Coordenação Pedagógica no Brasil: por uma proposta arqueológica
Data
2023-09-25
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Considerando que algumas pesquisas sobre coordenação pedagógica , as quais se dedicaram a compreender a construção da identidade profissional da coordenadora, sua atuação envolvendo o acompanhamento da prática docente, a participação na gestão escolar e o cuidado para não se envolver em questões de organização da escola que fogem à sua alçada, bem como a ausência, muitas vezes, de preparo específico, este trabalho pretende desenhar um panorama dos estudos de mestrado e doutorado desenvolvidos no Brasil acerca da coordenação pedagógica em educação básica. Para tanto, pretende-se como objetivos específicos: 1. identificar as dissertações e teses que pesquisaram sobre coordenação pedagógica na educação básica no Brasil , disponíveis na plataforma Dados Abertos da Capes; 2. organizar os dados coletados sobre coordenação pedagógica na educação básica tendo como base elementos da Metodologia Arqueológica de Dados; 3. identificar os principais interesses dos pesquisadores e pesquisadoras sobre coordenação pedagógica na educação básica; 4. identificar as regiões do Brasil nas quais são realizadas mais pesquisas sobre coordenação pedagógica na educação Básica e 5. identificar as possíveis lacunas nesse panorama de pesquisa. Desse modo, utilizei a Metodologia Arqueológica dos Dados (Sá, 2023) inspirada na Teoria Fundamentada para a organização dos dados que, posteriormente, foram analisados a partir da teoria de Bakhtin e Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa do tipo básica, de abordagem mista, pois combina elementos da pesquisa quantitativa com a qualitativa, a qual, por ser uma pesquisa exploratória e documental, teve seus dados coletados no portal Dados Abertos Capes. Das 348 pesquisas selecionadas a partir das palavras-chave coordenação pedagógica, coordenador pedagógico, orientação educacional e orientador educacional, realizei um recorte e escolhi 12 textos que correspondem à produção acadêmica de 6 pesquisadores, os quais estudaram sobre coordenação pedagógica no mestrado e no doutorado. A partir desse recorte inicial, surgiram as seguintes categorias: identidade profissional, educação inicial e continuada, atuação e desafios da coordenação pedagógica. Posteriormente, as análises dos dados apontaram para o fato de que é necessário e imprescindível que os governos se dediquem a melhorar as condições de trabalho dos profissionais da educação e aqui, particularmente, dos que desempenham a função de coordenação pedagógica. Percebi, em algumas pesquisas, certa contradição entre o discurso proferido pelos pesquisadores e o que a pesquisa realmente demonstra. É, também, possível inferir que alguns pesquisadores estão tão envolvidos numa lógica neoliberal que, mesmo utilizando teóricos mais progressistas em seus textos, acabam reproduzindo discursos diferentes ao longo da pesquisa.
Descrição
Citação
Niero, A C V. Coordenação pedagógica no Brasil: por uma proposta arqueológica. Dissertação de mestrado. UNIFESP, 2023