2018). Dissertação (Mestrado em Ensino de História - Profhistória) UNIFESP - Guarulhos, 2023.