REI - TCC Especialização

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    Acesso aberto (Open Access)
    Cultivando Comunidades: Práticas Sustentáveis e Engajamento em Hortas e Composteiras Comuitárias da Cidade de São Paulo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Carvalho, Maria Fernanda Verdiani de [UNIFESP]; Soares, Sílvia Simões [UNIFESP]; Jorge, Janes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3847048096593932; http://lattes.cnpq.br/5795217951543333; http://lattes.cnpq.br/8108093907231421
    Este trabalho tem como objetivo investigar os fatores que contribuem para a longevidade e o sucesso de espaços verdes comunitários na cidade de São Paulo, com foco nas hortas e composteiras. A pesquisa se baseia em quatro estudos de caso: a Horta das Corujas, a Horta das Flores, a Missão Ambiental e a Nossa Senhora da Composteira, analisando suas práticas de engajamento comunitário e os desafios enfrentados ao longo do tempo. A partir dessas experiências, o estudo destaca a importância de um propósito comum, a mobilização coletiva e uma gestão colaborativa para garantir a sustentabilidade desses espaços. Além disso, o trabalho compara as práticas adotadas nessas iniciativas com o modelo proposto pela cartilha Guia Sementes para um Bairro Sustentável e Pacífico, identificando pontos de convergência e adaptação. Os resultados indicam que o sucesso dessas iniciativas depende da construção de laços sociais, da resolução de conflitos e da promoção da educação ambiental. Este estudo oferece contribuições para o fortalecimento de práticas sustentáveis em áreas urbanas e para a promoção do engajamento social em espaços públicos.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Vivências com arte e natureza: confluências entre mediação cultural e educação ambiental na Coleção Brasiliana Itaú
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024) Silva, Mônica Caroline de Abreu [UNIFESP]; Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; https://lattes.cnpq.br/9439393238675494
    Os objetivos deste trabalho são propor, refletir e analisar ações que aproximem a área da Educação Ambiental e da arte-educação, no fazer da Mediação Cultural numa exposição de arte, a da Coleção Brasiliana Itaú, no Itaú Cultural, em São Paulo, SP, onde a autora atua como mediadora cultural. A pesquisa se deu no formato de relato de experiência e os resultados são uma descrição de um trabalho educativo realizado no instituto por meio da oferta de visitas educativas agendadas, que faz uso de uma série de materiais e atividades que trabalham ludicidade, sensibilidade, subjetividade e sensorialidade, a partir de diversos formatos e linguagens. Também resulta da pesquisa uma série de reflexões sobre este fazer, numa chave crítica e auto questionadora, desejando inspirar outros trabalhos similares. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico na revisão de literatura e na discussão, propondo articulações entre as contribuições teóricas da Educação Ambiental, sobretudo pelas abordagens de Vivências com a Natureza, a arte-educação, principalmente da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, contribuições de teorias da educação e do pensamento decolonial. As conclusões passam pela importância do contato com a arte como forma de conhecimento e desenvolvimento humano para formação de sujeitos criadores e transformadores da realidade, ao lado da relevância de ações educativas que se pautem em experiências diretas e vivenciais.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Atividades promotoras de percepção ambiental ministradas por organização do terceiro setor em uma E.M. de Juquitiba como forma de preparação para estudos do meio
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Sousa, Rafael Lino Maenza de; Neiman, Zysman [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6435341856481082; http://lattes.cnpq.br/5227832110383885
    O relato de experiência descreve uma ação de educação ambiental realizada com estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Juquitiba, promovida por uma ONG promotora do ecoturismo sediada no município e chancelada oficialmente enquanto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. As atividades realizadas foram aplicadas em um único dia e dentro de sala de aula, com 60 crianças de 10 a 12 anos, divididas em quatro turmas nos períodos da manhã e tarde, e tinham como objetivo introduzir o conceito de “percepção” através de práticas de estímulo sensorial, com a função prepará-las para um estudo do meio em área natural pertencente à instituição proponente em período posterior a ação em sala de aula. Concluímos que foi possível alcançar os objetivos relacionados à introdução do tema proposto, ainda que com limitações relacionadas diante do tempo disponível para a realização, visto que, durante as atividades de estudo do meio, falas atrelando o uso dos sentidos humano foram evocadas pelos participantes quando questionados sobre o termo, além de que as atividades de preparação facilitaram a retomada de conteúdo abordado e a interação com os estudantes por conta da familiaridade com a equipe ministrante, e também estreitaram as relações institucionais de confiança entre a escola, a secretária municipal de educação e a ONG proponente.
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    Acesso aberto (Open Access)
    A Poética de Manoel de Barros e a educação socioambiental
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Eleuterio, Theodor Stephan Hupfeld; Neiman, Zysman [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6435341856481082; http://lattes.cnpq.br/4699319095338889
    O objetivo central do presente trabalho é analisar a obra poética de Manoel de Barros e verificar possíveis contribuições para a área da sustentabilidade e da educação sócio ambiental. A metodologia usada neste estudo envolveu uma revisão da literatura sobre a obra de Manoel de Barros. Assim foram analisados diversos poemas de Manoel de Barros, filmes, músicas, ensaios e críticas sobre o autor, além de estudos científicos que exploram a relação entre poesia e educação ambiental. Foram também usadas tentativas poéticas próprias de interação com os escritos de Manoel de Barros Os resultados da presente pesquisa mostram que a poesia de Manoel de Barros é um rico acervo para a educação ambiental. As principais contribuições identificadas são relacionadas a sensibilização para natureza, a crítica ao antropocentrismo, a linguagem poética como ferramenta pedagógica e a valorização do “ínfimo”. Conclui-se então que a poesia de Manoel de Barros representa, não somente um rico patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro e de todos aqueles que tem acesso a sua obra, mas também oferece um farto material de inspiração e apoio para a educação ambiental e a sustentabilidade, pois ao valorizar a natureza, se utilizar uma linguagem poética rica e original, sendo Manoel de Barros, um autor que contribui para a formação de uma consciência ambiental crítica e engajada. Sendo assim, o uso da poesia de Barros em atividades pedagógicas, com certeza, pode promover uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, estimulando principalmente a criatividade, o pensamento e o desenvolvimento de uma relação interdependente, mais harmoniosa com o meio ambiente.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Inéditos viáveis no ensino de educação ambiental como tema transversal: reflexões acerca da práxis pedagógicas nas aulas de língua inglesa em escolas públicas de Cubatão (SP)
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Marins, Rayssa Pereira; Neiman, Zysman [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/6435341856481082; http://lattes.cnpq.br/4287747600244926
    O presente estudo se propõe a refletir sobre a importância da Educação Ambiental (EA) como tema transversal que pode e deve ser abordado em quaisquer disciplinas da Educação Básica, especialmente nas aulas de Língua Inglesa. Usando do conceito cunhado por Paulo Freire sobre ‘inéditos viáveis’, busca-se, como objetivo geral, analisar duas aulas de inglês ministradas em duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental I em escolas públicas de Cubatão, as quais abordaram como conteúdo o ecossistema manguezal partindo da leitura de um capítulo do livro Children’s Amazon, versão em inglês da obra Amazônia das Crianças do fotógrafo Araquém Alcântara, com textos de Morris Kachani e Zysman Neiman. A metodologia utilizada para tal análise é qualitativa e de cunho autoetnográfico, levando em conta o relato de experiência da pesquisadora como mediadora das aulas. As linhas teóricas que tecem tal estudo são ancoradas em autores que abordam temas pedagógicos e da Educação Ambiental.