Processos de implantação de Parques Municipais, conflitos e participação social: estudo de caso do Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023
Autores
Lansoni, Mayra Seki [UNIFESP]
Orientadores
Mazzoni, Alessandro Mendonça
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de especialização
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Unidade de Conservação (UC), são áreas protegidas e asseguradas por Lei (Sistema Natural de Unidade de Conservação (SNUC), 2000) e surgem como estratégias para barrar impactos antrópicos negativos e buscar a preservação da mata e animais nativos. Cada categoria de UC possui uma finalidade específica, de acordo com seus atributos, norteadas pelo SNUC e suas diretrizes fazem referência à participação social desde o início da criação até a sua gestão. Diante do exposto, a ideia do presente capítulo não é esgotar o assunto, mas explorar um apanhado de informações dos processos de implantação de UCs, especialmente de parques municipais, no que tange a participação da sociedade durante a criação do mesmo e eventuais casos de conflitos sociais.
Descrição
Citação
LANSONI, Mayra Seki. Processos de implantação de Parques Municipais, conflitos e participação social: estudo de caso do Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Lato Sensu em Educação Socioambiental e Sustentabilidade) - Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura da Paz (UMAPAZ), São Paulo, 2023.