REI - TCC Especialização

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    Acesso aberto (Open Access)
    Quilombagem: um tratado político negro para uma alternativa de poder.
    (0012-07-20) SILVA, Vinicius Souza Fernandes da [UNIFESP] ; TELES, Edson Luis de Almeida [UNIFESP]
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    Acesso aberto (Open Access)
    Punk e democracia no Brasil: uma leitura underground de uma democracia tutelada
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-21) Mendes, Priscila [UNIFESP]; Sebastião Júnior, Acácio Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9298810663986704; http://lattes.cnpq.br/3311664601941014
    O presente trabalho reflete sobre a expressão cultural Punk como um movimento de contracultura que questionou a democracia tutelada, surgindo em meio a uma ditadura militar, para propor uma nova organização social e provocar a luta de trabalhadores e trabalhadoras, jovens, mulheres, pessoas negras e periféricas, por meio de letras contundentes, comportamentos e visuais que contrariavam o status quo.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Histórias pessoais como ferramenta de representatividade e conscientização sobre as mudanças climáticas
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023) Zani, Silvia Vieira Martins [UNIFESP]; Mazzoni, Alessandro Mendonça; http://lattes.cnpq.br/5462424587820607; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    This article investigates the potential of personal stories as tools to raise individual awareness about climate change. Through a comprehensive literature review, a gap in the literature on the core of this article was identified. By delving into two specific studies, the intrinsic role of personal narratives in transforming individuals into protagonists of their own stories was explored. This endeavor aimed to understand how such accounts could influence self-perceptions and engagement with environmental issues. Drawing inspiration from Marshall Ganz's work on the power of stories in social movements, and Ana Tereza Camasmie's exploration of the intersection between personal narratives and philosopher Hannah Arendt's thoughts on statements about historical-social events, a journalistic action plan for environmental education was proposed. This plan consists of four stages: the collection and selection of personal stories anchored in climate change, the creation of engaging narratives driving empathy and reflection, the dissemination of these narratives through appropriate media platforms, and the subsequent evaluation of the impact of these stories on awareness and the fostering of collective actions towards climate change. The conclusion supports the notion that personal stories emerge as essential means for awareness and mobilization in the context of climate change. However, it underscores the necessity of strategically exploring how these narratives can be employed to foster a deeper understanding of the subject and to catalyze collective actions, thus paving the way toward a sustainable future.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Educação e sensibilização ambiental para crianças: Relato de uma experiência em uma escola de educação básica da rede pública de São Paulo - SP
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023) Rocha, Maria Inez [UNIFESP]; Mazzoni, Alessandro Mendonça; http://lattes.cnpq.br/5462424587820607; http://lattes.cnpq.br/5808007092655025; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Práticas de educação ambiental transversais são recomendadas em diversos instrumentos legais. Percebe-se no entanto, uma dificuldade por parte de professores em aplicar tais recomendações na prática diária da sala de aula. O presente trabalho apresenta um relato da aplicação de uma proposta de sensibilização ambiental em uma escola da rede pública municipal de São Paulo. Por meio de uma sequência didática envolvendo aspectos de educação alimentar, artes cênicas e ciências biológicas, os estudantes puderam exercitar e aprimorar a autonomia na aprendizagem, a vinculação com a natureza e melhoria de hábitos alimentares.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Processos de implantação de Parques Municipais, conflitos e participação social: estudo de caso do Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023) Lansoni, Mayra Seki [UNIFESP]; Mazzoni, Alessandro Mendonça; http://lattes.cnpq.br/5462424587820607; http://lattes.cnpq.br/7539426340261851; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Unidade de Conservação (UC), são áreas protegidas e asseguradas por Lei (Sistema Natural de Unidade de Conservação (SNUC), 2000) e surgem como estratégias para barrar impactos antrópicos negativos e buscar a preservação da mata e animais nativos. Cada categoria de UC possui uma finalidade específica, de acordo com seus atributos, norteadas pelo SNUC e suas diretrizes fazem referência à participação social desde o início da criação até a sua gestão. Diante do exposto, a ideia do presente capítulo não é esgotar o assunto, mas explorar um apanhado de informações dos processos de implantação de UCs, especialmente de parques municipais, no que tange a participação da sociedade durante a criação do mesmo e eventuais casos de conflitos sociais.